Blog

Mudanças constantes na legislação geram custos para empresas

Compartilhe

Uma das características mais marcantes da legislação tributária brasileira é a inconstância. Para estarem em dia com as leis, os contribuintes precisam estar sempre atentos às alterações promovidas pelo Fisco. Quando falamos de um ambiente corporativo, onde as exigências da legislação são muito mais complexas e demandam dados de diversas origens, a presença de profissionais voltados exclusivamente para o assunto torna-se fundamental.

Segundo levantamento realizado pela consultoria Fiscosoft e publicado pela Folha de São Paulo, aproximadamente 40% das empresas brasileiras demandam mais de cinco profissionais para acompanhar as constantes mudanças na legislação tributária.

O estudo abordou mais de 440 organizações. Segundo a pesquisa, em cerca de 45% das empresas pesquisadas, mais de 30 horas são investidas todos os meses para assuntos relacionados à legislação tributária. Além disso, quase 50% dessas empresas precisam investir em serviços de assessorias externas.

O estudo mostra ainda que, mesmo com todo o investimento em treinamento de pessoal e recursos externos, as mudanças frequentes ainda geram problemas durante o processo de atualização. Devido a isso, em muitos casos, esses problemas culminam em um recolhimento maior de tributo, gerando prejuízo para a empresa.

O ICMS é apontado na pesquisa como o tributo que mais gera problemas para os contribuintes. Em segundo lugar vem a contribuição para o PIS/Cofins. Como o ICMS é estadual, as legislações são distintas e é necessário conhecer todos os locais onde a empresa opera.


Compartilhe