Neste mês de outubro, é cada vez mais comum depararmos com o tema “Outubro Rosa” em postagens nas redes sociais, campanhas em empresas, reportagens com especialistas sobre o assunto, além dos tradicionais símbolos na cor rosa, como laços, broches e blusas. Mas você sabe a história e importância da ação de prevenção ao câncer de mama? Continue com a gente! Vamos explicar a origem da campanha.
O movimento de conscientização do câncer de mama teve início na cidade de Nova York (EUA), em 1990, na conhecida “Corrida pela Cura”. O objetivo principal era arrecadar fundos para a pesquisa da Fundação Susan G. Komen Breast Cancer. Durante o evento, foram distribuídos laços rosas para os corredores e participantes. De lá pra cá, o laço rosa virou emblema da luta contra o câncer de mama. Entretanto, a campanha só foi aprovada pelo Congresso Americano em 1997, logo, o mês de outubro passou a ser reconhecido mundialmente como o mês de prevenção da doença.
No Brasil, esse tipo de câncer ocupa o primeiro lugar em número de casos em relação aos demais. São cerca de 66 mil mulheres, das quais 18 mil acabam morrendo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por outro lado, o diagnóstico dos casos descobertos em estágio inicial tem 95% de chances de cura. Por isso, se faz necessário a realização do autoexame, mamografias e ultrassons para uma detecção precoce da doença.
“Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos da doença no Brasil, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres” , INCA, 2020.
A primeira ação brasileira ocorreu no ano de 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. No evento, o Obelisco foi iluminado com luzes rosas. Mas só a partir de 2008 que a campanha ganhou fôlego no país, resultando em um aumento significativo das mamografias realizadas durante o mês de outubro e novembro. Segundo dados do SUS compilados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), mesmo em meio à pandemia de Covid-19, houve uma grande diferença observada: em outubro foram realizados 218.508, número bem maior do que o de abril, que teve apenas 61.357 mamografias.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o aumento da incidência de câncer de mama em mulheres na faixa dos 40 anos no país, já representa 5% dos casos. Ou seja, mesmo fora da idade de rastreamento (50 a 69 anos), é importante realizar o exame anualmente.
As empresas e instituições possuem um papel fundamental nesse processo. Ao realizar campanhas no ambiente de trabalho, incentivam as colaboradoras a realizarem os exames de prevenção.
Como a Nasajon trabalha campanhas como a do Outubro Rosa para seus colaboradores
Como parte de uma ação estratégica na gestão de saúde corporativa, a Nasajon promove campanhas como a do Outubro Rosa com o objetivo de prevenir a saúde e o bem-estar de suas funcionárias e contribuir para a diminuição dos casos.
A assistente de comunicação interna, Ligia Cabral, está na sua quarta organização da campanha para o Outubro Rosa. Como parte da preparação, Ligia ressalta a importância de inserir a campanha na realidade dos colaboradores.
“Sempre procuramos levar ginecologistas e psicólogos para falar não apenas com quem pode passar, mas também com quem pode acompanhar uma pessoa que possa passar pela situação. Tiramos o foco só da mulher e começamos a ter a participação de alguns homens.” – declara.
Apesar do mês ser tomado pela causa feminina, foi indispensável incluir os homens no contexto, pois eles também podem ser vítimas do câncer de mama, além de ajudar a passar a informação adiante, já que a maioria tem esposa, filhas e mãe. Dessa forma, a rede se amplifica e se torna capaz de alcançar mais pessoas.
Além de palestras, programas de incentivo também fazem parte da campanha. Já houve ano em que as mulheres que apresentavam o seu comprovante de consulta ginecológica ou preventivo ganhavam um brinde da empresa, como forma de incentivo.
Lígia destaca que a preocupação vai além do mês de outubro, pois a doença pode vir a qualquer momento. Em 2020, a campanha se estendeu por um ano. Todas as funcionárias tiveram em suas agendas, no dia 20, um lembrete para a realização do autoexame.
A intenção do RH ao realizar campanhas desse porte é falar com cada um em sua individualidade, para que entendam que não é mais uma propaganda qualquer e sim uma ação idealizada para ela. Mostrando que a empresa se preocupa com a saúde dos funcionários.
“Eu quero virar para o colaborador e falar que a gente se preocupa com ele, que estamos lá, caso ele precise. Até mesmo se tiver alguém na família passando por algo similar, estamos aqui dispostos a ajudar e ser rede de apoio” – completa a assistente de comunicação interna.
Dentre os colaboradores da Nasajon, está a analista de gestão do conhecimento Micheli Moreira, com 7 anos de casa. Ela nos conta que conviveu com os sintomas da endometriose desde a sua adolescência, mas nunca obteve um diagnóstico. Foi por meio de uma das campanhas do RH, na qual os colaboradores indicavam seus médicos de confiança, que ela seguiu a dica de uma colega de trabalho e teve a ajuda que salvou a sua vida.
A partir dessa indicação ela pode identificar a causa do seu problema e teve a ajuda necessária de um médico especializado. A Micheli ressalta a importância das ações do RH e, sempre que pode, participa de outras ações como a do Outubro Rosa, para conscientizar outras pessoas e criar uma rede de conhecimento ainda maior.
“Quando você tem a oportunidade de divulgar que existem outras pessoas que já passaram pela mesma situação, faz com que o outro desperte e procure a ajuda necessária”, firma.
No Brasil, existem diversas ONGs que promovem a conscientização do diagnóstico precoce, ajuda na autoestima dessas mulheres como, por exemplo, o banco de perucas e acesso gratuito ao exame de qualidade. Pensando nisso, separamos 4 organizações para você conhecer e se aprofundar neste assunto.
Apoio Gama – Grupo de Apoio a Mama
O GAMA é uma associação de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que atua na prevenção ao câncer e outros agravos.
Femama
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma instituição sem fins lucrativos com o principal objetivo de reduzir os índices de câncer de mama pelo Brasil. Garantindo às mulheres mais informações sobre esta doença e acesso aos exames de qualidade e também ajuda no diagnóstico precoce e no início do tratamento.
Fundação Laço Rosa
A Fundação Laço Rosa tem como objetivo ajudar mulheres com câncer de mama e diversos projetos que impactam não somente a vida das pessoas que sofrem com esta doença, mas também quem acompanha esta luta dos pacientes. Além de toda a ajuda necessária que a fundação oferece, também disponibilizam o banco de perucas para portadores de qualquer tipo de câncer.
Amigas da Mama
A Associação através do voluntariado traz experiências de mulheres que tiveram o câncer de mama em prol de outras que precisam de apoio para enfrentar a doença.
Compartilhe essa informação e ajude a causa. É de extrema importância a realização de exames preventivos e autoexames – como o de toque. Os principais sintomas da doença são: Caroço fixo e geralmente indolor nas mamas; Mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja; Alteração dos mamilos; Formação de nódulos nas axilas ou pescoço; Saída espontânea de líquidos dos mamilos.
Por Beatriz Evangelista, Franciele Oliveira e Ana Vargas.