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5 diferenças entre Brasil e Vale do Silício para startups

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O Vale do Silício, nos Estados Unidos, ficou famoso por reunir em uma grande localização as condições perfeitas para que startups e empreendedores pudessem desenvolver seus negócios.

Não é de hoje que especialistas brasileiros discutem uma maneira de melhorar o ambiente empresarial para que startups possam sair do papel, da mesma forma que fazem lá fora, no Vale do Silício.

Sobre o assunto, destacamos uma lista de dificuldades selecionadas pelo Portal Boa Informação que startups brasileiras enfrentam no Brasil e suas diferenças em relação ao ecossistema americano:

  1. Capital

A estrutura de acesso a capital é muito diferente do Vale do Silício. Lá existe muito mais dinheiro disponível para negócios em todos os estágios. No Brasil, estruturas mais formais de investimento estão voltadas para startups mais maduras. Mesmo aceleradoras acabam focando em startups que já geram receita para diminuírem seu risco. Há muito pouca gente olhando para empreendedores competentes e com negócios potencialmente grandes, mas que estão num estágio mais inicial.

  1. Pessoas

Aqui no Brasil, é muito mais difícil encontrar co-fundadores com experiência na criação de negócios ou mesmo contratar pessoas que tenham potencial para trabalhar no ambiente de incerteza de uma startup, embora existam muitas iniciativas independentes. O mercado é muito novo e as pessoas ainda estão sendo formadas. As universidades têm feito um bom trabalho para adaptar sua estrutura dentro deste novo cenário, mas é tudo muito novo ainda.

  1. Serviços para startups

Com o aumento do volume de startups e empreendedores aqui no Brasil, muitas empresas começaram a se adaptar e oferecer serviços para este nicho. Escritórios de advocacia, empresas de desenvolvimento, empresas de design e outros serviços. Estas empresas ainda não conseguiram fazer a transição para o ambiente de incerteza no qual as startups operam, apenas adaptaram custo e escopo – mas não mexeram no método.

  1. Clientes

Os brasileiros (em todas as camadas da população) já se acostumaram a comprar online (10º mercado do mundo), mas isso ainda não se reflete para serviços. O brasileiro ainda é reticente e desconfiado para comprar serviços – como faxineiras ou mesmo um aplicativo de gestão financeira – online. Essa é uma barreira que as startups precisam vencer para sobreviver por aqui, até que nossa cultura mude.

  1. Burocracia

Neste quesito, a diferença entre os dois locais é gigantesca. Abrir uma empresa nos EUA leva em geral menos de uma semana, enquanto no Brasil pode levar mais de 2 meses. Ecossistemas locais como o Vale do Silício oferecem inúmeros benefícios (fiscais, tributários, de serviços do governo, entre outros), enquanto aqui no Brasil o processo de criação de uma startup de tecnologia segue exatamente o mesmo processo de abertura de uma franquia, por exemplo.


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