Blog

Novembro Azul: o impacto da campanha no ambiente corporativo

Compartilhe

Conscientização e propagação da saúde masculina.

O Novembro Azul é uma campanha muito importante e que vem se tornando cada vez mais evidente, principalmente, quando nos deparamos com ações em redes sociais, campanhas corporativas, palestras e reportagens de especialistas sobre este assunto, com o intuito de conscientizar a propagação da saúde do homem, sempre na tentativa de vencer barreiras culturais. Afinal, esse tema ainda é cercado por muitos tabus e os seus dados são alarmantes. Mas você sabe a história e o impacto da ação na prevenção ao câncer de próstata? 

Surgimento do Novembro Azul

Tendo como símbolos o laço azul e o bigode, o movimento surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir de uma iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Inspirados pela campanha da mãe de uma colega, que na época levantava fundos para o combate ao câncer de mama, os dois tiveram a ideia de associar o bigode à conscientização da saúde masculina. Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, já que, no dia 17 deste mesmo mês, se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Com o passar dos anos, a campanha atraiu cada vez mais colaboradores e se espalhou para diversos países, passando a ser conhecida como No-Shave November (Novembro sem Barbear). 

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o propósito de quebrar tabus relacionados aos cuidados da saúde masculina. Em 2008, criou-se a campanha “Um Toque, Um Drible”, promovendo uma mudança de paradigmas em relação à ida ao médico para realização de preventivos e, nos anos seguintes, superou todas as expectativas, sendo um marco norteador no país.  

Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos e os riscos aumentam com o avanço da idade. Porém, mesmo fora da idade de risco, é necessário a realização dos exames.

São 66 mil novos casos, dos quais 15 mil acabam em óbito, conforme os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2020. Por outro lado, o aumento dos números pode ser justificado pela evolução dos métodos de diagnóstico e melhorias na qualidade dos sistemas de informação. Sendo assim, é de extrema importância a realização do exame de toque retal e de PSA para detecção precoce da doença. 

Segundo os relatos disponibilizados pelo SUS, houve uma queda nos diagnósticos em 2020 por conta da pandemia. Especialistas alertam que é preciso retomar os cuidados, exames e procedimentos laboratoriais antes do término da pandemia do COVID-19, para que seja possível obter um diagnóstico precoce. 

O ambiente corporativo possui um grande papel nesse processo. As campanhas no ambiente de trabalho causam grande impacto e incentivo aos colaboradores com os cuidados necessários de prevenção. 

Conheça ONGs que trabalham na luta contra o câncer de próstata

No Brasil, existem diversas ONGs que promovem a conscientização do diagnóstico precoce, ajuda no cuidado da saúde dos homens, acesso gratuito ao exame de qualidade e tratamentos psicológicos. Pensando nisso, separamos 3 organizações para você conhecer e se aprofundar neste assunto.

Câncer Próstata – MOLACAP: 

MOLACAP é uma organização que atende alguns países da América Latinha, incluindo o Brasil. Ajuda homens e familiares a melhorar a qualidade de vida em diagnósticos precoces e tratamentos psicológicos. 

Instituto Vencer o Câncer:

Tem como objetivo apoiar e acolher pacientes e familiares diante do diagnóstico e tratamento do câncer, oferecendo qualidade nos exames e informações relacionadas a prevenção, alimentação, atividades físicas e, principalmente, o incentivo a buscar uma boa qualidade de vida.  

Instituto Lado a Lado da Vida:

É uma organização que se dedica às causas da mortalidade do câncer de próstata, além de intensivo trabalho relacionado à saúde do homem.

É de extrema importância a realização de exames preventivos anualmente. Os principais sintomas da doença são: fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. Fique atento e não deixe de realizar o seu! Compartilhe essa informação e ajude a causa. 

Por Ana Vargas


Compartilhe