Blog

74% dos brasileiros ‘entregam’ dados pessoais ao baixarem apps

Compartilhe

Ao preenchermos um formulário na Internet ou no aplicativo, muitas vezes revelamos dados mais importantes do que percebemos. Um estudo revelou que os usuários brasileiros cedem diversos tipos de informações, como, sua geolocalização, contatos, fotos, senhas e até mesmo, o pacote de dados do aparelho – o que pode ser muito perigoso, uma vez que estas informações podem ser interceptadas por criminosos digitais. Além disso, aplicativos falsos e algumas falhas em apps legítimos podem ser explorados para acessar estes dados.

Porém, apesar do descuido, os números indicam que os brasileiros estão preocupados com  golpes e armadilhas digitais. A estatística global é de que 63% estão atentos às ameaças de malwares, já no Brasil, este número cresce para 89%. O problema é que ainda assim, os usuários mostram despreparo na hora de se proteger.

A pesquisa mostra ainda que 81% dos entrevistados desconhece que aplicativos podem modificar seus favoritos no celular, 75% não sabem que permitem o acesso à câmera e microfone do smartphone e 38%, estão dispostos a permitir que os aplicativos usem mais a bateria para obter um aplicativo gratuito.

Outro dado importante revela que 45% tem consciência de que estão cedendo a localização de seu aparelho aos desenvolvedores. Além disso,  um em cada cinco consumidores permite que um aplicativo controle o uso do pacote de dados. Ou seja, estatísticas bem alarmantes.

Fique atento! Globalmente, mais de 3 milhões de aplicativos são maliciosos e 8 milhões, podem expor a privacidade dos dados.

Fonte: www.techtudo.com.br


Compartilhe