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Comportamento e atitude: como as soft skills são essenciais para o mercado de trabalho

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A pandemia da Covid-19 ressaltou a importância das soft skills

As soft skills são o conjunto de competências comportamentais esperadas de um bom profissional no ambiente de trabalho. A boa comunicação, a liderança e até mesmo a capacidade de trabalhar em equipe são exemplos destas habilidades que chamam a atenção de recrutadores em meio a processos seletivos.

Mas como medir aptidões tão subjetivas? Por serem intrínsecas ao comportamento dos indivíduos, elas estão presentes em todas as atitudes que as pessoas demonstram, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Neste artigo você vai descobrir o que são as soft skills e aprender dicas de como aperfeiçoá-las, além de entender as diferenças para as hard skills, que são as competências técnicas e já conhecidas pelos profissionais.

As buscas por soft skills foram 52% maiores do que as por hard skills no último ano, de acordo com dados do Google.

As buscas por soft skills foram 52% maiores do que as por hard skills no último ano, de acordo com dados do Google

As Soft Skills em entrevistas profissionais

Quem nunca chegou em uma entrevista de emprego e ouviu o famoso questionamento: “Me conte um pouco mais da sua trajetória?”. A resposta para esta pergunta aparentemente simples consegue mostrar muitas das soft skills do participante: alguém que se coloca como protagonista da história enquanto exclui os demais personagens pode ser visto como pouco empático pela equipe de recrutamento. Já uma pessoa que se coloca como secundária em sua própria história, demonstra falta de liderança.

Quando eu comecei a busca por um estágio, passei por situações semelhantes. Lembro que na primeira reunião que tive com um gestor, antes de entender o que eram as soft skills, simplesmente preocupei-me em ser o destaque de cada uma das minhas histórias, não demonstrando o tão valioso espírito de equipe.

Essa experiência me marcou porque, ao final da entrevista, com meu currículo em mãos, lembro que o responsável pela área me disse: “Olha, independentemente da resposta que vamos te dar, seu currículo é ótimo”. Quando o “não” veio na semana seguinte por e-mail, entendi que podia trabalhar ao máximo minhas hard skills, mas sem o controle das soft skills, não chegaria a lugar algum.

Hard Skills X Soft Skills

Preparar briefings, programar software e até mesmo escrever reportagens são exemplos de hard skills. Estas habilidades são definidas por serem técnicas, ou seja, podem ser mensuradas e avaliadas de maneira tradicional.

A apresentação de um diploma que comprove a formação no ensino superior ou uma prova de inglês cuja nota expressará a proficiência na língua são exemplos de métodos para a confirmação deste tipo de skill. Além disso, como exigem conhecimento em relação a uma área específica, as hard skills podem ser aprendidas por meio de cursos, workshops e treinamentos.

Grandes empresas como Magazine Luiza, Nestlé e C6 Bank afirmam, de acordo com o Estadão, que as características comportamentais são atualmente mais importantes em seus processos seletivos do que as qualidades técnicas.

O CEO da Gama Academy e um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups, Guilherme Junqueira, contou em entrevista à Forbes que as soft skills são essenciais não só na busca por trabalho, mas também para a permanência em uma empresa: ainda que haja a contratação do candidato em razão do currículo, a demissão deste provavelmente se dará por fatores ligados ao comportamento.

Como melhorar as soft skills?

Como qualquer outra habilidade, as soft skills requerem tempo e esforço para serem melhoradas. Mas há algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

1- Tenha referências

Assim como é essencial buscar referências de estudiosos que possam auxiliar no desenvolvimento técnico e acadêmico, no caso das soft skills é preciso entender o comportamento de quem você admira. Dessa forma será mais fácil encontrar referências com skills positivas e construtivas para dar início ao processo de compreender porque suas maneiras de agir são bem vistas socialmente.

2- Seja sincero, mostre sua personalidade

Apesar da busca por modelos comportamentais ser importante, criar uma imagem falsa no ambiente de trabalho nunca dá certo. Conhecer e acompanhar pessoas com traços de comportamento positivos é valioso para que as suas próprias características possam ser realçadas, não para criar uma máscara em busca de agradar a gestão.

3- Escute

É essencial exercitar a escuta ativa, pois com ela é possível conhecer bem as pessoas ao seu redor e, naturalmente, melhorar a qualidade do trabalho em equipe. Além disso, escutando o que os colaboradores da empresa têm a dizer, é possível começar o desenvolvimento de novas habilidades.

4- Autoconhecimento

É preciso também conhecer seus pontos fortes e fracos para saber como desenvolvê-los. Você consegue passar suas ideias claramente? Consegue ser ouvido em reuniões? Está exercitando suas habilidades de liderança? Uma autoavaliação deverá trazer essas respostas, que serão necessárias para a determinação de qual habilidade dar mais atenção.

E quais são as soft skills essenciais para o mercado atual?

No contexto que o mercado de trabalho enfrenta nos últimos meses devido à pandemia, com cada vez maior autonomia dos funcionários e a crescente flexibilização da estrutura de trabalho, algumas habilidades são essenciais:

1- Trabalho em equipe

Trabalho em equipe é uma das Soft Skills mais valorizadas
Uma equipe bem integrada é também mais produtiva

Com o crescimento da modalidade home office, os profissionais, mais do que nunca, precisam estar integrados. A distância, que pode ser um dificultador, deverá ser vencida por aqueles que conseguem realizar uma boa comunicação.

2- Comunicação

A comunicação é essencial tanto na forma oral quanto na escrita. Saber se comunicar de forma clara com seus líderes e colegas de trabalho ajuda a proporcionar um ambiente mais harmonioso e facilitará a construção de projetos de sucesso.

3- Gestão de tempo

Mais um ponto que se mostra essencial para o home office, a gestão de tempo é necessária para que haja equilíbrio na maneira como o profissional trabalha. Da mesma forma que é preciso afastar a procrastinação que vem fora do ambiente natural da empresa, o colaborador também deve tomar cuidado para não sofrer de exaustão, outra coisa comum quando não há tanto controle quanto no horário padrão do escritório.

4- Humildade

Por último, mas definitivamente não menos importante, a pessoa humilde conseguirá desenvolver-se no ambiente profissional pela sua capacidade de pedir auxílio de outros mais experientes no assunto, quando necessário. Assim, ela produzirá entregas com maior grau de excelência para os membros da gestão.

Por Bárbara Camello


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