Blog

O que define uma Startup?

Compartilhe

O termo foi criado para designar empresas de tecnologia iniciantes, mas seu uso foi tão banalizado que despertou um debate sobre seu significado exato. E sobre quando uma empresa deixa de ser startup. Para Steve Blank, empreendedor do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e autor do livro Startup: Manual do Empreendedor (Ed. Alta Books), uma startup é uma organização formada para procurar um modelo de negócios escalável e que possa ser repetido. Isso significa aumentar a receita sem elevar custos na mesma proporção.

Por isso, ser ou não uma startup não está relacionado, por exemplo, ao tamanho da empresa, mas ao momento em que ela está. “A empresa é temporariamente uma startup. O objetivo é que ela deixe essa fase quando descobrir um modelo de negócios”, diz Pedro Waengertner, presidente-executivo da Aceleratech, que ajuda empresas iniciantes a conseguir financiamentos.

Essa definição precisa não aplica à gigante Xiaomi, por exemplo, que é o terceiro maior nome do lucrativo mercado de smartphone e é tratada por startup. “Os produtos do Google são startups, dentro das unidades de negócio da empresa. O serviço fica em beta, recolhe o feedback dos usuários e só depois é lançado oficialmente”, completa Marcos Oliveira.

Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.

As informações são do Jornal do Commercio Online NE e Exame.com


Compartilhe