Blog

ERP em nuvem: conheça as vantagens

Compartilhe

A tecnologia de computação em nuvem é aplicada para garantir mais segurança e eficiência ao ERP.
A tecnologia de computação em nuvem é aplicada para garantir mais segurança e eficiência ao ERP.

Grandes empresas como, Yahoo, Ebay e JBS, sofreram com ataques hackers nos últimos anos. Porém, não são apenas as companhias de maior porte que estão sujeitas a ciberataques, e eles estão aumentando. Uma pesquisa da Check Point Software indica um aumento de ataques hackers de 37% no Brasil em 2022. O que reforça a demanda pela segurança de dados empresariais, e atualmente a melhor solução para isso é um ERP (sistema de gestão empresarial) em nuvem.

Em entrevista ao Canaltech, o gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil, Fernando Falchi, destaca que existe um volume maior de ciberataques no Brasil do que no restante do mundo por conta da falta de investimento em segurança nas empresas.

A computação em nuvem, também chamada de Cloud Computing, é a protagonista quando falamos de segurança de dados e ataques ransomware, principalmente com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que assegura e aplica multas em caso de vazamentos de informações.

Com os dados da sua empresa hospedados em um ambiente on-line, existe o comprometimento do provedor da nuvem em manter seus dados seguros. Assim, os riscos são minimizados e os impactos são baixos, caso ocorra ataques virtuais.

Para escolher um servidor em nuvem confiável para a empresa, é preciso verificar a confiabilidade do provedor e do servidor. Na Nasajon, por exemplo, o provedor de nuvem é a Sky.One, que hospeda nossos servidores na Amazon AWS e na Oracle, empresas de renome no setor de segurança de dados.

O que é ERP em nuvem?

ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta de gestão empresarial, que integra todas as áreas da empresa, produzindo relatórios gerenciais, otimizando tarefas e facilitando a tomada de decisão pelos dirigentes da companhia.

Assim, o ERP em nuvem armazena dados de maneira segura na web, permitindo que os usuários tenham acesso de qualquer dispositivo e a qualquer hora, dentro ou fora da empresa, desde que haja internet.

Quais setores podem se beneficiar do ERP na nuvem

Várias categorias, como prestação de serviços, indústria, varejo, logística e locação, se destacam no uso da ferramenta. Porém, qualquer negócio, independentemente da área de atuação e tamanho, pode se tirar proveito dessa tecnologia de gestão. Afinal, todo o empreendimento tem seus processos e se beneficiará otimizando eles.

Vantagens do ERP em nuvem

Segurança

Toda a segurança do ERP na nuvem fica a cargo do provedor contratado, ao invés de funcionários de TI e de infraestrutura. Assim, não é necessário investir tempo e dinheiro em atualizações, backups constantes e políticas contra ataques virtuais. O provedor de nuvem faz isso para você.

Dessa forma, esse modelo de armazenamento diminui a chance de multa por vazamento de dados de clientes e praticamente elimina o risco de interrupção das operações. Além disso, o recurso remoto acaba com o perigo de perder dados por queda de energia e aquecimento excessivo das máquinas, o que pode ocorrer no servidor local.

Facilita o home office

O usuário pode acessar o ERP em nuvem de qualquer lugar com internet. Então, ele facilita a operação de empresas que trabalham de forma híbrida ou remota. O que é uma tendência no mercado atual: segundo um relatório da Deloitte, 80% das empresas no mundo aplica alguma forma de trabalho à distância.

Redução de custos

Por ter uma implantação ágil e não exigir manutenções periódicas, que são responsabilidade do provedor, o sistema na nuvem reduz custos para as organizações. É o que aponta o levantamento “Os benefícios estratégicos e econômicos do cloud computing”, produzido pela consultora Computer Economics.

Segundo o estudo, as empresas que utilizam nuvem atingem uma economia média de 15% nas operações de TI. Por outro lado, a empresa também diminui despesas com impressão e gestão de materiais físicos.

Acesso facilitado

Qualquer ferramenta de gestão empresarial tem o objetivo de centralizar as informações do empreendimento. No entanto, com a hospedagem remota, o gestor pode acessar dados para tomar decisões em qualquer lugar.

Escalabilidade

A nuvem também facilita a escalabilidade da empresa. Isso porque, quando ela precisa aumentar o armazenamento, o dono do negócio pode comprar mais espaço na nuvem. Dessa forma, o crescimento não demanda mais infraestrutura interna.

Agilidade

Com o banco de dados único, tudo acontece com mais velocidade. Ou seja, não é necessário conciliar duas fontes de dados. Além disso, as informações vêm de um só lugar, elas não precisam ser checadas. Isso garante a otimização de processos sem retrabalho e reforça a segurança da informação.

Produtividade maior

No ERP em nuvem, a companhia ganha mais integração, velocidade no preenchimento de formulários e planilhas, comunicação e diminui insumos, gerando maior rentabilidade. Esse ponto é reforçado por uma análise da Dell, que destaca um crescimento até 53% maior de receita nas empresas que investem em nuvem e big data, em comparação às organizações que não utilizam essas tecnologias.

Implantação de ERP em nuvem

O processo de implantação de um ERP costuma levar alguns meses, mas com o ERP Nasajon o cliente só precisa interromper o trabalho totalmente por alguns dias. Confira as etapas do nosso método de implantação:

  • 1ª – Reunião inicial com o cliente para alinhar expectativas, próximos passos e organização do trabalho;
  • 2ª – Levantamento e validação de processos. Assim, a equipe de implantação deve entender como a empresa funciona. Dessa forma, os profissionais da Nasajon adaptam os processos para o novo sistema de gestão e podem sugerir melhorias nos processos originais; 
  • 3ª – Configuração dos sistemas com base nos passos 1 e 2. Para isso, os profissionais de implantação trabalham com um usuário-chave (representante da empresa contratante), migrando as informações para a nova ferramenta e configurando a apresentação dos dados;
  • 4ª – Treinamento dos colaboradores do cliente que vão utilizar o ERP;
  • 5ª – O novo sistema é colocado para funcionar no servidor do contratante ou em nuvem;
  • 6ª – Apenas nessa etapa o trabalho será interrompido. Mas antes, são definidos os dias mais adequados para implantar o ERP segundo a agenda do cliente.

ERP Nasajon em nuvem: referência em segurança e qualidade

Com o nosso serviço de gestão empresarial, atendemos clientes como O Boticário, Richemont e MN Tecidos. O ERP Nasajon otimiza processos e soluciona tarefas mecânicas, que possuem grande propensão de erro humano, de forma automatizada. Assim, os colaboradores podem se dedicar a demandas de alto valor agregado, aumentando a produtividade.

A ferramenta oferece recursos para gestão contábil, financeira, RH, controle de serviços, atendimento, bem como produção, compras, integração com e-commerce, entre outros.

Nem toda a empresa precisa de todas essas funções, por isso as ferramentas do ERP Nasajon podem ser contratadas separadamente conforme a demanda de cada empreendimento.

Nossa solução de gestão também se destaca pela segurança. Confira alguns benefícios nesse sentido:

  • Sistema PostgreSQL, que suporta grandes volumes de informação com estabilidade e segurança.
  • Assinaturas digitais, para evitar fraudes;
  • Exigência de senha forte para configurar o acesso;
  • Criptografia para dados em trânsito;
  • Isolamento do ambiente por meio de Firewalls e Grupos de Segurança;
  • Realização permanentemente de testes de vulnerabilidade;
  • Aplicação de atualizações de segurança;
  • Políticas estritas de manipulação de senhas e acesso ao sistema de clientes;
  • Política de monitoração e notificação de incidentes.

Ainda mais, você conta com o apoio de uma equipe própria dedicada exclusivamente para implantar o ERP na sua empresa. Mais de 94% dos clientes estão satisfeitos com o suporte oferecido pela Nasajon. Além disso, ele é um ERP fácil de usar: a interface dos sistemas é projetada para ser intuitiva e os usuários aprendem com rapidez.

Veja mais sobre como o ERP Nasajon pode ajudar o seu negócio!

Por Antônio Zappa


Compartilhe