Blog

Acabe com as dúvidas sobre o cálculo do 13º salário

Compartilhe

13_salarioPensando na comodidade dos seus clientes neste período de pagamento do 13° salário, a Nasajon organizou as informações a seguir para facilitar a operação do sistema Persona. Abaixo, é possível encontrar as respostas para as dúvidas mais comuns. Confira!

COMO O CALCULO DO 13º SALÁRIO É FEITO NO PERSONA GOLD?

1º. Busca o Total de Horas Extras (HE) e divide pelo número de meses trabalhados menos 1, pois o mês de cálculo não será considerado, por não ter sido ainda rodada a folha. O mesmo número de meses será considerado para Rendimentos Variáveis cadastrados em Sindicatos.

2º. Totaliza os Rendimentos Variáveis (tela de Edição de Cálculo ) considerando os últimos N meses, onde N é igual ao número de meses para o cálculo da média dos R.V., cadastrados em Sindicatos; o mais comum é que sejam considerados 12. Divide-se este valor pelo número de meses trabalhados menos 1. Assim, encontra-se a média dos R.V.

3º. Soma estes valores (itens 1 e 2) e os eventos movimentados para 13º, com o período “sempre”, ao salário do funcionário mais os anuênios (Adicionais por Tempo de Serviço – ATS ). Em seguida divide por 12 e multiplica pelos meses trabalhados (nos casos de funcionários admitidos no ano e em casos de funcionários que tenham sido afastados por um tempo que o fizesse perder o direito a algum mês ).

4º. Para funcionários admitidos até o dia 17 de janeiro de 2009, deve-se considerar 12 meses trabalhados, conforme legislação. Este caso é equivalente ao do funcionário com 2, 3 ou mais anos trabalhados.

5º. Para o adiantamento de 13º, divide-se o resultado do cálculo acima por 2. Se for parcela final, diminui-se deste o valor do adiantamento pago.

O Persona Gold efetuará o pagamento do 13º salário (adiantamento e parcela final) para os funcionários que estiverem afastados por férias e por qualquer outro afastamento que não seja o afastamento definitivo, desde que a respectiva opção esteja habilitada em Sistema / Configuração / Cálculos / 13º Salário. No box “Situações válidas para cálculo”.

O sistema considera ou não os Rendimentos Variáveis e Horas Extras para o cálculo do adiantamento. Para isso, basta configurar os parâmetros desejados em Sistemas / Configuração / Cálculos / 13º Salário.

INCLUSÃO DE MOVIMENTOS NOS CÁLCULOS DE 13º SALÁRIO

É possível incluir quantos eventos forem necessários no Adiantamento ou Parcela Final.

Os eventos movimentados para 13º salário, com o período “sempre”, serão somados ao valor do salário e médias para efeito de base de cálculo do 13º Salário, proporcionalizando, se for o caso.

Os eventos movimentados para 13º salário, com o período “próximo cálculo”, serão calculados em separado, mas pagos junto com o valor do 13º, ou seja, vão influenciar apenas no valor líquido do funcionário, respeitando as incidências para as bases, evidentemente.

COMPLEMENTO DO 13º SALÁRIO

Conforme legislação, o 13º Salário deverá ser pago até o dia 20/12 e o pagamento da folha de Dezembro, na maioria dos casos, é realizado em 30/12 ou no 5º dia útil de JANEIRO de 2010.

Se o funcionário tiver Rendimentos Variáveis/Horas Extras a receber, estes valores não serão considerados para o cálculo da média paga no dia 20/12. Neste caso, para que o funcionário não seja prejudicado, a diferença deverá ser paga até o dia 10 de JANEIRO DO ANO SEGUINTE e, se este não for um dia útil, o pagamento deverá ser antecipado. O Persona Gold está preparado para este cálculo. Sendo assim, basta, após fechar a folha de dezembro de 2009, mudar o programa para o ano de 2010 e pedir o cálculo do complemento de 13º salário.

OBS: PODE ACONTECER DO VALOR SER DESFAVORÁVEL AO FUNCIONÁRIO E ELE TER QUE DEVOLVER PARA A EMPRESA.

Isto poderá ocorrer no momento em que forem computadas as variáveis de dezembro na Base de Cálculo do 13º Salário, já que elas podem reduzir a média encontrada no ano, quando do pagamento da Parcela Final, o que resultará em valor inferior ao que foi pago. Neste caso, a empresa poderá ressarcir-se, descontando da remuneração devida, em Janeiro de 2010, o valor que foi pago a mais.

No Persona Gold, o COMPLEMENTO é feito da seguinte forma: recalcula-se o 13º salário, desta vez considerando os Rendimentos Variáveis/Horas Extras de Dezembro de 2009. Em seguida compara com o que já foi pago e mostra a diferença, tanto do valor do 13º Salário como também dos encargos ( INSS, FGTS e IR ), respeitando as Bases da Parcela Final.

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DO 13º SALÁRIO

Em Relatórios / Diversos / Acompanhamento do 13º salário, é possível visualizar os valores que serão pagos até o mês selecionado para o cálculo das médias, podendo ou não ser incluído o mês selecionado. Desta forma, sabe-se que valores devem ser pagos a cada funcionário, cujos valores de Rendimentos Variáveis e Horas Extras serão relacionadas mês a mês, demostrando ao final o número de meses para cálculo e número de meses devidos, totalizando assim no valor do 13º integral. Para saber o valor do adiantamento, de posse desta informação, basta dividir por 2 ou marcar o box para que o cálculo seja somente do adiantamento.

Clique aqui para ver exemplos de cálculo de Adiantamento


Compartilhe