Blog

Planeje-se em 2011

Compartilhe

As festas de final de ano chegaram ao fim e é hora de botar o pé no chão e voltar para a realidade. Todo início de ano as pessoas precisam se programar para liquidar as dívidas contraídas no período de natal e reveillon e planejar os gastos do ano que se segue.

É claro que, ao longo do ano, imprevistos acontecem, porém, com um bom planejamento as chances de algo sair fora do esperado diminuem significativamente. Um bom planejamento financeiro pessoal começa pela criação de um orçamento pessoal confiável, o que significa previsões com um satisfatório grau de precisão.

Nem sempre é fácil fazer um previsão de renda confiável, já que para muitas pessoas a renda é formada principalmente por comissões ou bônus.  Nesses casos, o melhor a fazer é trabalhar com três hipóteses de renda anual: a provável, a otimista e a pessimista. Assim, as despesas obrigatórias ficariam atreladas à previsão pessimista.  Um valor mais elevado de gastos seria realizado caso se confirmassem as previsões provável ou otimista.

A pessoa pode ter uma renda anual compatível com sua despesa. Entretanto, em determinados meses, a renda é menor do que a despesa e em outros acontece o contrário. Neste caso, é preciso que a pessoa tenha, além do orçamento, uma projeção de entradas e saídas de dinheiro, mês a mês ao longo do ano.

Com planejamento e disciplina as chances de terminar o ano com uma folga no orçamento é muito maior. Planeje-se e faça de 2011 um ano de muito lucro e realizações.


Compartilhe