Blog

Notas Fiscais Eletrônicas: como a Nasajon ajuda você a organizá-las

Compartilhe

Neste artigo veremos a importância das notas fiscais, quais são os seus tipos e como o Multinotas ajuda a organizar as Notas Fiscais Eletrônicas.

As Notas Fiscais Eletrônicas podem ser rastreadas direto do site da Receita Federal
O Multinotas funciona como um repositório que possibilita a importação das notas emitidas em outros sistemas

As notas fiscais, sejam eletrônicas ou não, estão inseridas nos processos legais de uma empresa. Isto é,  a emissão é obrigatória. A NF-e é um documento com informações detalhadas, como dados fiscais, tributação, frete, dados pessoais do consumidor, inscrição estadual e CNPJ. Esse registro também comprova a garantia da mercadoria, informando o seu tipo, série, modelo, marca e valor.

Sua importância está na garantia dos direitos do consumidor, além de manter a empresa regulamentada e ser fundamental no recolhimento de tributos. Com as notas, é possível  regularizar e registrar o processo de compra ou transferência de qualquer tipo de produto ou bem da empresa para um cliente ou fornecedor. Para o contador, as notas fiscais servem para manter a contabilidade da empresa em dia.

De uma forma geral, as notas fiscais são a garantia que o Estado tem de que a empresa está regularizada e pagando seus tributos corretamente. Sua emissão ajuda a preservar a organização regulamentada,  o que gera confiança para os fornecedores e clientes.

Tipos de Notas Fiscais

NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) – Principal tipo de nota fiscal para venda de mercadorias, normalmente utilizadas em vendas B2B e B2C.

NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) – Essa nota é mais utilizada por empresas que prestam serviço, como: academias, pet shops e oficinas mecânicas. 

NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica) – A NFC-e substitui o antigo cupom fiscal e é usada pelo comércio varejista para o consumidor final.

CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico) – Documento usado exclusivamente por empresas que fazem atividade de transporte ou frete.

MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) – Usado para operações interestaduais e também para cargas com mais de um destino.

Como a Nasajon ajuda você com a organização das notas

O Multinotas é uma solução de gestão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e). A solução garante produtividade e autonomia quando se trata de processos de escrituração, importação e armazenamento de NF-e. Assim,  é possível baixar todas  as notas fiscais diretamente do site da receita federal, não dependendo do seu cliente para enviá-las. 

As NF-e ficam armazenadas na nuvem de forma segura, sem a necessidade de  acúmulo físico ou, até mesmo, no armazenamento da sua máquina. A solução foi pensada e desenvolvida  para  otimizar o tempo dos contadores.  

Foi um passo muito largo para o meu setor de contabilidade, ficamos satisfeitos. Diminuiu o nosso tempo de trabalho, além de ser uma garantia, pois as vezes o cliente não manda as notas como tem que ser. No Multinotas é só digitar o CNPJ, colocar o período que deseja e pronto: é “correr para o abraço!”

– Claudio Sant’Anna, contador e cliente Nasajon. 

O Multinotas possibilita o rastreio na SEFAZ, importando de forma automática, viabilizando a escrituração das notas no sistema que você já utiliza. Ou seja, ainda lhe oferece a possibilidade de integração com outras soluções Nasajon. 

Funcionalidades do Multinotas

  • Armazenamento de NF-e por até 6 anos (5 anos fiscais);
  • NF-es automaticamente organizadas e separadas por CNPJ e entidades;
  • Consulta e downloads de NF-es 24 horas por dia e sete dias na semana;
  • Escrituração automatizada;
  • Serviço Saas.

As notas fiscais fazem parte do cotidiano. Para que se tornem simples e descomplicadas, a solução Multinotas é ideal. Otimizando o seu tempo e fazendo com que você possa se dedicar àquilo que realmente fará o seu negócio crescer. Quer conhecer mais sobre? Solicite uma demonstração!

Gostou deste artigo? Então, assine aqui a Nasajon Notícias e esteja sempre por dentro dos nossos conteúdos! 

Por Franciele Oliveira. 


Compartilhe