Até o final deste semestre sairá um pacote de medidas contendo mais simplificações para o Empreendedor Individual. As medidas estão sendo definidas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional. Entre elas destacam-se o aumento da relação de atividades, que permitirá aos profissionais se formalizar pelo novo mecanismo, e a nota fiscal online gratuita, acessível por meio do Portal do Empreendedor.
Outras medidas, com previsão de implantação para o final do semestre, estão sendo definidas pelo Comitê Gestor da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que regulamenta o Empreendedor Individual em questões tributárias.
São medidas que tratam do sistema de registro dos empreendedores, que é feito via Portal do Empreendedor. Já está definido, por exemplo, que haverá uma página de conferência de dados antes da confirmação de registro e um sistema de ajuda online nos campos de inscrição. O objetivo é evitar erros e gasto de tempo e custo para alterações, conforme ocorre atualmente.