Blog

Registre seu negócio e saia da economia informal

Compartilhe

A economia informal do país atingiu em 2011 a 16,8% do PIB brasileiro. Em países desenvolvidos, o percentual médio é de cerca de 10%. Com base no histórico do nível de informalidade e na confiança de que haverá uma retomada no crescimento do país a partir de 2013, estima-se que o Brasil chegará a este patamar até 2020. Para isso, temos que corrigir a excessiva burocracia, as altas taxas de juros e o excesso de tributos.

Ter um negócio registrado e estar em conformidade com as leis dá mais segurança ao empreendedor, além de gerar ganhos e novas oportunidades de negócio. Com a formalização, a empresa passa a emitir notas fiscais e a contar com a cobertura da Previdência Social.

Por trás desse avanço, está o crescimento dos contribuintes obrigados a recolher Imposto de Renda. Aos poucos, a sonegação tributária se torna mais difícil. Assim, caminhamos para um país com maior justiça fiscal. O desafio está em fazer com que o aumento da arrecadação permita uma redução da elevada carga de impostos, taxas e contribuições que incidem sobre todos.


Compartilhe