Blog

Contadores: a peça-chave para o avanço do SPED

Compartilhe

O processo do SPED começou em 2005 e foi consolidado em 2009. Os profissionais de contabilidade foram um dos principais responsáveis pela criação de um sistema que melhorou (e muito!) o dia a dia de escritórios por todo o Brasil.

Devido à implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), contadores, economistas, administradores e profissionais da área de TI, não só abonaram as pilhas de papel, como também reformaram o processo de fiscalização tributária no Brasil.

O contador teve papel fundamental, pois através do novo sistema, agora aprimora suas habilidades diárias para ter uma visão estratégica, ganhar clientes e se destacar da concorrência.

A participação destes profissionais, por seus conhecimentos nas áreas contábil, societária, tributária, trabalhista e previdenciária, se tornou um diferencial na hora da implementação e no próprio sucesso do Sped. É válido lembrar que, por trabalharem diretamente com o envio e atendimento de todas as obrigações exigidas pelo poder público, os contadores foram peças essenciais na evolução do projeto.

O Sped substituirá todas as obrigações tributárias quando estiver totalmente implementado e aperfeiçoado, além disso, ele vai inverter os papéis entre os setores público e privado. Agora, a empresa vai até o Fisco. O sistema também vai substituir o Livro Diário e o Livro Razão por arquivos digitais, e irá acelerar o processo de fiscalização tributária com o cruzamento de dados, assim como todo e qualquer arquivo morto que armazena documentos fiscais.

O Sped, com exceção do eSocial, que ainda está em processo de implementação, já tem todos os mecanismos em andamento.


Compartilhe