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Metodologia 5S: saiba como aplicar a filosofia na gestão da sua empresa

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A Metodologia 5S engloba 5 princípios. São eles: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

Há mitos que afirmam que o 5S é uma metodologia aplicada no chão de fábrica. A metodologia 5S é assim chamada devido às cinco palavras japonesas chamadas SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE. O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda uma empresa para a Qualidade Total por meio da organização e da disciplina no local de trabalho.

Conheça a origem do 5S, sua metodologia, suas fases e aplicações na rotina de um negócio.

Neste artigo, você vai encontrar:

A origem da Metodologia 5S

A origem do método 5S é, realmente, industrial, criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial. Com a criação do 5S, o país buscava assegurar a qualidade dos processos e, com isso, manter a competitividade dos produtos japoneses. Atualmente, qualquer empresa, de qualquer porte, pode se beneficiar dos preceitos desta metodologia.

No entanto, o 5S é uma filosofia e não somente uma ferramenta de gestão.
A Toyota tornou-se o principal exemplo de empresa enxuta no mundo, usando uma filosofia baseada no 5S: a Lean Manufacturing. Para a Toyota, a Lean Manufacturing (“Manufatura enxuta ou esbelta”, em português) é uma filosofia de gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e competitividade. É também conhecida como Sistema Toyota de produção, que foca em reduzir sete tipos de desperdícios:

  • Superprodução;
  • Tempo de espera;
  • Transporte;
  • Excesso de processamento;
  • Inventário;
  • Movimento;
  • Defeitos.

A Lean Manufacturing também pode ser aplicada em Engenharia de sistemas computacionais, Engenharia industrial, Engenharia eletrônica/elétrica e Engenharia de software.

Fundado em 1998 como o segundo instituto a ser criado no mundo com o intuito de disseminar o Sistema Lean, o Lean Institute Brasil (LIB) atua no Brasil seguindo o exemplo do instituto norte-americano, o Lean Enterprise Institute (LEI), fundado em 1997 por James Womack. Já em Portugal, a entidade que tem forte disseminação do conceito Lean Manufacturing é a Comunidade Lean Thinking.

Os significados dos princípios da Metodologia 5S

Com a aplicação deste método no ambiente de trabalho, busca-se promover a disciplina e a segurança dos processos, o que garante muito mais qualidade e produtividade.

O método é baseado na aplicação de 5 princípios representados pelas palavras em japonês:

  • SEIRI
  • SEITON
  • SEISO
  • SEIKETSU
  • SHITSUKE

Conheça o que cada palavra revela e aprenda a colocá-las em prática:

SEIRI: Senso de Utilização

O senso de utilização engloba, principalmente, deixar no ambiente de trabalho apenas os materiais úteis, determinando quais devem ser considerados importantes e descartando ou destinando os demais materiais da maneira mais adequada.
Algumas perguntas podem ser feitas para que você consiga colocar o SEIRI em prática:

  • Nós precisamos disso?
  • O que devemos jogar fora?
  • O que guardar?
  • Onde isso pode ser útil?

É importante destacar que esta filosofia pode e deve ser aplicada não só na sua vida profissional como também em sua vida pessoal.

Se no momento de sua avaliação você não conseguir fazer estas perguntas, a orientação é separar o item e conferir em outro momento, mas não deixar de fazê-lo, ok?

Com esta simples ação, fazendo as perguntas certas, você e sua empresa podem chegar a alguns resultados muito importantes, como:

  • Melhor controle de estoque;
  • Redução de custos com itens;
  • Facilidade de limpeza do ambiente;
  • Ganho de espaço.

SEITON – Senso de Organização

Estabelecer um lugar para cada material identificando-os, disponibilizando-os e organizando-os conforme a frequência e o local de uso é o princípio da SEITON. Os materiais que são mais utilizados no dia dia devem ficar ao alcance da mão, de forma a facilitar o acesso imediato.
Para facilitar o processo, utilize locais específicos, placas, etiquetas, marcações e qualquer outra forma para sinalizar e chamar a atenção do usuário.

A pergunta que você pode fazer é : Como posso fazer para classificar isso?
Depois de feita a pergunta e iniciado o processo, você já pode pensar nos resultados que terá:

  • Maior facilidade no dia a dia em localização de ferramentas e utensílios;
  • Otimização de tempo na utilização;
  • Menor tempo de deslocamento entre os espaços para realizar suas atividades;
  • Redução de locais inseguros, pois terá uma visibilidade melhor de todo o ambiente.

SEISO: Senso de Limpeza

O princípio do SEISO é manter o ambiente de trabalho limpo e em ótimas condições operacionais. Melhor do que limpar é não sujar!
O SEISO, além de exercer a limpeza, prioriza o entendimento dos motivos que podem causar sujeira. Com isso, você pode estabelecer medidas preventivas que possam diminuir a necessidade de atividades de limpeza.
Então, vamos as perguntas que você pode fazer para si ou para a sua equipe:

  • O que está causando a sujeira do ambiente?
  • Quanto de limpeza é necessário para manter uma boa qualidade de vida no trabalho?
  • Como a limpeza contribui para a melhoria do ambiente?
  • Existe algum problema na manutenção da limpeza?

Uma dica bem legal é tirar fotos antes e depois da implementação da limpeza, pois assim você pode destacá-las como exemplo.

E quais resultados podemos alcançar?

  • Melhor conservação dos equipamentos;
  • Ambiente de trabalho saudável e limpo;
  • Redução da possibilidade de acidentes.

SEIKETSU: Senso de Normalização

Garantir a manutenção e melhoria da saúde, das condições sanitárias e do ambiente de trabalho é um dos princípios do SEIKETSU. Depois da faxina recomendada pelo SEISO, chegou a hora de padronizar os processos e compartilhar os valores e as normas de comportamento que aprendemos nos passos anteriores, tornando-os parte da cultura da empresa para garantir a conscientização sobre as melhores atitudes a serem tomadas.

Uma excelente ideia é incentivar os demais colaboradores e membros da família – caso esteja aplicando o 5S no âmbito pessoal – para traduzir as necessidades, além das normas, fixando placas, cartazes, lembretes, como uma imagem, por exemplo, do antes e depois. Você também pode usar depoimentos de quem já está aplicando a filosofia.

Na etapa do SEIKETSU, a principal finalidade é garantir que os três primeiros “S” (utilização, organização e limpeza) não se percam.

E quais resultados você terá?

  • Melhoria das marcações nas áreas comuns;
  • Facilidade de localização e identificação de objetos;
  • Melhoria nas sinalizações de segurança.

E agora o último e não mesmo importante que os demais – pois eles formam um conjunto de ações – há o SHITSUKE.

SHITSUKE: Senso de Disciplina

Comprometer-se com a aplicação das práticas do 5S e estabelecer rotinas de aplicação e supervisão faz parte do SHITSUKE. Estamos falando da “autodisciplina”.

Chegou a hora em que tudo vai depender da sua autogestão. Você precisa estar comprometido com as etapas anteriores, com o objetivo de controlar e manter a disciplina entre os colaboradores, para que todos os “S” sejam mantidos e aplicados continuamente.

Outro ponto importante para que tudo corra bem é que a ferramenta seja encarada não como dever, mas sim como uma filosofia de trabalho, pois você poderá alcançar benefícios a curto, médio e longo prazo.

Quais os benefícios da aplicação da metodologia 5S?

Com o passar do tempo, de acordo com sua aplicação, os processos se tornam mais organizados e sistematizados, pois você adquire maior facilidade para encontrar problemas, tornando as operações mais fáceis, reduzindo perda de material e otimizando tempo dos colaboradores na execução das tarefas. Dessa forma, a qualidade e a produtividade no trabalho e em casa aumentam.

Com o 5S diminui-se a necessidade de controle, tornando os processos mais previsíveis e confiáveis. Pode-se, ainda, benefícios como a diminuição do desperdício de tempo na busca por itens utilizados no ambiente de trabalho, facilitando o cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos, diminuição das falhas humanas e aumentando a confiança dos colaboradores.

Como aplicar a metodologia 5S nas empresas?

Não se engane: o trabalho não acaba no momento da sua aplicação!
Da forma como a metodologia é apresentada, pode-se entender que, por ser um roteiro de aplicação pronto, o trabalho não acaba no momento da sua aplicação.

Para que você possa aplicar adequadamente a metodologia 5S na sua empresa, siga o passo a passo:

  • Criação da comissão: junte colaboradores treinados que possam oferecer capacitação e possam mostrar aos outros colaboradores a importância do novo processo, fazendo com que eles se tornem multiplicadores.
  • Avaliação de pontos críticos: a comissão deverá listar os principais problemas da empresa, sempre com base nos preceitos da metodologia do 5S.
  • Implantação dos sensos: neste momento todos os colaboradores precisam estar envolvidos, não somente os participantes da comissão de implantação. Os sensos devem ser implantados um a um, na ordem em que foram apresentados.
  • Adoção de avaliações: após implantação é importante que sejam feitas avaliações periódicas para acompanhar se cada um dos 5S continua sendo praticado. Esta avaliação pode ser bem simples. Um exemplo é fazer com que cada colaborador faça uma reflexão dos seus hábitos.

Quais são os pontos principais do programa 5S?

  • Eliminar: desperdício, custo extra, cansaço em excesso, problemas de saúde e falta de produtividade.
  • Que serão completadas com a: excelência no atendimento, qualidade dos serviços e produtos, imagem da empresa, eficiência e eficácia nas tarefas.
  • Desenvolvimento de um planejamento sistemático, permitindo de imediato: maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários.

O segredo é ter sempre em mente que os 5S formam uma filosofia e não uma simples ferramenta de gestão!

O programa tem como propósito melhorar a eficiência por meio da destinação adequada de materiais, podendo assim ajudar sua empresa a avançar vários passos em direção à qualidade total.

A metodologia 5S, quando compreendida por toda a empresa como uma oportunidade de adotar um estilo de trabalho e de vida mais produtivo e organizado, pode garantir melhorias na competitividade organizacional.


Por Micheli Moreira.


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