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Carteira de trabalho digital: entenda como funciona

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Carteira de trabalho digital: entenda como funciona
O Ministério do Trabalho e Previdência lança a carteira de trabalho digital

A utilização dos documentos digitais vem se tornando cada vez mais comum nos últimos anos, principalmente pela facilidade de acesso entre os brasileiros. 

Sendo assim, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) lançou a carteira de trabalho digital, uma versão moderna e simplificada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), documento obrigatório para todas as pessoas que fazem prestação de serviços ou que vão trabalhar no modelo CLT. 

Desde setembro de 2019, a carteira de trabalho digital vem substituindo a antiga CTPS física, mas ainda há muitas dúvidas.

Neste artigo, vamos explicar como funciona, seus benefícios e como realizar registros de funcionários. Confira! 

Como funciona a carteira de trabalho digital? 

A carteira de trabalho digital traz muitas facilidades e novidades, uma delas é que não precisa mais ter o número próprio e seus dados são acessados pelo número do seu CPF.

Dessa forma, a contratação fica mais fácil de ser realizada, pois só é necessário fornecer o seu CPF para que o empregador acesse os dados da carteira de trabalho digital e faça os registros. Conforme a PORTARIA/MTP Nº 671, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2021, as informações lançadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico. 

De acordo com o Governo Federal, todos os registros de contratos de trabalho e anotações devem ser realizados pelas empresas de forma eletrônica. 

Sendo assim, possibilita o empregado a acompanhar as informações disponíveis na carteira de trabalho digital, seja pelo aplicativo ou pela internet. 

Portanto, guarde a sua CTPS em formato físico, pois continua sendo um documento de comprovação do trabalhador. Mesmo que a carteira de trabalho digital esteja com todas as informações dos contratos antigos e atuais, é necessário e importante guardar os documentos originais. 

Benefícios da carteira de trabalho digital 

Existem diversos benefícios com a utilização da carteira de trabalho digital. Os principais são: 

  • Todo o processo de solicitação da carteira de trabalho digital é feito por meio da internet;
  • O documento digital fica pronto de forma mais rápida;
  • Agilidade no acesso às informações trabalhistas (contratos, salários e férias);
  • Com o CPF o empregador tem acesso às suas informações para realizar a admissão;
  • Integração a base de dados do Ministério da Economia;
  • Mais modernização de forma simplificada para a sua empresa.

Como fazer o registro dos funcionários ?

Com todas as mudanças e com a implantação da carteira de trabalho digital, as empresas ainda podem ter dúvidas de como realizar o registro dos funcionários nesse novo modelo. 

Nesse sentido, para realizar o processo de registro, é essencial efetuar o cadastro no portal do eSocial e obter o CPF de todos os trabalhadores que serão registrados e assim, incluir no portal os outros dados que ainda restam. 

A partir desse primeiro passo, é possível preencher os dados na carteira de trabalho digital com as informações fornecidas como: salário e data de admissão (igual como é preenchido na carteira física). 

Acesso a carteira de trabalho digital

Existem dois meios para se obter acesso à carteira de trabalho digital. O acesso pode ser feito através das principais lojas de Apps, Google Play e o App Store e também através da Web diretamente pelo endereço eletrônico https://serviços.mte.gov.br /. 

Dessa forma, o trabalhador poderá obter acesso às informações necessárias de forma mais rápida e simples. 

Por Ana Vargas


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