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4 dicas para aumentar a produtividade na sua empresa de prestação de serviços

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Você tem dificuldades em controlar o seu time em campo? Então, esse artigo é para você!

Sabemos que um dos maiores desafios do gestor de uma empresa prestadora de serviços é controlar e aumentar a produtividade da sua equipe em campo. A busca por eficiência e rapidez é constante para agregar  valor ao serviço prestado. 

É decepcionante não conseguir acompanhar todos os processos e o tempo de execução de cada serviço. Atribuir as demandas para o seu time e ainda ter que lidar com as reclamações por conta de atrasos nos serviços exige dedicação e paciência. 

Isso tudo pode gerar uma grande insatisfação por ambas as partes e acarretar futuros problemas. Os novos desafios que a pandemia trouxe para o setor expuseram ainda mais a necessidade de mudanças nas gestões para sobreviver aos novos rumos tomados pelo mercado, e temos certeza  que isso não foi muito diferente na sua empresa. Adaptar-se a uma nova realidade imposta no último ano foi bem difícil, mas com a gestão de um ERP de confiança o cenário pode mudar completamente. 

Ter clientes satisfeitos, melhorias constantes, automatização dos seus processos, controle de resultados e valorização de seus colaboradores podem garantir a fidelização de clientes e o aumento de produtividade de todo time. 

Para realizar um excelente trabalho que seja cativante e lucrativo para uma empresa e para o cliente, é necessário se atentar em alguns pontos. 

Neste artigo, selecionamos 4 dicas que aumentarão a produtividade na empresa de prestação de serviços e trarão ótimos resultados!

1. Satisfação do cliente

Avaliar a satisfação é um excelente termômetro para compreender se está no caminho certo. O ramo de prestação de serviços possui uma fama não muito boa de ter um atendimento ao cliente ruim, com isso, gera insatisfação tanto dos consumidores quanto de seus colaboradores. 

Existem diversas estratégias para avaliar o grau de satisfação dos clientes e também calcular o desempenho dos colaboradores, algo essencial para que o serviço seja prestado da melhor forma e sempre procurando melhorias.

Um dos métodos é o NPS (Net Promoter Score), uma metodologia de pesquisa de satisfação que identifica o nível de fidelidade do cliente. Baseado em perguntas, com ele é possível identificar seus consumidores, aperfeiçoar a qualidade dos serviços e também a experiência do cliente. 

A Nasajon é referência em atendimento de suporte técnico ao cliente com maior NPS no segmento de software do Brasil. Agora pense na possibilidade de ter um atendimento vinculado a um sistema ERP que permite a coleta de dados, te mostra os resultados e histórico de cada um dos clientes. 

A Nasajon pode te ajudar com o melhor software de ERP, incluindo os módulos CRM e o Portal de Atendimento WEB. A solução que você precisa para gerenciar seu time em campo e aumentar a produtividade da sua equipe. 

Busque sempre o aperfeiçoamento das técnicas e dos processos para obter bons resultados! 

2. Melhoria constante e automatização de processos

Entender que sempre há algo para melhorar e ser ajustado é um importante passo. Não existe prestação de serviço perfeita, mas existem gestores preocupados em aperfeiçoar constantemente a prestabilidade, ainda mais em um cenário pandêmico, em que tudo se tornou mais distante e burocrático.

A automatização de processos, além de ser de extrema segurança, reduz efetivamente a exposição à falta de controle, à falha na comunicação e à imprecisão no alinhamento da equipe. Esse sistema representa a transformação de atividades rigorosamente manuais em métodos que contam com a ajuda da tecnologia. É o abandono do papel e de controles separados por uma gestão informatizada.

Use um ERP completo para gerenciar seu time em campo e potencializar os seus serviços. Centralizar as operações do serviço em uma única solução de software faz com que se tenha somente uma fonte de verdade, assim, não existe brecha para dúvida.

O  sistema de gestão não substitui o trabalho humano, mas facilita e otimiza a prestabilidade. Assim, ao retirar burocracias desnecessárias, ocorre aumento da produtividade da equipe. Processos rápidos e práticos diminuem a ação humana e contribuem para a padronização da qualidade, ainda mais quando não há um gestor em campo. Um sistema fácil e intuitivo aumenta, consequentemente, a qualidade na prestação de serviços.

Com um ERP você, gestor, não terá cinco preocupações:

1- Perda de tempo controlando os técnicos em campo, o que te impede de atender mais clientes e gerar mais receita com mais serviços

2- Dificuldades para obter a aprovação do cliente após a realização do serviço

3- Reclamações dos clientes por conta de atrasos nos serviço

4- Diminuição nos erros de faturamento 

5- Redução no número de horas necessárias ao processo de faturamento 

3. Controle dos resultados

Para atingir as metas é preciso estabelecer um bom planejamento, organização, uma ótima gestão e, consequentemente, uma excelente equipe em campo. Sendo assim, um bom gestor precisa criar indicadores e determinar tudo que futuramente poderá lhe auxiliar no controle de sua equipe – análise do desempenho do time e planejamento. Agir com estratégia é pensar em colher bons frutos.

É sempre importante listar os principais resultados positivos, problemas e as possíveis soluções. Estabeleça prazos, objetivos e organização entre sua equipe.

Lembre-se, é necessário colocá-lo em prática se quiser alcançar ótimos resultados. Testar, experimentar, mesmo que ainda não se sinta seguro com o planejamento, pois só na prática é possível ver onde se está errando e/ou acertando.

4. Valorização dos colaboradores

Ser um bom gestor é um grande desafio, e exige muito esforço para conseguir manter a sua equipe motivada. Mas a administração da equipe às vezes não é priorizada por falta de tempo ou desinteresse em um bom relacionamento com o time. Esta ausência é uma falha grave que afeta diretamente o desempenho da atividade.

Uma equipe alinhada e motivada faz toda diferença em qualquer função, especialmente quando se trata de prestação de serviços, já que o trabalho executado interfere diretamente na imagem da empresa. Para isso, valorizar o profissional e o ser humano por trás de um time qualificado é essencial.

É preciso investir em treinamentos, cursos e uma boa coordenação de recursos humanos. Promover o desenvolvimento profissional e o bem estar em um ambiente participativo são grandes diferenciais. O processo se torna agradável e, no final, todos saem ganhando: as metas são alcançadas, a equipe fica satisfeita e o gestor tem a sensação de confiança no seu time e de dever cumprido.

Conclusão

As dicas citadas estão todas interligadas e uma interfere na realização e êxito da outra. Então, que tal tirar essas sugestões do papel e transformá-las em uma ação efetiva na sua gestão?

Analise o nível de compatibilidade dos tópicos acima com a realidade da sua empresa e veja o que precisa ser ajustado. Não esqueça de buscar um Sistema de Gestão de Serviço para aumentar a qualidade dos processos e a rentabilidade do serviço. Seguramente, o resultado será o encantamento do cliente, tornando-o um verdadeiro fã e promotor do seu produto.

Conte com a Nasajon! Nós desenvolvemos soluções completas de ERP há mais de 39 anos e temos milhares de clientes em diversos segmentos espalhados por todo território nacional.

Por Ana Vargas e Akemy Morimoto


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