Blog

People Analytics: o que é, para que serve e seus benefícios

Compartilhe

O que é o People Analytics?

People Analytics, que na tradução para o português significa análise de pessoas, é um método de gestão de pessoas baseado na coleta e análise de dados sobre os colaboradores da sua empresa. 

Essa coleta e análise de dados, organiza e diagnostica dados sobre as equipes por meio de soluções e softwares que cruzam as informações, otimiza os processos e diminui o turnover. 

Turnover: como reduzir a rotatividade em empresas de facilities

Logo, os dados quando são aplicados à gestão de pessoas, garantem uma visão mais estratégica sobre o papel de cada colaborador da empresa. 

Ben Waber, pesquisador do MIT Media Lab, diz que  “quando utilizamos dados para entender quais comportamentos no local de trabalho tornam as pessoas mais eficientes, felizes, criativas, líderes, seguidoras, pioneiras, especialistas, estamos fazendo People Analytics”.

Seu principal objetivo é melhorar a qualidade da tomada de decisão por meio de um cruzamento de informações relacionadas a cada funcionário. 

Nesse sentido, diminuir a rotatividade, reter e atrair talentos e aumentar a satisfação e produtividade dos colaboradores.

Para que serve o People Analytics?

Na prática, o método People Analytics auxilia gerentes e executivos na tomada de decisão sobre os seus funcionários nas categorias engajamento, produtividade e satisfação dos colaboradores na empresa. 

Logo, é possível reconhecer um colaborador que merece destaque, quanto identificar baixa produtividade.

Assim, o departamento de Recursos Humanos se transforma em uma área mais estratégica e com processos gerenciais mais otimizados.

Como coletar esses dados?

Agora você deve estar se perguntando de onde vem essas informações, certo?

O primeiro passo é coletar os registros dos colaboradores dentro da empresa. Exemplo: marcações de ponto, folha de pagamento, o que produziu em x período, entre outros. 

Segundo passo é colher dados sobre participação em atividades externas, resultados de análise de desempenho e até mesmo fazer uma reunião com o colaborador para saber como está sendo trabalhar na empresa, suas expectativas gerais e as críticas em relação à função exercida. 

Leia mais: Data driven: tomada de decisão por meio de dados

Todas essas informações devem ser coletadas, organizadas e analisadas com um objetivo central: a melhor tomada de decisão.

É importante destacar que não se trata do monitoramento do colaborador, mas sim, de um método para melhorar a gestão de pessoas em todos os âmbitos. 

Resultando, assim, em um ambiente de trabalho cada vez mais agradável e confortável para o colaborar performar com o que tem de melhor. 

Quais as vantagens do método?

A principal vantagem de inserir o método People Analytics na gestão de pessoas da sua empresa é que você contará com dados e informações palpáveis para a tomada de decisões.

Antes do People Analytics, os profissionais de RH tomavam decisões baseadas em intuição e experiência adquirida.

Dessa forma, o RH consegue alinhar esses dois fatores (intuição e experiência) aos dados e informações para diminuir falhas e garantir maior eficiência.

Dito tudo isso, podemos dizer que o método traz os seguintes benefícios nas principais funções do departamento de recursos humanos da sua empresa: 

Os benefícios do People Analytics:

  • Contratação de forma mais eficiente;
  • Retenção de talentos;
  • Saber as motivações dos colaboradores;
  • Acompanhar a produtividade da empresa;
  • Maior controle na gestão de pessoas;
  • Redução de custos;
  • Diminuição de erros;
  • Melhor rendimento do RH;
  • E por fim, gestão mais estratégica com base na realidade interna.

Com o método People Analytics, você irá trabalhar em cima dos dados disponíveis dos seus colaboradores e assim, melhorar os processos do departamento de RH com os seus benefícios oferecidos. 

Agora que você já sabe o que é, para que serve e seus benefícios, continue nos acompanhando para saber como implementar na sua empresa e as tendências do People Analytics.

Por Beatriz Evangelista


Compartilhe