Blog

Micro e pequenas empresas representam mais de 50% dos empregos formalizados no Brasil

Compartilhe

MPEsUm estudo realizado pelo Sebrae aponta que as micro e pequenas empresas representam mais da metade dos empregos formais criados entre 2000 e 2008. Durante o período foram abertas mais de 9 milhões de vagas, sendo que 4,86 milhões ficaram concentradas nas pequenas empresas. A pesquisa Anuário do Trabalho, divulgada na última terça-feira, dia 31, foi feita em parceria com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Além de empregar mais da metade da mão de obra do país, as micro e pequenas empresas estão cada vez mais espalhadas pelo país, deixando de se concentrarem apenas nas capitais. 69,7% das microempresas estão situadas no interior, enquanto esse número é de 61,3% no caso das pequenas. Incluindo as médias e grandes empresas, 69,1% dos estabelecimentos fogem das grandes cidades.

O trabalho mostra ainda que o crescimento dos postos de trabalho foi acompanhado pelo aumento no número de estabelecimentos. No caso das microempresas, a ampliação foi de 3,8% ao ano, enquanto nas pequenas empresas o crescimento anual foi de 6,2%.

Segundo o Dieese, a pesquisa tem como base as estatísticas da Rais, publicadas no Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2009. Os cálculos têm como referência a base de dados produzida a partir dos critérios do Sebrae para definição de porte e exclusão de classes de atividades, especialmente para o setor de serviços.

Fonte: R7 (via Contabilidade na TV)


Compartilhe