Blog

A influência da tecnologia no comércio

Compartilhe

A tecnologia tem desempenhado um papel significativo na forma como os clientes se relacionam com as marcas e como as marcas se relacionam entre si. Nesse sentido, a influência da tecnologia no comércio ganha destaque.

Inúmeros canais digitais são atualmente usados ​​para se comunicar com os clientes. Neste artigo, vamos explicar alguns deles.

O E-commerce cresceu e mudou nos últimos dez anos. Não só viu um aumento na participação e interesse dos clientes, mas também uma alta significativa nos números de vendas e um aumento na demanda, principalmente do ponto de vista B2B.

A influencia da tecnologia no mercado
A influencia da tecnologia no comércio

Um exemplo da influencia da tecnologia no comércio se mostra quando tentamos lembrar de uma loja virtual de muitos anos atrás. Mesmo que possa ser um desafio reviver essa lembrança, a certeza que temos é que se ele não tiver sido atualizado provavelmente não faz mais vendas e nem existe.

Nesse artigo você irá ler sobre:

Avanço do E-Commerce

Como os ERPs auxiliam no comércio

A importância da experiência do consumidor 

Avanço do E-Commerce

O mundo digital avançou significativamente em termos de inovações e ferramentas de gestão de e-commerce em apenas alguns anos.

Com isso, sites de comércio eletrônico com chatbots, para auxiliar os clientes, eram incomuns até recentemente. Hoje, esta invenção é usada pela maioria dos bons sites.

Isso elimina a necessidade dos clientes enviarem um e-mail quando tiverem uma dúvida sobre um produto enquanto exploram o site da loja virtual. Com isso, eles resolvem o problema via chat em questão de segundos, dando a opção de comprar o item imediatamente. 

Mas como podemos observar a influência da tecnologia no comércio?  Simples: a tecnologia facilita praticamente todas as etapas do processo de vendas online, incluindo gestão de estoque, transporte, confirmação de pagamento.

Como os ERPs auxiliam no comércio 

Os ERPs são fundamentais e ajudam o comércio eletrônico a oferecer um serviço superior.

Um sistema ERP é um conjunto de aplicativos ou módulos integrados para gestão dos principais processos de negócios de uma empresa, incluindo finanças e contabilidade, cadeia de suprimentos, RH, procurement, vendas, gestão de estoques e muito mais.

Em outras palavras, essas ferramentas de integração cumprem responsabilidades que normalmente seriam exercidas de modo mais burocrático e lento, se dependessem de capital humano. 

Como resultado, os colaboradores terão tempo para se concentrar no que mais precisa de sua atenção.

Os ERPs são uma boa ilustração da simplicidade que a influência da tecnologia no comércio oferece às empresas. 

A importância da experiência do consumidor 

Esse tipo de sistema incorpora a influência da tecnologia no comércio, simplificando e organizando a gestão de todas as atividades. 

Tudo isso tem impacto tanto na experiência do consumidor quanto nas atividades diárias.

Além disso, as próprias plataformas de e-commerce são cruciais para a aplicação efetiva da tecnologia no ambiente digital. 

As principais plataformas do mercado contêm recursos para pagamentos, marketing e vendas, além de tecnologias de integração que agilizam o trabalho.

Um e-commerce bem organizado pode oferecer um serviço de alto nível, o que aumenta significativamente a fidelidade do cliente.

Reter consumidores é mais econômico do que gastar dinheiro em publicidade para adquirir novos. Devido a isso, um serviço excelente é sempre a melhor opção.  

Por Lucas Falero


Compartilhe