Construir softwares de qualidade não é uma tarefa fácil. Pense: o que pode ser considerado um software de qualidade? É aquele software que consegue executar todas as suas funcionalidades sem falhas? Mas e se essas funcionalidades forem muito difíceis de serem utilizadas pelo usuário? Ou se, mesmo não apresentando nenhuma falha, um software demora muito para realizar seus resultados esperados, pode-se dizer que este software tem qualidade?
No artigo, você confere quais são as atividades de Garantia de Qualidade feitas pela Nasajon
O que é um software de qualidade?
O termo qualidade é definido pela IEEE, no contexto da Engenharia de Software, como o grau no qual um sistema, componente ou processo satisfaz os requisitos especificados e as necessidades e expectativas do cliente ou usuário (IEEE, 1990).
Pode-se perceber que é uma definição ampla. A qualidade de um sistema ou componente, nos termos da Série de Normas ISO/IEC 25000, é subdividida nas seguintes características (ISO/IEC, 2011):
Adequação funcional;
Eficiência no desempenho;
Usabilidade;
Confiabilidade;
Segurança;
Manutenibilidade;
Portabilidade.
Para cada uma dessas características, existem subcaracterísticas que, por sua vez, contém medidas a partir das quais pode-se avaliar seu grau de qualidade. Além disso, essas características de qualidade são testáveis e, testes são mais um recurso que as empresas lançam mão para medir a qualidade de seus produtos. E a qualidade do processo, como se pode avaliar?
O que é a Garantia da Qualidade
No artigo sobre como a Nasajon mapeou seus processos usando a MOPE foi discutido como um bom processo de produção de software pode gerar produtos com maiores níveis de qualidade. Contudo, de que adiantaria uma empresa estabelecer processos perfeitos se seus atores não os seguem? É neste contexto que se encaixam os processos de Garantia da Qualidade.
A Garantia da Qualidade, de acordo com a IEEE (1990), é um conjunto de atividades voltadas para avaliar o processo pelo qual os produtos são desenvolvidos ou manufaturados, visando fornecer confiança necessária de que estes estejam em conformidade com os requisitos técnicos especificados. Nos termos do MPS.BR, é propósito da Garantia da Qualidade assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estão em conformidade com os planos e recursos predefinidos (SOFTEX, 2016).
As atividades de Garantia da Qualidade são o meio pelo qual a empresa se certifica de que os processos por ela planejados estão sendo seguidos, além de também garantir que suas normas e padrões estão sendo respeitados. O modelo de software MPS.BR define a Garantia da Qualidade como sendo os “olhos e ouvidos” da gerência. Neste mesmo modelo também são estabelecidos os resultados esperados de um processo de Garantia da Qualidade, que são estes (SOFTEX, 2016):
A aderência dos produtos de trabalho aos padrões, procedimentos e requisitos aplicáveis é avaliada objetivamente, antes dos produtos serem entregues ao cliente e em marcos predefinidos ao longo do ciclo de vida do projeto;
A aderência dos processos executados às descrições de processo, padrões e procedimentos é avaliada objetivamente;
Os problemas e as não-conformidades são identificados, registrados e comunicados;
Ações corretivas para as não-conformidades são estabelecidas e acompanhadas até as suas efetivas conclusões. Quando necessário, o escalonamento das ações corretivas para níveis superiores é realizado, de forma a garantir sua solução.
Como é o processo de garantia de qualidade na Nasajon Sistemas
O processo de Garantia da Qualidade da Nasajon consiste em auditorias que são realizadas em momentos-chave dos processos de produção. Para cada processo, existem determinados critérios que devem ser avaliados. Isto também se aplica aos produtos de trabalho (artefatos do processo).
A partir dos critérios, foram confeccionados checklists para que o auditor de qualidade possa saber o que avaliar. As atividades do processo de Garantia da Qualidade da Nasajon são:
Planejamento da auditoria: No planejamento das auditorias da qualidade são definidos o cronograma de auditorias e os processos que serão auditados. Também nele são definidos os checklists de auditoria onde constam os critérios utilizados na auditoria dos processos.
Execução da auditoria: Os processos determinados de acordo com o Plano de auditorias são auditados seguindo os Checklists de auditoria. Esta avaliação tem como objetivo identificar se os processos executados estão de acordo com o que é descrito, além de fazer uma avaliação da qualidade dos produtos de trabalho gerados por estes processos.
Registro de não-conformidades e sugestões de melhoria: As não-conformidades e sugestões de melhoria são registradas juntamente com as suas respectivas justificativas.
Informe aos interessados: Os interessados são comunicados sobre os resultados da auditoria.
Acompanhamento das correções de não conformidades: As não-conformidades relatadas são monitoradas para garantir que sejam corrigidas.
Os processos que atualmente passam por auditorias de qualidade são:
Planejamento de Sprint;
Execução da Sprint;
Monitoramento da Sprint;
Finalização da Sprint;
Testes personalizados;
Liberação de Release.
Como exemplo do que é avaliado nestas auditorias, pode-se citar os e-mails ou documentos que são gerados por cada um desses processos em relação a sua forma e conteúdo, as ações realizadas pelos atores destes processos que são registradas em ferramentas, a consistência entre o que foi adicionado no planejamento da sprint e o que de fato foi realizado em sua execução, etc.
Conclusão
A Garantia da Qualidade é só uma dentre as tantas atividades adotadas pela Nasajon Sistemas para alcançar excelência na qualidade dos seus produtos. A empresa segue cada dia mais preocupada em estar em linha com as melhores práticas do mercado, tendo sido, inclusive, reconhecida com o nível máximo na avaliação de qualidade do Modelo QPS.
Por Irving Oliveira.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
IEEE Std. 610.12 (1990). IEEE Standard Glossary of Software Engineering Terminology. Institute of Electrical and Electronics Engineers.
ISO/IEC (2011). ISO Standard 25010: Systems and software engineering – Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Systems and software quality models. International Organization for Standardization.
SOFTEX (2016). Modelo MPS – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia de Implementação – Parte 2: Fundamentação para Implementação do Nível F do MR-MPS-SW:2016. SOFTEX.