Blog

#NasajonNaMídia – 5 super dicas sobre ECF

Compartilhe

No dia 30, encerra-se o prazo de adequação das empresas à Escrituração Contábil Fiscal (ECF), que é a próxima etapa de implantação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Como ocorre nas mudanças tributárias, estão surgindo muitas dúvidas e inseguranças.

A Nasajon Sistemas, especialista em softwares de gestão e contabilidade, está ainda mais atenta e disponível para ajudar seus clientes durante esse período que antecede a entrega da ECF. Todos os funcionários do Suporte receberam treinamento específico e a equipe de atendimento foi reforçada em 10%. Estima-se que pela demanda, será necessário fazer um esquema de plantão assim como na entrega da ECD.

O Departamento de Suporte da Nasajon Sistemas listou as principais dúvidas. O que acha de uma matéria falando dessas questões?

1 – Empresas que não foram obrigadas a entregar a ECD (Escrituração Contábil Digital) – outro subprojeto do SPED – e agora precisam entregar a ECF.

Elas devem informar no registro da ECF que eles são do regime de escrituração do tipo L (através de livro caixa);

2 – Companhias inscritas no regime de lucro real não sabem preencher o e-lalur (versão digital do livro de apuração do lucro real).

As questões são de caráter contábil mesmo, elas não sabem como preencher os dados agora que são obrigatórios;

3 – Pessoas Jurídicas com situações especiais como fusões, aquisições, e outras, ocorridas no ano-calendário 2014 devem entregar a DIPJ, pois a ECF desse ano não aceita.

Para os anos posteriores, deverão aguardar a publicação das tabelas para o novo período;

4 – Muitas dúvidas de preenchimento por conta do layout da ECF. São muitas fichas para preencher e o tema ainda é novo.

As empresas que estão fazendo sem auxílio de um software e assessoria, ou seja, diretamente no validador da Receita Federal, provavelmente estão perdendo mais tempo;

5 – Juntar o arquivo já entregue da ECD com a ECF. Na etapa anterior, o layout da ECD sofreu algumas mudanças e agora na hora da recuperação desse arquivo as companhias estão se deparando com erros cometidos antes do layout final.

Algumas precisam até fazer uma retificação do ECD.

As informações são do Jornal Contábil.


Compartilhe