Blog

RH digital: mais tempo para a sua equipe desenvolver pessoas

Compartilhe

Você sabia que, segundo a Gartner, 92% dos CEOs confirmam a necessidade de digitalização do RH? Já a Deloitte afirma que 56% das organizações estão mudando os programas de gestão do setor.

Esses dados mostram que a digitalização do RH é uma necessidade benéfica para todas as empresas. Uma prova disso é a nova Portaria 671 publicada pelo Diário Oficial da União, que atualiza e moderniza as questões trabalhistas e legislativas, incluindo os sistemas de controle de ponto eletrônico, como o Ponto da Nasajon. 

Nesse artigo, vamos explicar sobre a necessidade do RH digital e abordar os aspectos tecnológicos que estão transformando o setor. Entenda:

O setor de Recursos Humanos (RH) vem passando por diversos avanços tecnológicos nos últimos anos, com o objetivo de ser menos burocrático e mais estratégico. Porém, ainda existem empresas que resistem às mudanças digitais ou não conhecem os benefícios dela. 

Já analisou como os departamentos de RH se comportaram durante a pandemia? Como recrutar, demitir, treinar colaboradores e apurar metas neste cenário? Muitas empresas se adequaram, pois estavam digitalmente inseridas.

O que é digitalização do RH?

Basicamente, consiste na migração das tarefas do setor para o ambiente online e na implantação de soluções tecnológicas para substituir processos manuais e melhorar o desempenho da empresa.

Esse processo de digitalização envolve toda a jornada dos colaboradores: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, controle do trabalho realizado, metas e a desligamento.

Além disso, com a digitalização, é possível organizar os dados da empresa de maneira analítica. Sendo possível, assim, coletar e interpretar dados, ações e estratégias para auxiliar nas tomadas de decisões no setor. Também possibilita uma maior interação entre equipes e demais setores da empresa.

Um RH mais digital, promove a desburocratização do setor ao facilitar os processos de rotina e aumenta os níveis de produtividade. Logo, os profissionais de RH terão mais tempo para realizar outras tarefas não automatizadas do departamento.

O fato é que a digitalização do RH se estabelece de forma prática e eficiente e trouxe inúmeras vantagens para as empresas e para os contadores que necessitam o recebimento das informações de forma rápida, precisa e sem erros.

Quais são os aspectos de um RH digital?

Agora que você já sabe que o RH digital é uma migração do departamento para o ambiente online, vamos elencar algumas das características:

  • Controle de ponto eletrônico

Para que o RH tenha um controle fidedigno e sem possibilidade de fraudes, é necessário um bom sistema de ponto eletrônico, que garanta a apuração e visualização dos períodos trabalhados de cada colaborador da empresa. 

Com o avanço da tecnologia, as ferramentas de controle de ponto eletrônico se tornaram mais confiáveis e facilitaram a emissão de dados e relatórios para verificar e subsidiar conformidades com a legislação trabalhista. Um exemplo é o Ponto, sistema de controle de ponto eletrônico da Nasajon. 

  • Documentos digitais

O sistema de folha de pagamento, como o Persona, armazena as informações de forma automatizada e integrada e gera documentos digitais mais confiáveis e com menos erros.

Processos do RH, como admissão, demissão, registro de ponto, férias e gestão de benefícios, são mais práticos de acompanhar e compartilhar no formato digital. Além disso, o setor diminui a quantidade de papéis produzidos.

  • Armazenamento em nuvem

Considerado o melhor benefício do RH digital, o armazenamento de processos e documentos em nuvem permite a conexão de qualquer lugar e em qualquer hora via internet.

Assim, o acesso às informações de um ou mais colaboradores fica disponível para empresas, filiais e funcionários do departamento de RH sem que a empresa fique presa ao escritório.

Em resumo: a tecnologia em nuvem armazena os dados e informação online para que os responsáveis tenham acesso de qualquer lugar, garantindo segurança e agilidade na troca de informações.

Como migrar o RH para o digital?

Para migrar do departamento de Recursos Humanos para o digital, você vai precisar de ferramentas e soluções de automação que se alinhem com as necessidades da sua empresa. As soluções para o RH, como as disponibilizadas pela Nasajon, processam e gerenciam as informações de modo rápido e preciso, de forma a colaborar na rotina de trabalho desenvolvido pelo RH.

Nesse contexto, a ANA, serviço que gerencia os processos do RH, possibilita que o seu time possa dedicar o tempo livre para ações que impactam a atividade fim da empresa, deixando de lado a necessidade de despender esforços para os trabalhos manuais.

Em outras palavras, o objetivo da ANA é ajudar o RH na missão de melhorar o clima organizacional das empresas. 

Na prática, a digitalização do RH se traduz em maior disponibilidade de tempo para entender as demandas da equipe, inovar, pensar nas estratégias, solucionar problemas, acompanhar resultados, estar mais próximo dos colaboradores e, por fim, executar seu papel primordial: desenvolver pessoas. 

Afinal, por mais que as ferramentas tecnológicas facilitem e agilizem a rotina corporativa, elas jamais cumprirão os quesitos primordiais do RH, que são humanização, empatia e motivação. 

Por Beatriz Evangelista 


Compartilhe