Identificar uma brecha no mercado e encontrar uma chance de negócios: esse é o perfil do novo empreendedor. Hoje, o grande diferencial dos jovens empresários é a capacidade de perceber uma oportunidade que tenha uma demanda de produtos ou serviços. O essencial é ter boas ideias e muita motivação.
Assim como compreender o mercado e analisar suas carências, o investimento em inovação também faz parte desse planejamento. O surgimento de novas pequenas e médias empresas está sendo facilitado graças ao aquecimento da economia. O sonho de abrir o próprio negócio, presente em quase metade dos brasileiros, está cada vez mais palpável.
Dentre as principais características de um novo negócio bem sucedido está a capacitação do empreendedor. Ele deve ser capaz de identificar seus próprios pontos fortes e de fazer a pessoas comprarem um sonho que é, inicialmente, seu. Além disso, vivência prática, contato direto com os clientes e a capacidade de lidar com obstáculos e resistências compõem a cartilha básica de um empresário em ascensão.
Nesse mesmo caminho, empresários de sucesso viram inspiração para aqueles que estão começando. A principal lição que eles deixam é que muitas coisas só se aprendem no dia a dia da empresa.
Existem algumas organizações que orientam os jovens empresários. É o caso da Endeavor e do SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Ambos oferecem cursos presenciais e à distância, seminários e consultorias para quem está entrando no mercado ou quer dar um upgrade em seu negócio.
Vale à pena conferir e acreditar no seu sonho.
