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Outubro Rosa: a importância da campanha no ambiente corporativo

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Movimento tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama.

Neste mês de outubro, é cada vez mais comum depararmos com o tema “Outubro Rosa” em postagens nas redes sociais, campanhas em empresas, reportagens com especialistas sobre o assunto, além dos tradicionais símbolos na cor rosa, como laços, broches e blusas. Mas você sabe a história e importância da ação de prevenção ao câncer de mama? Continue com a gente! Vamos explicar a origem da campanha. 

O movimento de conscientização do câncer de mama teve início na cidade de Nova York (EUA), em 1990, na conhecida “Corrida pela Cura”. O objetivo principal era arrecadar fundos para a pesquisa da Fundação Susan G. Komen Breast Cancer. Durante o evento, foram distribuídos laços rosas para os corredores e participantes. De lá pra cá, o laço rosa virou emblema da luta contra o câncer de mama. Entretanto, a campanha só foi aprovada pelo Congresso Americano em 1997, logo, o mês de outubro passou a ser reconhecido mundialmente como o mês de prevenção da doença. 

No Brasil, esse tipo de câncer ocupa o primeiro lugar em número de casos em relação aos demais. São cerca de 66 mil mulheres, das quais 18 mil acabam morrendo, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Por outro lado, o diagnóstico dos casos descobertos em estágio inicial tem 95% de chances de cura. Por isso, se faz necessário a realização do autoexame, mamografias e ultrassons para uma detecção precoce da doença. 

Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos da doença no Brasil, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres” , INCA, 2020.

A primeira ação brasileira ocorreu no ano de 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. No evento, o Obelisco foi iluminado com luzes rosas. Mas só a partir de 2008 que a campanha ganhou fôlego no país, resultando em um aumento significativo das mamografias realizadas durante o mês de outubro e novembro. Segundo dados do SUS compilados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), mesmo em meio à pandemia de Covid-19, houve uma grande diferença observada: em outubro foram realizados 218.508, número bem maior do que o de abril, que teve apenas 61.357 mamografias. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o aumento da incidência de câncer de mama em mulheres na faixa dos 40 anos no país, já representa 5% dos casos. Ou seja, mesmo fora da idade de rastreamento (50 a 69 anos), é importante realizar o exame anualmente. 

As empresas e instituições possuem um papel fundamental nesse processo. Ao realizar campanhas no ambiente de trabalho, incentivam as colaboradoras a realizarem os exames de prevenção. 

Como a Nasajon trabalha campanhas como a do Outubro Rosa para seus colaboradores

Como parte de uma ação estratégica na gestão de saúde corporativa, a Nasajon promove campanhas como a do Outubro Rosa com o objetivo de prevenir a saúde e o bem-estar de suas funcionárias e contribuir para a diminuição dos casos. 

A assistente de comunicação interna, Ligia Cabral, está na sua quarta organização da campanha para o Outubro Rosa. Como parte da preparação, Ligia ressalta a importância de inserir a campanha na realidade dos colaboradores.

“Sempre procuramos levar ginecologistas e psicólogos para falar não apenas com quem pode passar, mas também com quem pode acompanhar uma pessoa que possa passar pela situação. Tiramos o foco só da mulher e começamos a ter a participação de alguns homens.” – declara.  

Apesar do mês ser tomado pela causa feminina, foi indispensável incluir os homens no contexto, pois eles também podem ser vítimas do câncer de mama, além de ajudar a passar a informação adiante, já que a maioria tem esposa, filhas e mãe. Dessa forma, a rede se amplifica e se torna capaz de alcançar mais pessoas. 

Colaboradores em ação do Outubro Rosa.

Além de palestras, programas de incentivo também fazem parte da campanha. Já houve ano em que as mulheres que apresentavam o seu comprovante de consulta ginecológica ou preventivo ganhavam um brinde da empresa, como forma de incentivo. 

Lígia destaca que a preocupação vai além do mês de outubro, pois a doença pode vir a qualquer momento. Em 2020, a campanha se estendeu por um ano. Todas as funcionárias tiveram em suas agendas, no dia 20, um lembrete para a realização do autoexame. 

A intenção do RH ao realizar campanhas desse porte é falar com cada um em sua individualidade, para que entendam que não é mais uma propaganda qualquer e sim uma ação idealizada para ela. Mostrando que a empresa se preocupa com a saúde dos funcionários. 

“Eu quero virar para o colaborador e falar que a gente se preocupa com ele, que estamos lá, caso ele precise. Até mesmo se tiver alguém na família passando por algo similar, estamos aqui dispostos a ajudar e ser rede de apoio” – completa a assistente de comunicação interna.

Dentre os colaboradores da Nasajon, está a analista de gestão do conhecimento Micheli Moreira, com 7 anos de casa. Ela nos conta que conviveu com os sintomas da endometriose desde a sua adolescência, mas nunca obteve um diagnóstico. Foi por meio de uma das campanhas do RH, na qual os colaboradores indicavam seus médicos de confiança, que ela seguiu a dica de uma colega de trabalho e teve a ajuda que salvou a sua vida. 

A partir dessa indicação ela pode identificar a causa do seu problema e teve a ajuda necessária de um médico especializado. A Micheli ressalta a importância das ações do RH e, sempre que pode, participa de outras ações como a do Outubro Rosa, para conscientizar outras pessoas e criar uma rede de conhecimento ainda maior.

“Quando você tem a oportunidade de divulgar que existem outras pessoas que já passaram pela mesma situação, faz com que o outro desperte e procure a ajuda necessária”, firma. 

No Brasil, existem diversas ONGs que promovem a conscientização do diagnóstico precoce,  ajuda na autoestima dessas mulheres como, por exemplo, o banco de perucas e  acesso gratuito  ao exame de qualidade. Pensando nisso, separamos 4 organizações para você conhecer e se aprofundar neste assunto. 

Apoio Gama – Grupo de Apoio a Mama

O GAMA é uma associação de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, que atua na prevenção ao câncer e outros agravos. 

Femama

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma instituição sem fins lucrativos com o principal objetivo de reduzir os índices de câncer de mama pelo Brasil. Garantindo às mulheres mais informações sobre esta doença e acesso aos exames de qualidade e também ajuda no diagnóstico precoce e no início do tratamento. 

Fundação Laço Rosa

A Fundação Laço Rosa tem como objetivo ajudar mulheres com câncer de mama e diversos projetos que impactam não somente a vida das pessoas que sofrem com esta doença, mas também quem acompanha esta luta dos pacientes. Além de toda a ajuda necessária que a fundação oferece, também disponibilizam o banco de perucas para portadores de qualquer tipo de câncer. 

Amigas da Mama

A Associação através do voluntariado traz experiências de mulheres que tiveram o câncer de mama em prol de outras que precisam de apoio para enfrentar a doença. 

Compartilhe essa informação e ajude a causa. É de extrema importância a realização de exames preventivos e autoexames – como o de toque. Os principais sintomas da doença são: Caroço fixo e geralmente indolor nas mamas; Mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja; Alteração dos mamilos; Formação de nódulos nas axilas ou pescoço; Saída espontânea de líquidos dos mamilos.

Por Beatriz Evangelista, Franciele Oliveira e Ana Vargas.


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