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Employee Experience: tenha funcionários mais engajados

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Atualmente, um novo ritmo de vida organizacional é evidenciado com a humanização do processo de trabalho. O foco de produção não se encontra subordinado às necessidades de acumulação privativa, mas sim às necessidades humanas.

Os colaboradores não se sentem satisfeitos somente com remuneração e/ou recompensas, eles precisam sentir-se valorizados, em processo de ascensão e compreendidos em seu ambiente corporativo.

Com isso, a preocupação das organizações a respeito do bem-estar dos funcionários tem aumentado cada vez mais. O Employee Experience é o fator crucial para realizar esses investimentos na experiência do colaborador.

Neste artigo, entenda o que é Employee Experience e a sua importância na organização.

A experiência do funcionário nos dias atuais

Em administração, organização é definida como um grupo ou associação de pessoas que se juntam, combinando esforços com o intuito de atingir interesses comuns, existindo uma relação de dependência entre a organização e o colaborador.

No contexto contemporâneo, todo o corpo da organização, envolvendo gestores e colaboradores, tem se conectado cada vez mais com a tecnologia e a interatividade. 

Podemos observar esse fato no LinkedIn, uma rede social de negócios. A plataforma se tornou objeto de trabalho dos profissionais do RH, seja para o recrutamento de novos talentos ou como ferramenta de engajamento dos colaboradores.

Sua vantagem está justamente na possibilidade de criar um espaço virtual para facilitar a comunicação interna e aumentar a sua assertividade, sendo possível informar sobre os novos processos seletivos, divulgar eventos, comunicar conquistas e premiações da empresa, entre outras ferramentas.

O conjunto de todas essas soluções pode contribuir significativamente para o aumento da satisfação dos colaboradores com o trabalho, os tornando mais produtivos e alinhados com os objetivos do negócio.

O que é o Employee Experience?

Nesse sentido, o Employee Experience é um conjunto de estratégias desenvolvidas para cuidar da experiência dos colaboradores dentro de uma organização. A tradução literal do termo para o português é Experiência do Colaborador.

O conceito engloba tudo o que faz parte do universo do colaborador, isso inclui o ambiente físico da empresa, o tecnológico e, principalmente, o cultural. Focado em rastrear como os colaboradores pensam, observam e sentem durante cada parte da jornada em sua empresa.

Essa atenção deve ser dada desde o primeiro contato, durante o processo seletivo, até o momento do seu desligamento.

Utilizar o Employee Experience como estratégia de gestão é um diferencial competitivo. Afinal, administrar é utilizar o mais eficiente possível dos recursos disponíveis para progredir, sendo as pessoas o recurso essencial para qualquer organização.

Podemos citar alguns exemplos de Employee Experience:

  • Ações de engajamento de pessoas;
  • Políticas de trabalho mais flexíveis;
  • Fornecimento de equipamentos de qualidade;
  • Investimento em um pacote de benefícios atrativo.

A importância do Employee Experience

Não são apenas as boas ações de marketing e vendas que asseguram um resultado de excelência para uma organização. O engajamento do time é fator determinante para o crescimento do seu negócio.

Ter colaboradores engajados, satisfeitos, que possuem um sentimento de pertencimento com a empresa e se sentem confortáveis no ambiente de trabalho torna muito mais fácil conduzir processos e cumprir metas estabelecidas.

A organização terá benefícios a longo prazo, como a redução do turnover, promoção do employer branding, impacto positivo na satisfação do cliente, entre outros.

O Employee Experience também é um dos componentes essenciais para trabalhar a reputação da empresa.

Com isso, o time de RH da Nasajon está sempre em busca de melhorar o bem-estar dos colaboradores e aproximá-los, ainda mais, de seus gestores. Algumas ações internas são realizadas, valorizando cada funcionário:

  • Café com RH On-line;
  • Papo com a Diretoria;
  • Festa Junina, Dia das Mães e Dia dos Pais;
  • Palestras do Zenklub (plataforma de terapia online) investindo em gestão de saúde emocional.

“A Nasajon é GPTW porque sabe ouvir seus colaboradores e tem uma equipe de RH que se esforça de fato para proporcionar um ambiente mais leve e descontraído aos funcionários. Além da política de Boa Gente Boa, que é um diferencial nas contratações”, relata a Analista de Conteúdo, Vitória Brandão.

Essas são algumas formas de aplicação do Employee Experience dentro da Nasajon, mostrando, mais uma vez, o porquê de ser, há anos, um Lugar Incrível para se Trabalhar (prêmio GPTW).

Por Julia Cavalcante


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