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4 dicas para ter um bom relacionamento com fornecedores

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Como você se relaciona com os seus fornecedores? Eles são essenciais para os negócios, uma vez que são responsáveis pelos insumos necessários para as  atividades diárias da empresa. Construir um bom relacionamento com eles é determinante para a organização ter maior produtividade e sucesso com os negócios. A rotatividade de fornecedores prejudica financeiramente a empresa que precisa despender tempo com novas negociações. Um relacionamento duradouro com seus fornecedores possibilita facilidades e vantagens no dia a dia da operação.  

Neste artigo, vamos lhe dar algumas dicas de como alcançar uma relação de confiança e parceria com os seus fornecedores. Vamos lá?

Dentre os pontos que merecem destaque estão a busca por uma comunicação clara e precisa, a negociação de custos, o alinhamento dos processos e a diversificação da carteira de fornecedores. 

1. Estabeleça uma comunicação clara para construir uma relação de confiança

A comunicação é a base de toda e qualquer relação humana e não seria diferente com os seus fornecedores. Busque sempre uma comunicação baseada em transparência, confiança e que esteja alinhada com as suas expectativas de negócio. Um ponto importante na questão da comunicação com os fornecedores é o feedback, assim, o fornecedor ficará informado de quais pontos pode melhorar para que a relação de vocês seja duradoura.

Portanto,  a comunicação é essencial para manter um bom relacionamento e comprometimento com todos os seus fornecedores, priorize-a.  Afinal, uma boa relação com os fornecedores é uma relação de parceria e confiança onde ambas partes saem ganhando.

2.  O preço é importante, mas a qualidade é essencial

Assim como aquele ditado nos diz: “o barato, às vezes, sai caro!”. A melhor opção é buscar o fornecedor que lhe ofereça a qualidade do produto ou serviço em primeiro lugar em relação ao preço. Apesar do preço ser importante, ele não deve ser determinante ao fechar um negócio.

Por outro lado, sabemos que o menor preço é atrativo, por isso é aconselhável negociar descontos, formas de pagamento e valores, mas a qualidade deve ser o ponto central de qualquer negociação para garantir a melhor experiência com o seu consumidor final. Nesse contexto, o custo- benefício do fornecedor é um ponto a ser analisado no relacionamento entre ambas partes. 

Dica: Monte uma lista com as exigências antes de procurar os parceiros, assim, você tomará decisões mais responsáveis conforme as necessidades da sua empresa.

3. Alinhe seus processos

As necessidades e objetivos da sua empresa são o que norteiam suas projeções futuras. Nesse sentido, a ideia de Cadeia de Suprimentos – otimização das etapas até o cliente final, deve ser compartilhada com os seus fornecedores para que ele entenda todo o processo. O objetivo é compartilhar informações que possam facilitar o planejamento e a sua relação com eles. Uma forma acessível de compartilhar os processos é a sua equipe estabelecer um canal de comunicação direta com os fornecedores ou até mesmo as agendas, cronogramas, lançamentos de produtos e itens mais vendidos. 

Além disso, é importante deixar claro seus critérios de qualidade e níveis de serviço para evidenciar a importância daquele fornecedor para o sucesso da sua empresa. Na prática, você deve se organizar para fazer a previsão do estoque para saber as demandas de cada produto e comunicar aos fornecedores com prazos honestos. Você pode automatizar esse processo com a ajuda de softwares que facilitam a organização e a troca dessas informações, como o Estoque e o Compras Nasajon. 

Desse modo, todos participam do planejamento de forma conjunta e conseguem visualizar estratégias para melhorar o negócio. 

4- Construa sua carteira de fornecedores diversificada

E por último, construa a sua carteira de fornecedores! Uma alternativa para evitar conflitos e imprevistos é ter sempre um plano B ou até C, caso algo não saia como combinado. Sabemos que essas surpresas podem refletir tanto no preço de um insumo contratado de última hora ou na falta dele para o cliente.

Por isso, construa sua carteira de fornecedores e amplie as opções. Além disso, a carteira de fornecedores ajudará no momento de negociação para obter o melhor custo benefício e ficará mais fácil trocar de fornecedores sem prejuízos para a empresa.

Essas foram as nossas dicas para você estabelecer uma melhor relação com os seus fornecedores, garantindo estoques suficientes, entregas rápidas e insumos de qualidade. Acreditamos que empresas que priorizam um bom relacionamento com o fornecedor, consequentemente, buscam o melhor para o seu consumidor final.  Além disso, empresas que mantêm relações positivas com os fornecedores possuem uma boa reputação no mercado, o que abre portas para novas parcerias e propostas. 

Por Beatriz Evangelista


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