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Curva de Greiner: 6 fases de crescimento para o seu negócio

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Qualquer empreendedor quer ver o seu negócio crescer e seguir uma constância. Existe uma série de fatores e estudos que podem ajudar nesse crescimento e, à medida que o negócio vai expandindo, vão surgindo novos desafios e com as 6 fases da Curva de Greiner podemos identificar diversas causas.

Sendo assim, Larry Greiner, o professor de Gestão norte-americano, desenvolveu nos anos 70 a Curva de Greiner, avalia as fases do negócio de acordo com duas variáveis: tempo e o crescimento. 

Atualizando o experimento em 1998, o professor, criador da Curva de Greiner, identificou que muitas empresas de diversos segmentos passam por algumas dificuldades para desenvolverem seus negócios e atingirem estabilidade. 

Este modelo da Curva de Greiner consegue identificar as causas das dificuldades enfrentadas pelas empresas, possibilitando que os gestores possam intervir antecipadamente, quando necessário. 

Neste artigo, confira as 6 fases da Curva de Greiner para o crescimento do seu negócio.

6 fases da Curva de Greiner

Fase 1 da Curva de Greiner – Crescimento por meio da criatividade:

Nesta primeira fase da Curva de Greiner, os fundadores ainda estão à frente dos negócios. A comunicação é informal e direta com seus colaboradores, clientes e prestadores de serviço, mas o trabalho é mais intenso. 

Dessa forma, à proporção que a instituição vai ampliando os negócios, os próprios donos não conseguem mais gerir ou liderar a empresa por ficarem sobrecarregados. 

Neste caso, podemos concluir que a primeira crise é a Liderança, ou seja, os fundadores precisam delegar tarefas a outros profissionais e colaboradores, atividades que antes eram de sua responsabilidade, para que a empresa possa fluir como antes. 

Fase 2 da Curva de Greiner – Crescimento por meio da direção:

Na segunda fase da Curva de Greiner e com a resolução da crise citada na fase anterior, as coisas já começam a caminhar de forma diferente.

A empresa já possui um gestor que se dedica inteiramente no gerenciamento, consegue gerir toda a parte financeira e a comunicação agora é mais formal com todos os que compõem o quadro de colaboradores. 

Desse modo, a empresa segue por uma nova etapa, a de estabilidade e de crescimento. 

Além disso, o negócio traz uma autonomia nas crises e até mesmo nos problemas futuros, pois a própria empresa já consegue controlar os processos e operações com um gestor à frente dos negócios. 

Fase 3 da Curva de Greiner – Crescimento por meio da delegação:

Neste momento da Curva de Greiner, a empresa introduz a descentralização das tarefas, atribuindo as responsabilidades e autonomia de acordo com a hierarquia de cada setor.

Dessa forma, à medida que o negócio vai se ampliando, a própria organização exige mais dependência nas decisões que precisam ser tomadas, desencadeando uma nova crise: a de controle. 

Assim, no decorrer desta nova crise na Curva de Greiner, é importante citar que os profissionais que estão à frente controlando os negócios têm a tendência de tomar importantes decisões, como por exemplo: fazer com que o negócio continue crescendo ou limitar qualquer crescimento na empresa.

Fase 4 da Curva de Greiner – Crescimento por meio da coordenação:

De acordo com o crescimento das organizações dentro dessa nova fase na Curva de Greiner, mesmo que elas se tornem médias ou grandes, elas voltam a centralizar e organizar os processos para que os gestores tomem decisões mais assertivas, garantindo mais autonomia para os mesmos.

Desse modo, leva a empresa por conta dessa padronização a uma nova crise nos negócios, a crise de burocracia. 

Fase 5 da Curva de Greiner – Crescimento por meio da colaboração:

Nesta fase da Curva de Greiner, a empresa aumenta a burocracia dos processos, as equipes estão mais eficientes nas demandas e se inicia um incentivo maior entre os colaboradores e até mesmo na produção de informações para poder solucionar crises. 

Sendo assim, começam a surgir grupos variados dentro das organizações, onde são aplicados mecanismos de controle. Ocorre um grande incentivo nas equipes e mais espontaneidade na execução das tarefas.  

Diante disso, a empresa passa a enfrentar grandes desafios de crescimento nesta nova fase, propondo a organização a desafiar os seus próprios limites para conseguir alcançar suas metas e objetivos. 

Fase 6 da Curva de Greiner – Crescimento por meio de alianças:

Nesta fase da Curva de Greiner, as empresas já se encontram em um certo nível de maturidade, o que gera a crise de auto-crescimento. 

Portanto, os negócios já não conseguem evoluir, deixando a empresa estagnada. É neste momento que as alianças e parcerias surgem como uma saída para que a empresa volte a prosperar.

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Por Ana Vargas


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