Blog

ERP em Nuvem e ERP Local: qual é a diferença?

Compartilhe

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) tem como objetivo controlar, automatizar e armazenar dados de todos os processos, isto é, uma empresa que possui um ERP implantado possui um fluxo valioso de informações trabalhando de maneira integrada, gerando benefícios para a gestão estratégica e tomada de decisão.

Não há dúvidas de que o ERP tem uma grande importância no cenário empresarial. Além de integrar processos e dados de diversos setores, o ERP pode ser usado em um servidor local ou em nuvem.

Neste artigo, você vai descobrir a diferença entre os modelos de contratação, suas características e vantagens.

 

ERP Local: o que é?

O nome ERP Local (ou On Premise) se dá devido a instalação do sistema ocorrer em hardwares dentro da organização, necessitando de uma infraestrutura física para operarem. O acesso ao banco de dados fica restrito aos colaboradores que estão presentes no local, sem que haja necessidade de conexão a internet para realizar o acesso.

Sendo assim, as funcionalidades de um ERP On Premise não são dependentes de conexão com a internet para uso, o que pode ser uma vantagem para algumas empresas, mas tarefas como importação e armazenamento de NFs pelo setor Financeiro ou geração do sped fiscal pela Contabilidade continuam dependentes de conexão com a rede.

O armazenamento dos dados internamente demanda um maior esforço da equipe de TI, já que operações como atualizações, backups e suporte a redes e equipamentos físicos deverão ser realizada por eles. Em caso de falhas, ter uma equipe interna para resolução pode ser uma vantagem já que acioná-los se torna uma tarefa mais fácil.

Na questão financeira, além do investimento no ERP, os custos iniciais para instalação do software on premise acabam sendo maiores, uma vez que será necessário investir em equipamentos para operação e na contratação de profissionais capacitados para a administração. No que se refere a custos mensais, o ERP local tem um custo relativamente mais baixo, já que não é necessário a contratação de licenças.

 

ERP na nuvem: esse é realmente o futuro?

O cloud computing ou computação em nuvem é uma tecnologia que, além de armazenar dados de maneira segura na web, permite que o usuário tenha acesso de qualquer dispositivo e a qualquer hora, desde que haja um link de conexão estável com a internet.

Uma das grandes vantagens de ter o ERP em nuvem é a sua mobilidade. Por exemplo, se você tem acesso ao internet banking, plataformas de streaming e de notícias, certamente terá acesso aos seus dados em nuvem.

Todos esses serviços fazem parte do cloud computing e isso nos leva a mais uma vantagem: a segurança. Com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a segurança de dados se tornou prioridade nas organizações. Segundo o estudo realizado pelo gerente de pesquisa e consultoria para o segmento Enterprise da IDC Brasil, Luciano Ramos, 60% das organizações terão como pauta estratégica a LGPD e 2/3 das empresas estarão em adequação ao longo do ano de 2020.

Leia também: Ransomware – Como evitar o sequestro de dados.

Além disso, um motivador muito importante para a contratação ou migração do ERP para a nuvem é a redução de gastos. Você não precisa investir em equipamentos e infraestrutura para ter seus dados na nuvem e o modelo de contratação é por licenças de uso. Segundo uma pesquisa realizada pelo Computer Economics, as organizações que utilizam o cloud computing têm uma economia de mais de 15% em seu orçamento.

 

E agora? Como escolher entre ERP em nuvem e ERP local?

Os sistemas em nuvem tem ganhado bastante relevância e devem manter sua importância no futuro devido à transformação digital em que vivemos hoje. Um estudo publicado pela Dell mostra que empresas que utilizam a nuvem para armazenamento de dados crescem 53% mais rápido que organizações que ainda utilizam servidores locais.

Com a pandemia do coronavírus, 80% dos empresários brasileiros aprovaram a ideia de adotar o modelo de teletrabalho como opção temporária ou definitiva para suas organizações. Essa mudança se dá por causa do processamento de dados em nuvem, que permite que colaboradores de organizações de todos os tipos e tamanhos possam trabalhar remotamente.

A Nasajon Sistemas é uma das empresas que adotaram o home-office como modelo de trabalho definitivo, dando autonomia para seus colaboradores trabalharem de qualquer lugar e dando oportunidades de recolocação para profissionais de todo o Brasil.

Leia também: A Nasajon agora é homeoffice e espaço de coworking!

Que tal conhecer um pouco mais sobre o ERP local e em nuvem com a nossa equipe comercial? Clique aqui e solicite uma demonstração personalizada.

Por Felipe Santos.


Compartilhe