Blog

Contadores terão que prestar exame para atuarem como auditores independentes

Compartilhe

Além do mercado, cada vez mais aquecido dentro das empresas, os profissionais contábeis têm em seu leque de atuação a possibilidade de trabalhar como auditores independentes no mercado de valores mobiliários, financeiro e de seguros privados. Porém, para atuarem nessa área, os contadores são obrigados a prestarem um exame de qualificação técnica.

Trata-se de uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Banco Central do Brasil e da Superintendência de Seguros (Susep). Os contadores interessados precisam inscrever-se até 31 de maio. Para prestar o exame, o candidato precisa estar atualizado sobre os princípios fundamentais da contabilidade, legislação, normas brasileiras de contabilidade, auditoria contábil entre outros assuntos descritos no edital.

Ao todo, são três provas distintas: qualificação técnica geral (dia 27 de junho); avaliação específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pelo Banco Central (28 de junho) e avaliação específica para atuação nas instituições reguladas pela Susep (29 de junho). Cada prova é composta por 50 questões discursivas e objetivas.

A taxa de inscrição para cada prova é de R$ 150 reais. Os locais das provas serão divulgados a partir do dia 17 de junho.


Compartilhe