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Data driven: tomada de decisão por meio de dados

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O termo Data Driven significa a tomada de decisão e planejamento estratégico orientados pelos dados. No mercado corporativo, significa a necessidade de priorizar os dados para tomadas de decisão e planejamento estratégico que impactam a empresa como um todo. Na prática, é sair do achismo e se guiar pelo o que está dado nas informações coletadas.  Segundo o relatório Insights- Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, produzido pela Forrester, as empresas que optam por esse método de gestão crescem 30% a mais por ano. 

Neste artigo, vamos explicar os benefícios do data driven e o impacto no mundo corporativo. 

O que é data driven?

O conceito origina-se nos estudos da ciência de dados, campo que utiliza algoritmos e métodos científicos para extrair informações relevantes dos dados coletados. Nesse sentido, é feito uma análise dos grandes volumes de dados por meio de tecnologias, como a Inteligência Artificial, para solucionar problemas e adquirir insights.  

As principais ferramentas que obtêm essas visões a partir da coleta e interpretação de dados são:  Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning. 

Dentro das empresas e escritórios, usar o método data driven significa ter processos com base na coleta e análise de informações para tomar a decisão mais assertiva. Ou seja, quem utiliza o método planeja, executa e gerencia negócios com base em dados reais. 

Em resumo: aqueles dados (dados pessoais de clientes, relatórios, dados de vendas, perfil da persona, etc) arquivados sobre a carteira de cliente, fornecedores, visitantes e consumidores precisam ser analisados ao invés de serem arquivados. A partir de uma interpretação assertiva desses dados, você ganha uma visão estratégica para decidir sobre os próximos passos. Isso vale tanto para decisões cotidianas dos gestores, quanto para estratégias de marketing, por exemplo.  

O objetivo principal é aumentar a competitividade da organização e melhorar resultados. 

Benefícios do data driven para o mundo corporativo

Aliada ao crescimento e desenvolvimento de um negócio, a tomada de decisões estratégicas com base em dados reais, diminui a chance de erros humanos. Nesse sentido, as empresas e escritórios, podem e devem utilizar os dados coletados para garantir a segurança, deixando no passado a tomada de decisões baseada em percepções e suposições.

Utilizando soluções que garantem a coleta, o armazenamento, o processo e a análise de dados, você consegue transformar essas informações em informações qualificadas para agir com segurança. 

Podemos citar a plataforma de serviço de streaming de música, podcast e vídeo, Spotify, que utiliza dados reais fornecidos pelos assinantes e inscritos da plataforma para avaliar seu perfil e preferências e assim, seleciona músicas e playlists de acordo com as músicas ou gênero mais ouvidos para tocar, automaticamente, no modo aleatório. Nesse sentido, melhora a conexão cliente e empresa e qualifica os mesmos. Trazendo um exemplo do setor contábil, ao utilizar as informações organizacionais e públicas, o contador consegue direcionar e controlar melhor as receitas, processos e eficiência das ações estratégicas para os seus clientes. 

Uma gestão data driven pode fazer uma empresa ganhar em produtividade e eficiência. Tomar decisões baseadas em dados, não em achismos, é uma forma mais segura de gestão e de planejamento. Inclusive para os negócios jurídicos.

O que é preciso para se tornar uma empresa data driven

 1. Dados integrados, organizados e acessíveis em um sistema centralizado em nuvem, para que todos tenham acesso a qualquer hora. 

2. Um profissional especializado para fazer a análise e lidar com a nova realidade orientada por dados. Esse profissional terá capacidade de extrair insights das informações coletadas e como aplicar na rotina da empresa.  

3. Uso de ferramentas robustas e eficientes para armazenar os dados e que permita o acesso e extração de relatórios de maneira ágil, simplificada e filtrada. Além disso, é ideal que essas ferramentas tenham dashboards para melhor visualização e que gere gráficos de dados cruzados. 

4. Construir uma cultura organizacional data driven, onde os colaboradores estejam alinhados com a nova cultura. Ou seja, deve-se priorizar sempre os dados em detrimento de experiências e opiniões.

Conclusão

Ser um negócio data driven significa acompanhar o avanço tecnológico em direção ao futuro. 

Neste artigo compreendemos que coletar e interpretar dados para tomada de decisões significa estar um passo à frente dos concorrentes que ainda estão presos ao passado. 

Entretanto, inserir a cultura orientada a dados na rotina não é tão fácil, é preciso capacitar todos os colaboradores e contar com um profissional especializado para garantir os insights por meio das ferramentas para melhor tomada de decisão.

Se você deseja transformar a sua empresa ou escritório em data driven e não sabe por onde começar, entre em contato conosco para conhecer nossas soluções. Contamos com soluções que armazenam e geram relatórios em nuvem para ajudar você nessa nova fase. Acesse nasajon.com.br e confira.

Por Beatriz Evangelista


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