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BPO e terceirização: quais as diferenças e qual devo escolher?

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BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, termo que pode ser traduzido como terceirização de processos de negócios. Bom, agora pode ter ficado confuso e você deve estar se perguntando: se BPO é uma terceirização, qual a diferença real entre os dois modelos?

BPO e terceirização são modelos de negócio e, de fato, como sugere o nome, possuem algumas semelhanças entre si, mas também têm grandes diferenças nos seus processos e objetivos.

A partir dos anos 90, os empresários brasileiros lançam mão da terceirização nos mais diversos segmentos da indústria. O empresário não pensava duas vezes quando o assunto era a necessidade de mão de obra especializada ou, ainda, equipamentos específicos: a terceirização era inevitável.

Em 31 de Março de 2017, Michel Temer sancionou a Lei 13.429, o que aumentou ainda mais o volume de terceirizadas no país. A Lei foi uma alteração de alguns dispositivos da Lei 6.019 de 1974, que regulamentava e flexibilizava a terceirização. A Lei de 1974 abrangia somente o trabalho temporário e com a nova lei de 2017, houve a inclusão de serviços terceirizados. Ou seja, além de dispor sobre o trabalho temporário, a lei sancionada por Michel Temer dispõe sobre as relações de trabalho dentro da empresa de prestação de serviços a terceiros.

Hoje em dia, praticamente todas as empresas brasileiras, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, possuem algum setor ou área terceirizada. Com o passar dos anos, esse modelo se modificou resultando no que hoje chamamos de Business Process Outsourcing (BPO).

O mercado se tornou mais competitivo e os empresários agora precisavam ter estratégias mais agressivas e alinhadas com os objetivos da empresa para conseguirem escalar seus negócios sem que os custos aumentassem com a mão de obra – nascendo assim o conceito de BPO.

Principal diferença entre BPO e terceirização

A principal diferença entre BPO e terceirização está no tipo de atividade em que estão envolvidos. Em sua maioria, a terceirização no Brasil é usada como uma engrenagem do processo para atividades-meio, enquanto os BPO ‘s tem o seu foco principal nas atividades-fim. 

Normalmente as empresas terceirizam serviços como limpeza, jardinagem e outros que não impactam seu core business. A terceirização é um recurso usado para que seja possível dar foco na atividade principal da empresa, deixando as atividades adjacentes com empresas especialistas.

Já as empresas que optam por contratar um BPO dividem sua estratégia com a empresa contratada e o foco das atividades é justamente seu core business. A empresa contratada passa a ter a responsabilidade em entregar a estratégia de negócio, analisando toda a estrutura da empresa contratante e sugerindo otimizações e melhorias.

E ainda, o serviço é posto na mão de profissionais especialistas, capacitados para atender demandas complexas em pouco tempo, se compararmos com funcionários diretos.

Foco em resultado

O foco no resultado é um importante fator de diferenciação entre BPO e terceirização. Ao tratarmos do processo de terceirização, os procedimentos são apenas transferidos da empresa contratante para a contratada. Essa tende a entregar resultados mais pontuais, apenas replicando o mesmo mecanismo que já era adotado na empresa contratante.

No BPO, ao contrário da primeira, os processos são revistos e reorganizados. Espera-se da empresa de BPO que apresente uma revisão dos processos, com análise detalhada daquilo que funciona e de que forma podem melhorar aquela área/setor. O processo como um todo é repensado e a empresa de BPO estará envolvida do início até a entrega do resultado final, sempre focada na excelência da entrega.

Pode parecer que o serviço de terceirização não se preocupa com a qualidade do processo, o que não é verdade. Os dois entregam um trabalho de qualidade ao fim do processo, mas o BPO apresenta algo a mais quando traz sugestões de aperfeiçoamento.

Equipes ociosas

Muitas vezes nas empresas terceirizadas percebemos um alto número de profissionais e equipes ociosas, o que não acontece quando tratamos dos serviços feitos por uma empresa de BPO. 

Esse é mais um ponto de diferenciação dos dois serviços: as empresas de BPO trabalham por projeto, o que evita job descriptions mal elaboradas e uma má projeção do número de funcionários necessários para trabalhar naquela área. Ao trabalhar por projeto, as partes definirão prazos e basta aguardar para que o projeto seja entregue, sem desperdício de recursos e sem equipes ociosas.

Tecnologia

No serviço de BPO a tecnologia é uma grande aliada, garantindo a conferência das informações e redução de erros humanos. 

Relatórios e insights são gerados por meio de softwares, aplicativos e outras ferramentas de gestão, o que torna o processo ainda mais eficaz se comparado com o resultado entregue por empresas terceirizadas.

Tipos de BPO

Atualmente é possível encontrar empresas de BPO atuantes em diversos setores. Abaixo você confere os principais deles:

  • Departamento Pessoal;
  • Financeiro;
  • Contábil;
  • Fiscal e Tributário;
  • Compras.

A Nasajon oferece BPO de Folha de pagamento, a ANA, que permite que o contador ofereça um BPO de Folha sem precisar se preocupar com sistemas e pessoas operando. A Nasajon se responsabiliza por toda a operação.

BPO x Terceirização

BPO

  1. Foco em atividades-fim;
  1. Analisa toda a estrutura organizacional e encontra soluções para os objetivos em questão;
  1. Utiliza sua própria estrutura, equipamentos, know-how e mão de obra para operar;
  1. Assume a responsabilidade pelos projetos e preocupa-se não apenas com a entrega, mas a perfeita execução do que se foi encomendado;
  1. Respaldo tecnológico que elimina erros.

Terceirização

  1. Foco em atividades-meio;
  1. Realiza o trabalho sem, necessariamente, estar envolvida na estratégia;
  1. Utiliza a estrutura e capacidade técnica da empresa que contrata;
  1. Atua como parte de uma engrenagem, entregando resultados mais diretos, simples e pontuais;
  1. Possibilita o foco em seu core business.

Qual devo escolher?

Depois de ter conhecido as diferenças e semelhanças entre os dois serviços você precisará fazer uma autoanálise para saber quais objetivos você possui para sua empresa.

É importante avaliar se sua empresa precisa de mão de obra especializada para algum trabalho operacional que não faz parte de seu core business. Se for isso, a escolha mais acertada é a terceirização.

Por outro lado, se o que sua empresa deseja é a melhoria nos processos da atividade-fim, redução de custos e aumento de produtividade, a melhor opção é a contratação de uma empresa de BPO.

A aposta em tecnologia tem sido cada vez mais certeira e a contratação de empresas de BPO tem sido a vertente tecnológica que mais cresce no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Technavio, empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica, temos uma expectativa de 76,9 bilhões de dólares de crescimento do mercado de BPO, entre 2020 e 2024. Ainda segundo o levantamento da Technavio, a pandemia da covid-19 tem grande influência nesse cenário na medida em que as empresas buscam a redução dos custos operacionais e otimização de seus processos.

Por Isabela Lima


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