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Como maximizar as vendas na Black Friday: 8 estratégias

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A Black Friday é uma excelente oportunidade de vendas para o seu negócio.
A Black Friday é uma excelente oportunidade de vendas para o seu negócio.

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados por consumidores e comerciantes no ano. Não é à toa que quase 80% dos brasileiros pretendiam fazer compras online na Black Friday do ano passado. Para as lojas, essa data representa uma oportunidade única de aumentar as vendas. Apesar disso, a concorrência é acirrada, e é essencial ter uma estratégia bem definida para se destacar.

De acordo com a Ebit/Nielsen, companhia especializada em pesquisa de mercado, a receita com vendas da Black Friday cresceu 31% entre 2020 e 2021. No ano passado, esse valor também aumentou, atingindo R$ 5,9 bilhões.

Neste artigo, vamos apresentar estratégias essenciais para você vender mais nessa Black Friday. Acompanhe!

O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, mas tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. A data ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, marcando o começo da temporada de compras natalinas. Neste ano, a Black Friday será no dia 24 de novembro.

O objetivo desse evento é oferecer grandes descontos em uma ampla variedade de produtos. Nesse sentido, a Black Friday pode durar apenas um dia, uma semana, ou até o mês inteiro de novembro.

Para escolher se o seu negócio vai fazer a promoção por um dia ou no mês todo, é necessário avaliar o desejo que o público da sua loja possui por compras e como seus concorrentes vão se comportar nesse período.

A importância da Black Friday no varejo

A Black Friday é uma das datas mais relevantes para o varejo no Brasil, por ser uma grande oportunidade para aumentar as vendas e os lucros. Afinal, os consumidores estão muito interessados nas promoções que o período oferece, o que faz com que eles comprem coisas que não necessariamente comprariam em outros momentos.

Outra explicação para o desejo de consumo é a proximidade do 13º salário, as férias, comemorações de natal e liquidações de verão. Além disso, para os lojistas essa é uma boa oportunidade para diminuir os estoques, com grandes descontos para produtos que estão encalhados ou próximos da data de validade.

8 estratégias para vender mais na Black Friday

Selecionamos as medidas mais importantes para você vender muito nessa Black Friday. Confira!

1. Faça um bom planejamento

O planejamento é fundamental para o sucesso comercial na Black Friday. Comece a planejar meses antes do evento, identificando produtos-chave, definindo metas de vendas, avaliando temporadas de descontos anteriores, estudando a concorrência e preparando sua equipe.

A análise estratégica também deve ser feita para monitorar os resultados durante a época de vendas e adaptar suas ações conforme for necessário. Um planejamento cuidadoso permitirá que o seu negócio possa capitalizar sobre os desafios e as oportunidades da temporada.

2. Tenha cuidado na precificação

Quando a Black Friday começou no Brasil, algumas lojas aumentavam os preços gradativamente antes da data para oferecer descontos artificiais em novembro. Isso não surtiu o efeito desejado, porque os clientes frequentes das lojas sabem o valor comum dos produtos e percebem o desconto fictício.

Fora que, empresas que realizam essa prática estão sujeitas a multas por parte dos órgãos de defesa do consumidor. Mas pior do que o prejuízo com multas é a perda de prestígio com o público. O renome de um negócio é um valor que pode demorar anos para ser reconquistado nessa situação.

Por outro lado, você precisa ter cautela no momento de definir os descontos. Existe uma pressão grande para que as lojas ofereçam promoções incríveis nessa época, mas isso não pode prejudicar sua margem de lucro se você quiser ter sucesso na Black Friday.

3. Escolha os produtos que vão entrar na Black Friday

Para decidir isso, as ofertas devem incluir os produtos que tenham uma maior margem de lucro ou que estejam com excesso no estoque. Assim, vale a pena se fazer alguns questionamentos:

  • Devo colocar em promoção itens que conseguiria vender normalmente?
  • Tenho o estoque necessário para fazer uma promoção com esses produtos?
  • Como posso usar a temporada para reduzir meu estoque de produtos encalhados?

4. Saiba como colocar aplicar descontos

As ofertas são o coração da Black Friday. Desenvolva descontos e promoções atraentes que realmente chamem atenção. Considere descontos progressivos, brindes ou frete grátis para incentivar os clientes a fazerem compras em sua loja. Destaque os produtos mais populares e de maior margem de lucro.

Nesse sentido, não se deve fazer uma liquidação expressiva com itens que vendem fora de temporada, a não ser que você tenha um acordo vantajoso com o fornecedor. Assim, produtos dessa categoria devem ter descontos pequenos, como de 10%. Por outro lado, produtos de queima de estoque devem ter descontos maiores, como de 50%.

5. Prepare o estoque

Analise o seu estoque antes da Black Friday, verifique os itens com maior potencial de compra e garanta que você possui uma quantidade razoável desses produtos. Nesse sentido, é preciso avaliar se o seu comércio pode vender em grande quantidade. Empresas que dependem de artigos manufaturados ou feitos sob demanda tendem a ter mais dificuldade para isso.

É necessário evitar que falte produtos com grande demanda, mas também não deve haver um excesso deles. Para garantir que esses cenários não ocorram, é recomendável utilizar ferramentas para gestão de estoque. Dessa forma, você não depende de anotações manuais, que são difíceis de organizar e são propensas a erros.

Veja como o módulo Estoque pode agilizar o seu trabalho!

6. Tenha uma infraestrutura adequada

Certifique-se de que seu site esteja pronto para o aumento do tráfego durante a Black Friday. Ele deve ser rápido, responsivo e seguro. Afinal, a experiência do usuário é fundamental para manter os clientes em seu site e garantir que concluam suas compras.

Além disso, é importante que os sistemas de pagamento estejam operando para atender o maior número de pedidos que viram na temporada de vendas. Vale a pena testar a velocidade de carregamento do seu site. Segundo o Google, um tempo de carregamento adequado deve ser de cerca de 2 segundos.

Confira como o módulo Pedidos pode facilitar a sua gestão!

7. Capriche no atendimento ao cliente

Ofereça um excelente atendimento durante toda a temporada de compras. Responda rapidamente às perguntas dos clientes, forneça um suporte pós-compra eficaz e trate os clientes com cortesia. Também treine seus funcionários para que eles saibam lidar com o aumento de clientes e contrate colaboradores temporários caso isso seja necessário.

Não se concentre apenas em adquirir novos clientes. Lembre-se dos clientes existentes. Ofereça incentivos especiais para compradores recorrentes, como descontos exclusivos ou acesso antecipado às ofertas da Black Friday.

Além disso, vale a pena investir em canais de atendimento, como chat e redes sociais. Esses recursos facilitam a resolução de dúvidas e problemas.

8. Invista em marketing

Use as principais ferramentas de marketing para promover suas ofertas. Isso inclui campanhas de e-mail marketing, publicações em mídias sociais, anúncios pagos e otimização de mecanismos de busca (SEO). Nesse sentido, é importante utilizar uma estratégia multicanal para alcançar um público mais amplo.

Analise os resultados depois da Black Friday

Além de uma grande oportunidade de vendas, a Black Friday possibilita muitos aprendizados para a sua equipe comercial. Assim, você deve verificar o desempenho das vendas, quais estratégias tiveram melhores resultados e quais são os pontos de melhoria em potencial.

Primeiramente, considere os objetivos que você definiu para a Black Friday e veja se eles foram atingidos. Analise as vendas, a captação de leads e os índices de reconhecimento da marca, e compare com os objetivos que você estabeleceu inicialmente.

Também veja quais itens foram os mais vendidos e quais venderam abaixo do esperado. Isso é fundamental para compreender os interesses do consumidor. Nesse sentido, escute o que ele tem a dizer sobre a sua loja, em reviews, pesquisas pós compras e comentários nas redes sociais.

Analise todos esses aspectos e busque aplicar os aprendizados. Assim, você pode ter ainda melhores resultados em outras promoções e na próxima Black Friday.

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A Nasajon desenvolveu o ERP Varejo para atender especificamente às necessidades da área. Assim, o nosso sistema oferece diversos recursos para tornar a gestão da sua loja mais ágil.

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De acordo com uma pesquisa da IDG Research Services, empresa especializada em consultoria de mercado, empresas que utilizam ERP crescem 35% mais que as outras. E com todos os recursos que o ERP Nasajon oferece para o seu varejo, você pode potencializar suas vendas, tanto nesta Black Friday quanto em outras temporadas promocionais.

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