Blog

Mais de 1 milhão de certificados digitais emitidos em 2010

Compartilhe

O número de certificados digitais emitidos na cadeia da Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira – ICP-Brasil teve crescimento de 384% no último ano, ultrapassando a marca de 1 milhão e 250 mil certificados digitais. Entre os motivos para a alavancagem destacam-se as iniciativas da Receita Federal, como a nota fiscal eletrônica, o SPED e a regularização de impostos junto ao Fisco.

Para se ter uma noção, basta analisar a NF-e. Iniciado em 2008, a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) atualmente conta com quase 400 mil emissores, com um volume de 1 trilhão e 800 mil notas emitidas. Além da economia de papel, há a agilidade com que o processo entre as empresas e o fisco é realizado.

Outro motivo que levou o aumento no número de certificados digitais emitidos está relacionado com a importância do uso profissional que a certificação assumiu para determinadas categorias, como por exemplo, para contadores, médicos e advogados. No caso desse último, a adoção em praticamente todo o judiciário de processos eletrônicos, com a possibilidade do tramite jurídico ser feito integralmente pelo meio virtual, foi um importante aliado da certificação digital nos último anos.

A capilaridade da ICP-Brasil, ou seja a presença de pontos de atendimento espalhados pelo território nacional, também foi significativa. Atualmente, existem 825 pontos de atendimento, distribuídos por 240 municípios.

Fonte: Convergência Digital


Compartilhe