Como já foi divulgado, a EFD-Contribuições é um arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED. A EFD Contribuições é utilizada pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.
Com o advento da Lei nº 12.546/2011, arts. 7º e 8º, a EFD-Contribuições passou a contemplar também a escrituração digital da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, incidente nos setores de serviços e indústrias, no aferimento de receitas referentes aos serviços e produtos nela relacionados.
Como verificamos que alguns usuários do sistema Scritta da Nasajon Sistemas, tinham algumas dúvidas sobre este tema, separamos este vídeo, que fala da configuração básica para começar a entender como o sistema responde ao que o EFD Contribuições solicita, facilitando a inserção dos dados.
Antes de preencher os dados no sistema, é importante que o usuário verifique as informações com seu contador ou com órgãos de consultoria legal, porque se houver qualquer erro, o sistema acusa e não dá continuação ao cadastro.
Dessa forma, assista ao vídeo primeiro, identifique quais informações serão necessárias, consulte seu contador e depois preencha, seguindo o passo a passo apresentado abaixo.
Lembramos que hoje é importante que digitador do sistema entenda sobre a legislação para cadastrar tudo corretamente.
Para quem tiver mais interesse em aprender sobre o assunto, a Nasajon Educacional está com inscrição aberta para o curso de EFD Contribuições com prática no sistema de Escrituração Fiscal, nos dias 30 e 31 de outubro. Clique aqui para saber mais!