Blog

O que você deve saber na hora de adquirir um sistema ERP

Compartilhe

Nos dias de hoje, uma empresa que pretende crescer e alcançar índices significantes de produtividade precisa necessariamente investir em ferramentas que trazem mais agilidade aos seus processos internos. A melhor forma de alcançar esse objetivo é a utilização de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial). Trata-se de um conjunto de sistemas que integram todos os departamentos de uma organização (finanças, contabilidade, departamento de pessoal, recursos humanos, vendas, compras entre outros).

A Nasajon oferece o  Integratto, que possui opções de integração de acordo com a necessidade da empresa. O cliente pode escolher entre o Integratto Contábil (contabilidade, folha de pagamento e escrita fiscal), o Integratto Finanças (contabilidade, folha de pagamento, escrita fiscal e gestão financeira) e o Integratto Empresa (contabilidade, folha de pagamento, escrita fiscal e gestão administrativa e financeira).

 

Abaixo listamos alguns pontos importantes que você deve saber sobre os sistemas ERP. Aproveite!

Vantagens

Com a integração total dos dados fornecidos pelos diversos departamentos da empresa, o sistema ERP traz mais confiabilidade para as informações, já que não houve o retrabalho de digitação desses dados, que costumam gerar erros.

A utilização de um sistema ERP permite aos gestores entenderem melhor os processos e planejarem as ações da empresa, com base em informações de todos os departamentos, agrupadas de forma organizada em relatórios gerenciais.

Além disso, os sistemas ERP geram uma redução de custos, já que diminui a utilização de papel, otimiza os processos internos e evita o retrabalho.

Cuidados

Para ter certeza de que os resultados da aquisição de um sistema ERP sejam os esperados, é preciso que o empresário invista também na capacitação de seus funcionários. É necessária também, antes da escolha do software, a plena compreenção da real necessidade da empresa. Outro ponto importante é o investimento em infra-estrutura para receber o sistema ERP. É preciso um servidor com capacidade de suportar a carga de trabalho de um ERP.

É muito importante também que o fornecedor do software esteja em dia com as mudanças na legislação. Qualquer alteração nas leis, que afetem os processos da empresa, devem ser passadas para o sistema.

Outro ponto que deve ser levador em consideração no momento da aquisição do sistema é o suporte técnico oferecido pelo fornecedor do software. O processo de implantação de um ERP é  complexo e exige que fornecedor e cliente estejam em plena sintonia. Uma equipe de suporte qualificada, que entenda as necessidades do cliente, faz toda diferença.


Compartilhe