Blog

Recursos Humanos e a arte da comunicação com o público interno

Compartilhe

Os profissionais da área de Recursos Humanos têm, entre diversas atribuições, a tarefa de capacitar funcionários para novos processos e orientá-los sobre mudanças de diretrizes. Dia após dia, no entanto, é cada vez mais desafiador promover o redirecionamento de uma rotina organizacional. Perde-se mais tempo e se gasta mais energia para alcançar o resultado previsto reforçando o seguinte questionamento dentro do departamento: será que os métodos utilizados são os mais eficientes e adequados para promover uma comunicação eficiente?

Hoje o RH precisa ter a clareza de que não basta apenas impactar um colaborador em sua rotina, mas também reter sua atenção pelo maior tempo possível. Em certo grau, cabe ao RH desempenhar uma função de “publicitário interno” se quiser conquistar resultados eficientes e satisfatórios. Entrar em uma sala e proferir avisos em voz alta tende a ser tão ineficiente nos tempos atuais quanto fixar uma circular num quadro de avisos. Mas preparar uma explicação apoiada em imagens e sob um raciocínio claro, fluido e direcionado é um caminho comprovadamente mais eficiente.

Em uma de suas apresentações, Kevin Klein, Customer Success Manager da Prezi, exemplifica que quando os recursos visuais são utilizados, a taxa de retenção de uma mensagem pelo receptor atinge 80%. Já quando uma apresentação é exclusivamente oral, apenas 10% da mensagem do transmissor é efetivamente absorvida pelo receptor. Apresentações com suporte visual, com tabelas e gráficos, imagens e vídeos, são 43% mais persuasivas que uma apresentação exclusivamente oral.

Garanta decisões assertivas na gestão dos Recursos Humanos da empresa!
As informações são do Poxxima.


Compartilhe