Blog

RH on-line: Veja as tendências e dificuldades enfrentadas pelo setor

Compartilhe

A área de Recursos Humanos, comumente chamada de RH, é o órgão responsável pela gestão dos colaboradores dentro das empresas. Mas, as funções do departamento vão muito além de tarefas burocráticas. O seu propósito é trabalhar no desenvolvimento de pessoas e da organização, por meio de práticas de gestão.

Na Nasajon, o RH sempre foi um setor importante que cresceu junto à empresa, assumiu responsabilidades e se adaptou às tendências do mercado. Neste artigo você vai entender quais foram as principais mudanças no departamento de Recursos Humanos da Nasajon nos últimos meses. 

O que é Recursos Humanos

O RH não funciona apenas para cumprir metas e buscar resultados para fins de negócio. O trabalho inclui avaliações de comportamentos e competências, desenvolvendo os seus colaboradores dentro da organização e potencializando o capital humano. Algumas  responsabilidades do RH são: 

– Realizar o processo de recrutamento e seleção;
– Realizar pesquisas organizacionais e de satisfação;
– Amenizar crises e conflitos;
– Oferecer assistência para o bem-estar dos colaboradores;
– Garantir a cultura organizacional;
– Fazer treinamentos com colaboradores;
– Realizar ações internas;
– Facilitar demissões com o processo outplacement (de forma mais humanizada).

Além disso, muitas empresas também têm como responsabilidade do setor o gerenciamento da folha de pagamento e a gestão de contratos de acordo com a legislação trabalhista.

Como era o RH da Nasajon antes da pandemia?

A pandemia, decretada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mudou hábitos e comportamentos. O “novo normal” envolve o uso de máscara, distanciamento social, constante higienização e o trabalho remoto. Muitas empresas, assim como a Nasajon, decidiram adotar o modelo de home office permanentemente. Todavia, antes de trazer à tona a nossa adaptação, é preciso entender como era realizado o trabalho na área de Recursos Humanos. 

Então, como era o RH presencial?

Vitória Brandão, Analista de Conteúdo da Nasajon, respondeu à essa pergunta. Ela lembrou, no primeiro momento, que a contratação era dividida em quatro etapas. Após uma seleção minuciosa de currículos, possíveis colaboradores eram chamados para participar do processo. A primeira parte era uma dinâmica em grupo, em que o RH dividia as pessoas em equipes e a tarefa variava de acordo com a área de atuação. Por exemplo: na área do Administrativo, os times precisavam criar uma solução para atender rapidamente os clientes, sem gerar mais demanda. A intenção do RH era perceber a comunicação ativa e como os indivíduos reagiam ao trabalhar em algo coletivo. 

A segunda etapa era uma prova, que tinha em média de 3 a 4 páginas. Nela, era necessário responder perguntas de acordo com o setor do candidato. No mesmo dia, era feita uma redação de acordo com temas pré-estabelecidos pelo RH, que dispunha-os escritos em cards na mesa central da sala, deixando livre para que o candidato pudesse escolher o seu favorito.

Já a terceira e a quarta eram entrevistas. No primeiro momento, uma entrevista com o RH para alinhamento de expectativas com a empresa. Logo após, o possível colaborador conhecia o gerente e o líder da área em que pretendia atuar.

“Eu fui a Nasajon umas 5 ou 6 vezes, em dias diferentes, para participar do processo”, diz Vitória ao se recordar do RH presencial. Se o candidato passasse em todas as etapas, era contratado e ainda recebia um kit de boas-vindas – incluindo garrafa, bloco de anotações, caneta e cordão personalizado para crachá. Depois de tirar uma foto, a pessoa era entrevistada para o anúncio de sua contratação no Portal do Funcionário.

Como eram as ações presenciais?

“Maravilhosas”, ressalta Vitória Brandão.

As ações eram pontuais e sempre animavam os colaboradores. Por exemplo, o RH fazia uma festa temática dos aniversariantes do mês e comprava petiscos, bebidas e presentes. Ainda, no carnaval e festa junina, haviam sorteios de brindes e trajes típicos de acordo com a festividade do momento. 

“Eu gostava das ações sem uma data específica. Foi bem legal quando o vendedor do mate foi na empresa, ele passava distribuindo a bebida junto com um saquinho personalizado Nasajon de Biscoito Globo.”

É fato: os colaboradores sentem falta do happy hour, da festa do final do ano, da festa com premiações dos melhores do ano. Essas duas últimas, em específico, o RH fazia questão de alugar um espaço – para além da Nasajon – e animar a noite com a contratação do DJ. 

Como é o RH hoje?

Foi necessário redesenhar todos os processos e ideias. 

“A área precisou se humanizar ainda mais, dentro de um momento tão delicado que estamos vivendo”, compartilha Priscila Goes, assistente do RH.

Ao lado dela, o departamento é composto por um time seleto: Carlos Ferreira (presidência/diretoria), Thereza Assunção (gerência), a assistente de comunicação interna, Lígia Cabral e as analistas Agatha Costa e Paula Oliveira. O setor quer estar mais próximo dos colaboradores e, para isso, buscou entender as suas dores ao deixar um espaço aberto para o diálogo. Para o colaborador que se interessar, há o Agenda Aberta: passa por alguma dificuldade? É só mandar mensagem e marcar um horário para conversar sobre a sua situação atual. 

Além disso, a equipe precisou interagir com os seus colaboradores de forma virtual. Foram palestras, jogos de verão, festa junina, dia dos pais, entre outros eventos, em formato digital.

“Queremos trazer um momento mais leve, de descontração, para que todos se sintam à vontade e ainda se sintam pertencentes à uma empresa”, afirma Priscila sobre as ações do RH. 

Para isso, a área de Recursos Humanos criou um Instagram próprio. O objetivo é trazer um RH totalmente voltado para o colaborador, deixando-o a par de tudo que acontece internamente, sejam questões burocráticas ou não. Desse jeito, as notícias são comunicadas de forma natural ao colaborador.

A contratação também passou a ser on-line. São realizadas entrevistas via Google Meet, tanto para conhecer o RH, quanto para conhecer o gestor da área.  O RH precisou se reinventar e, ao mesmo tempo, necessitava se manter como um departamento acolhedor e estratégico. 

A cultura do reconhecimento foi adaptada para o on-line com vouchers, moedas virtuais e cards com mensagens divertidas para incentivar o apoio entre todos os colaboradores da empresa, com felicitações ou saudações pela excelência do trabalho feito, o que reforça ainda mais a cultura Boa Gente Boa. 

Essas foram as principais mudanças ocorridas no RH durante a pandemia.  Não deixe de checar o feed do nosso LinkedIn, é por esse canal que as vagas são divulgadas. 

Por Cynthia Baldez


Compartilhe