Blog

O que você perde ou ganha ao declarar o IR na última hora

Compartilhe

O prazo para entregar a Declaração de Ajuste Anual 2015 termina no dia 30 de abril, mas quem se antecipar terá prioridade no recebimento da restituição. Se você pagou mais imposto do que deveria ao leão em 2014, terá direito a receber a restituição desse tributo excedente, que será entregue em sete lotes ao longo deste ano.

Os lotes sempre são marcados para o 1º dia útil da segunda quinzena do mês, sendo que o primeiro lote deste ano será no dia 15 de junho e o sétimo, apenas no dia 15 de dezembro, conforme a tabela a seguir:

 

Quem declara na última hora também tem vantagem

Caso você não tenha pressa, receber a restituição mais tarde também pode ter suas vantagens. Já que o dinheiro retido pela Receita é corrigido pela Selic até ser devolvido ao contribuinte. Como a taxa básica de juros está em 12,75% ao ano, quem recebe o dinheiro apenas no final do ano terá um rendimento maior do que alguém que receber o dinheiro antes e aplicar na poupança, que atualmente está rendendo cerca de 6,93% ao ano. (Boa dica, né?) Deixar a declaração para o último dia, portanto, pode até ser uma boa estratégia de investimento, além de ser um bom plano para manter o valor poupado e conseguir contornar as tradicionais despesas da virada do ano, como matrículas, impostos, viagens e comemorações.

Para quem tem imposto a pagar não faz diferença declarar antes ou depois

Já que a data de entrega da declaração não fará diferença, quem não tem dinheiro a receber será obrigado a quitar o imposto devido até o dia 30 de abril. Há duas formas: cota única ou até oito parcelas, seja a declaração entregue agora ou no dia 30 de abril.

O que define se você terá imposto a pagar ou a restituir

Ao informar todos os rendimentos e ganhos de capital e descontar dessa soma as despesas passíveis de dedução, o contribuinte é enquadrado em uma das alíquotas do Imposto de Renda. Quanto mais diversificadas forem as fontes, maior será a chance de haver imposto a pagar, e não a restituir.

Fonte: exame.abril.com.br


Compartilhe