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Inteligência emocional: 4 dicas para desenvolver no ambiente de trabalho

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A inteligência emocional é o gerenciamento de emoções que nos faz lidar de forma mais assertiva com os acontecimentos e desafios que surgem no nosso cotidiano.

Sendo assim, quanto mais aprimoramos a inteligência emocional, maior é a possibilidade de lidar com o impacto das circunstâncias do dia a dia e, principalmente, do ambiente corporativo. 

Segundo as pesquisas e testes realizados pela PageGroup, 42,9% das habilidades comportamentais mais valorizadas são ligadas à inteligência emocional.

Neste artigo, vamos entender melhor sobre a inteligência emocional, a sua importância no trabalho e dicas de como desenvolvê-la. Confira!

Desenvolva essa habilidade para o ambiente de trabalho

A importância da inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional é a maior responsável pelas conquistas de diversas pessoas.

Desse modo, não poderia ser diferente no mundo corporativo, pois o ambiente torna ainda mais importante e difícil lidar com decisões, conflitos e relacionamentos.

Consequentemente, a inteligência emocional é essencial para manter a organização da equipe, a liderança e a capacidade de tomada de decisões.

Nesse sentido, é necessário ter empatia com o próximo e gerir as emoções para que elas não tomem conta a ponto de ser incapaz de controlar o comportamento e provocar certos prejuízos.

Além disso, quando o indivíduo não sabe dosar as emoções é um grande dano para a organização e para a equipe. 

Portanto, quando esse aspecto é bem aplicado, pode interferir e trazer ótimos efeitos no ambiente corporativo e pessoal. 

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

No ambiente corporativo, pode-se desenvolver a inteligência emocional implementando ações institucionais dentro da cultura da empresa.

Por esse motivo, é importante que as empresas tratarem sobre o assunto com psicólogos, oferecendo palestras, diálogos e ajuda. 

Além disso, também pode ser desenvolvida de forma pessoal, pelo próprio colaborador, buscando entender mais sobre este assunto. 

Em vista disso, quanto mais cedo você aprimorar sua inteligência emocional, mais saberá lidar com os acontecimentos da sua rotina de trabalho, se relacionar com outros colaboradores e conduzir suas emoções da melhor forma.

Tudo isso também é observado pelos gestores que, em um momento oportuno, reconheçam o indivíduo pelo seu comportamento.

Então, se você ainda não é uma pessoa capaz de controlar as emoções e reações, confira como é possível desenvolver esse aspecto no ambiente de trabalho.

1. Comportamento e reações:

O primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional é ter atenção quando nos deparamos com um misto de sentimentos bons e ruins, e como reagimos a tudo isso. 

Dessa maneira, é importante observar como as emoções e reações resultam sobre a própria vida, sobre as pessoas e no ambiente de trabalho.

Por isso, é essencial avaliar qualquer conduta e comportamento que fez com que agisse de determinada forma e procurar oportunidades de melhorias. 

Cuide da sua impulsividade, tente não reagir de forma exaltada e pense antes de agir ou falar para que não pese nas suas atitudes. 

2. Autoconhecimento e autoconfiança:

A inteligência emocional vai além de só analisar os comportamentos, é preciso se conhecer bem.

Por essa razão, o autoconhecimento tem a função de ajudar a aprimorar a autoconfiança, descobrir seus pontos fortes e fracos, e além disso, enxergar o que é preciso melhorar. 

É de extrema importância reuniões de feedbacks com os gestores para saber como andam as habilidades emocionais. 

No entanto, todas as nossas emoções constroem nossas atitudes e, assim, quando entendemos sobre nossos impulsos e de onde eles vem, fica muito mais simples de lidar.

3. Desenvolva as suas prioridades:

Nesta terceira dica, é preciso aprender como separar o que é de extrema urgência do que é de menos urgente.

Dessa forma, é importante saber o que precisa vir primeiro, o que é preciso priorizar e estabelecer metas e prazos.  

4. Resiliência:

Manter o foco no que é importante no meio de diversas coisas é uma tarefa nada fácil. 

Contudo, um profissional que tem a habilidade de ser resiliente consegue absorver as inconstâncias da rotina e sempre manter o foco em suas tarefas. 

Além do mais, é uma técnica comportamental apreciada por muitas empresas e ajuda a desenvolver a inteligência emocional. 

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Por Ana Vargas.


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