Blog

EFD Social: leiaute poderá ser divulgado em meados de 2013

Compartilhe

A EFD Social é um projeto que está em andamento pelo Fisco e visa atender às necessidades de órgãos como o MTE, o INSS, o FGTS, a CFE, a RFB e a Justiça do Trabalho. Por isso, os profissionais envolvidos com as rotinas de Departamento de Pessoal devem estar atentos às novidades referentes a essa proposta, já que terão seus processos de trabalho profundamente alterados e precisam estar prontos para atender às novas demandas.

Esse novo módulo do Sped promete racionalizar e uniformizar obrigações acessórias, reduzir os custos de produção, controle e disponibilização das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, combater a sonegação de forma mais vigorosa, além de implementar métodos seguros de transmissão e cruzamento de informações e reduzir a informalidade na relação de emprego.

Segundo nota recente, publicada no site da RFB, o leiaute da EFD Social encontra-se neste momento em fase de especificação e será divulgado apenas a partir do segundo semestre de 2013, com perspectiva de implementação para o primeiro semestre de 2014.  Mas, isso tem causado preocupação em diversos profissionais, pois alegam que terão pouquíssimo tempo para se adequarem aos novos sistemas e processos.

Enquanto ainda se discute prazos, o ideal é que as empresas busquem preparar-se da melhor maneira possível. Um adiamento seria bem-vindo, mas é necessário estar pronto para as alterações que estão por vir.

 


Compartilhe