Blog

Contador Consultor: os assuntos que você precisa saber além da Tributação

Compartilhe

O Contador atual precisa seguir a linha da Contabilidade Gerencial. Pelo menos é o que dizem os especialistas e os já contadores consultivos do mercado. Na Semana da Contabilidade, que aconteceu nas redes sociais da Nasajon, o Consultor de Assuntos Estratégicos e Professor do Conselho Regional de Contabilidade do RJ, Anderson Fumaux, falou sobre três caminhos que o profissional contábil pode seguir. “A Contabilidade, por ser uma ferramenta de geração de informação para a tomada de decisão, precisa estar nesse contexto. É preciso pensar de que forma a minha atuação pode ajudar o gestor ou o dono de uma empresa a tomar uma decisão concreta?”. Confira a matéria!

Entenda a mecânica do negócio do cliente

Muitos contadores se preocupam apenas com a parte dos impostos. Anderson defende que, para se atualizar na profissão, é preciso entender a mecânica do negócio do cliente. “Por que não pensar em como melhor o faturamento? Em como diminuir os custos? Em como otimizar os resultados? Isso a contabilidade gerencial ou consultiva traz para o negócio do cliente. Analisar margem de contribuição de cada produto ou serviço, em que momento ele começa a ter lucro através das vendas, o que ele pode terceirizar ou produzir por conta própria ou descontinuar”, aponta Anderson.  

Faça a gestão de fluxo de caixa para os seus clientes 

Por conta da crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus, muitas empresas estão preocupadas em saber quanto tem no caixa para quitar as dívidas. Essa necessidade do empresário saber qual é o seu capital de giro pode ser informada pelos contadores. Por que não oferecer um serviço de gestão de fluxo de caixa? Entender o ciclo financeiro do cliente, ou seja, quanto tempo as mercadorias que ele vende demoram a vender, quanto tempo depois da venda ele demora para receber ou quanto tempo ele demora para pagar o fornecedor quando comprou a prazo”, indica o Consultor. 

Valuation: como os contadores podem avaliar empresas?

 Avaliação de empresas é um segmento que, de acordo com o Consultor, os Contadores precisam entrar. “Muitas empresas pequenas e médias precisam avaliar o seu negócio. Esse assunto não se dá apenas com grandes empresas. As pequenas também transacionam, adquirem, são vendidas. Ou seja, a avaliação de empresas é uma seara enorme de trabalho para o Contador”, explica Anderson Fumaux.

Para saber como avaliar uma empresa, seja para venda ou para avaliar a produtividade e até para dissolução societária, o fluxo de caixa também é de suma importância. “Com o fluxo de caixa é possível fazer projeção do caixa futuro dessa empresa, descontado uma taxa, que é o custo de capital dela, para saber qual é o valor presente do fluxo de caixa atual”, indica.


Compartilhe