Networking é a palavra em inglês que indica a capacidade de firmar uma rede de contatos e conexões com pessoas de interesse em comum. A sua prática é essencial para fortalecer relacionamentos com influenciadores, colegas de trabalho e qualquer perfil que venha a acrescentar na sua trajetória profissional.
Para que o seu networking seja eficiente, alguns cuidados devem ser tomados ao conectar-se com outros profissionais. Por exemplo, não adianta adicionar muita gente no LinkedIn e Facebook sem alguma estratégia, “atirar para todos os lados” ou distribuir seu cartão de visitas para qualquer pessoa. O gerenciamento de uma boa rede de contatos consiste na qualidade de suas interações e não na sua quantidade.
Por isso, deve-se focar tempo e atenção em fazer conexões com pessoas que possuem um potencial para um futuro relacionamento, como possíveis fornecedores, investidores, parceiros, sócios e funcionários.
Para te ajudar a ter um networking eficaz, separamos algumas dicas da Revista Exame:
- Admita que é importante
A primeira coisa é se conformar: ter uma boa rede de contatos faz a diferença e abre portas para movimentações. Além disso, conversar com pessoas de sua área ajuda a se manter informado sobre como anda o mercado em várias empresas — e a descobrir se uma vaga interessante está aberta.
- Despiste o constrangimento
O networking é uma batalha para quem tem vergonha. Quando for impossível fugir do desconforto, deixe as situações o menos constrangedoras possível.
- Timidez não é defeito
Não tenha receio de parecer pouco conhecido, muito menos de não estar entre os mais falantes. Mantenha os contatos sempre ativos para que exista de fato uma conexão.
- Crie coragem
Enfrente seus medos e prepare-se para as novidades. “A negativa já é garantida quando você não tenta”, diz Mauricio Cardoso, fundador do Clube doNetworking, do Rio de Janeiro, que ajuda pessoas a desenvolver a técnica. Fale pessoalmente.
- Vá devagar
Um bom networking pode ser iniciado até com os amigos dos amigos. Dessa forma, você fica mais confortável ao não se sentir abandonado em um ambiente cheio de anônimos.
- Mostre seu valor
Na medida do possível, deixe seus interesses claros. Antes disso, dedique algum tempo a entender quais são seus pontos fortes e o que você pode oferecer às outras pessoas. Quando há troca de informações e a certeza de que um está disponível para ajudar o outro, o contato se fortalece.
- Tenha disciplina
Uma lista de contatos valiosa não cairá do céu, embora possa ser cultivada aos poucos e com pequenos passos. Uma vez estabelecida, tende a se estender com o passar do tempo. Dependerá de seu empenho em manter o relacionamento com as pessoas-chave para que sua rede continue fortalecida.
- Encare como parte do trabalho
Recorrer a uma pessoa fora de seu círculo de trabalho não é errado. Se seu objetivo estiver claro e a informação a dividir não for sigilosa, não haverá problema nenhum em conversar sobre o assunto e pedir conselho a uma pessoa que você admire — mesmo sem existir, ainda, um vínculo próximo.
- Ouça mais
Quando for se encontrar com alguém pela primeira vez ou se apresentar a um contato em um evento, tente ouvir mais do que falar. Formule, de antemão, algumas perguntas que você gostaria de fazer. Isso vai demonstrar seu interesse e ajudá-lo a colher informações para os próximos encontros.