Ter colaboradores motivados e satisfeitos com o seu trabalho é muito importante para as empresas em geral, pois essa é uma variável que afeta a produtividade, o relacionamento em equipe e interfere até no tempo de permanência do funcionário na empresa.
O papel do setor de Recursos Humanos é buscar maneiras de acompanhar a satisfação interna da empresa e criar ações que tornem o dia a dia dos colaboradores mais leve, apesar das demandas do trabalho.
Nós temos algumas dicas para medir a satisfação dos seus colaboradores, confira:
Defina os seus indicadores
Para começar a medir a satisfação, você deve buscar entre os diferentes métodos de RH aqueles que se encaixam com o que você precisa.
Um KPI (Key Performance Indicators) importante para essa área é o de Clima Organizacional, que normalmente é medido por meio de uma grande pesquisa interna, com diversas questões como o relacionamento com os gestores, a satisfação com a realização de tarefas diárias, com o salário, os benefícios etc.
Um ponto que influencia as respostas é se a pesquisa é anônima. É importante decidir essa questão e informar aos colaboradores. 😉
Fez uma ação de endomarketing? Saiba o que acharam dela!
Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, é uma estratégia para melhorar a imagem da empresa para o seu público interno. Quanto melhor os colaboradores se sentirem em relação à empresa em que trabalham, mais irão falar bem dela para seus amigos e conhecidos.
Portanto, quando realizar ações de endomarketing, busque saber o que os funcionários acharam dela. Pode ser com um formulário por e-mail com campos objetivos ou abertos (aqueles que permitem resposta por extenso) ou um objeto físico como uma urna em que os funcionários possam colocar as suas impressões.
O importante é saber se o tipo de ação que você está fazendo tem uma boa receptividade pelos seus funcionários e se eles gostaram. Se não, poderá ter dados para desenvolver outras atividades.
Compare os resultados anteriores
Para começar uma nova ação é preciso avaliar os resultados anteriores, portanto tenha um registro das avaliações dos colaboradores, pois é a partir daí que você poderá criar algo novo já sabendo o que não agrada os funcionários.
Com um controle maior sobre os resultados, também será possível analisar os resultados gerais das ações tomadas, já que, às vezes, o que achamos que será visto como positivo na verdade desagrada algumas pessoas.
Portanto, é preciso avaliar os números e criar ações baseadas nesses resultados.
E aí, gostou das nossas dicas para medir a satisfação dos seus colaboradores?
Então ponha em prática na sua empresa!
Até a próxima 🙂