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3 Dicas para avaliar a satisfação dos seus colaboradores

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Ter colaboradores motivados e satisfeitos com o seu trabalho é muito importante para as empresas em geral, pois essa é uma variável que afeta a produtividade, o relacionamento em equipe e interfere até no tempo de permanência do funcionário na empresa.

O papel do setor de Recursos Humanos é buscar maneiras de acompanhar a satisfação interna da empresa e criar ações que tornem o dia a dia dos colaboradores mais leve, apesar das demandas do trabalho.

 

Nós temos algumas dicas para medir a satisfação dos seus colaboradores, confira:

Defina os seus indicadores

Para começar a medir a satisfação, você deve buscar entre os diferentes métodos de RH  aqueles que se encaixam com o que você precisa.

Um KPI (Key Performance Indicators) importante para essa área é o de Clima Organizacional, que normalmente é medido por meio de uma grande pesquisa interna, com diversas questões como o relacionamento com os gestores, a satisfação com a realização de tarefas diárias, com o salário, os benefícios etc.

Um ponto que influencia as respostas é se a pesquisa é anônima. É importante decidir essa questão e informar aos colaboradores. 😉

Fez uma ação de endomarketing? Saiba o que acharam dela!

Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é uma estratégia para melhorar a imagem da empresa para o seu público interno. Quanto melhor os colaboradores se sentirem em relação à empresa em que trabalham, mais irão falar bem dela para seus amigos e conhecidos.

Portanto, quando realizar ações de endomarketing, busque saber o que os funcionários acharam dela. Pode ser com um formulário por e-mail com campos objetivos ou abertos (aqueles que permitem resposta por extenso) ou um objeto físico como uma urna em que os funcionários possam colocar as suas impressões.

O importante é saber se o tipo de ação que você está fazendo tem uma boa receptividade pelos seus funcionários e se eles gostaram. Se não, poderá ter dados para desenvolver outras atividades.

Compare os resultados anteriores

Para começar uma nova ação é preciso avaliar os resultados anteriores, portanto tenha um registro das avaliações dos colaboradores, pois é a partir daí que você poderá criar algo novo já sabendo o que não agrada os funcionários.

Com um controle maior sobre os resultados, também será possível analisar os resultados gerais das ações tomadas, já que, às vezes, o que achamos que será visto como positivo na verdade desagrada algumas pessoas.

Portanto, é preciso avaliar os números e criar ações baseadas nesses resultados.

E aí, gostou das nossas dicas para medir a satisfação dos seus colaboradores?

Então ponha em prática na sua empresa!

Até a próxima 🙂


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