Blog

IFRS: você já está adequado a este modelo?

Compartilhe

As normas internacionais de contabilidade, conhecidas como IFRS, International Financial Reporting Standards, são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacionais publicados e revisados pelo IASB, International Accounting Standards Board.

As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Europeia pelo regulamento (CE) n.° 1725/2003, da Comissão Europeia, de 21 de setembro de 2003, com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas abertas europeias. A iniciativa foi internacionalmente acolhida pela comunidade financeira.

Em março de 2004, muitas das normas IAS/IFRS foram publicadas pelo IASB, incluindo a norma IFRS 1 que definiu os princípios a serem respeitados pelas empresas no processo de conversão e a primeira publicação de demonstrações financeiras em IFRS.

No Brasil, a Lei nº. 11.638/2007 determinou sua convergência ao modelo IFRS e a praticidade para implantação se deu por meio da criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), órgão ligado ao Conselho Federal de Contabilidade, que ficou incumbido de liderar a convergência das normas brasileiras de contabilidade pelo IFRS.

Inicialmente obrigatório somente às grandes empresas, posteriormente também passou a abranger as pequenas e médias empresas a partir de 01/01/2010.

A convergência trouxe muitas mudanças, exigindo uma revisão nos próprios conceitos já impregnados culturalmente na classe contábil. O desafio é grande para o contabilista, porém a convergência seguramente representa um enorme avanço e valorização à classe contábil.

Os contabilistas que ainda não estão adequados a este modelo precisam resolver esta questão o mais rápido possível, pois as empresas serão cobradas pelo mercado quando participarem de licitações, contratação de empréstimos, renovação de cadastros bancários, pelo órgão fiscalizador da profissão contábil.

Estamos sempre divulgando cursos nesta área e demais informações! Fique de olho!


Compartilhe