
Construir uma persona para a sua empresa contábil é um passo importante para alcançar novos clientes, definir estratégias de marketing, aperfeiçoar o atendimento e criar novos serviços. Mas muitos contadores não sabem por onde começar ou muito menos investem no marketing pessoal por não compreenderem o seu papel no setor da Contabilidade.
De certa forma, o marketing trabalha de um modo eficiente quando já tem um público-alvo formado, quando sabemos seus hábitos e como querem adquirir seus produtos. Isso também serve para quem deseja alcançar novos horizontes e principalmente para o setor de contabilidade.
A buyer persona no setor contábil é fundamental para potencializar seus negócios, melhorar a sua comunicação com o cliente e entender para quem você quer oferecer os seus serviços.
Nesse artigo vamos entender como construir uma buyer persona para contabilidade, alguns exemplos e uma entrevista com a contadora Elis Castelo da Innove Assessoria Contábil & Empresarial Ltda. Mas antes precisamos conhecer melhor a diferença entre persona e público-alvo para seguir os próximos passos.
Ler Mais: O que é Contabilidade Consultiva e como se tornar um contador consultor
Como diferenciar a persona do público-alvo?
O termo e definições de público-alvo se tornaram muito amplas com as decorrentes mudanças no mundo do marketing e nas suas ferramentas, principalmente depois do surgimento do marketing digital e das redes sociais. Com as mídias, é possível saber mais a fundo sobre o nosso público, seus hábitos, dia a dia e tudo que está rolando nesse segmento. Pesquisa de mercado e pesquisa de satisfação são alguns dos métodos indispensáveis na realização de definição de público.
Já a persona, conhecida como buyer persona, trata da construção do cliente ideal, sinalizando o seu público-alvo por meio de uma personagem criada com todos os dados coletados. Quais são esses dados? São informações indispensáveis para determinar as estratégias de qualquer negócio. São pesquisas mais aprofundadas para entender o que realmente o cliente necessita e quais são as suas dores, e melhorar a comunicação da marca com o público de forma profunda, algo mais detalhado e assertivo.
Para a construção da sua persona para contabilidade, confira dicas de expert:
1 – Qual o seu principal objetivo para definir a sua persona?
Focar no que realmente faz sentido para o cliente, quebrar objeções, conectar melhor e uma vez que entendo o que meus clientes e futuros clientes buscam, fica mais fácil fidelizar os clientes que já possuo e conquistar novos clientes.
2 – Quais são os passos para criar a sua persona?
Perguntar! Ninguém melhor do que os clientes para dizerem o que eles buscam, é uma das formas mais efetivas de fazer uma pesquisa para coletar as informações. Acompanhar interações em redes sociais de meu público alvo, por exemplo: Instagram, grupos de Facebook, comentários no YouTube, para ter uma melhor percepção de como eles pensam.
3 – De que forma você coleta as informações para sua persona? Como essa pesquisa é feita?
Algumas informações já constam em minha base, como dados pessoais, demográficos, profissionais. As informações mais detalhadas como interesses, desejos, dores, dentre outras, coleto através de pesquisa feita pelo app Survey Monkey. Envio o link pelo WhatsApp e posteriormente envio um áudio ou ligo explicando ao cliente os benefícios e as melhorias que podem ser implantadas com a contribuição dele naquela pesquisa.
É claro que as perguntas precisam ter coerência com o serviço que ofereço e devem ser bem simples para não chatear o cliente e ele ir até o fim. Após a coleta de informações é feita a tabulação dos resultados, agrupando-os por semelhança e assim criando os perfis das personas.
Outra coisa importante é realizar, de tempos em tempos, a pesquisa, pois opiniões e cenários mudam. Consequentemente as características das personas também.
4 – Quais são os segmentos de atuação da sua persona?
Micro e pequenas empresas do comércio varejista, construção civil e prestadores de serviços.
5 – Pode contar um pouco sobre a sua persona?
Empresários e empreendedores, homens e mulheres, de 23 a 50 anos, que precisam reduzir impostos de forma lícita, alavancar resultados, consolidar suas empresas e se manterem competitivos no mercado.
6 – Qual a dica principal de como definir a sua persona você deixa para os leitores?
Evite “achismos”, vá a campo e pergunte a seus clientes e leads de sua base, para maior eficiência na definição de sua persona. Não tente buscar na internet quem é a sua persona porque você não vai achar, pois cada negócio tem suas personas.
Ao elaborar sua pesquisa, faça perguntas que vão te ajudar a identificar padrões, dores, desejos. Tabule essas informações, crie grupos de acordo com as semelhanças das respostas e analise o perfil de suas personas.
Como já mencionei, uso o Survey Monkey em minhas pesquisas, mas é possível usar facilmente formulários do Google forms para criar suas pesquisas, essa ferramenta possibilita exportar as respostas para o excel e aplicar filtros que irão ajudar neste agrupamento de informações.
Conclusão
Neste artigo vimos que a criação de uma pesquisa e levantamento de dados de seus clientes ajudam na construção de uma buyer persona e, consequentemente, a entender melhor o seu público-alvo (hábitos, idade e escolaridade). De certa forma, influencia nas decisões assertivas e nas ações de marketing, e ajuda na comunicação entre o seu escritório de contabilidade e o seu cliente. Cumprir todos esses passos já é o início de uma caminhada de sucesso!
Por Ana Vargas