Big Data na prática: como transformar dados em insights

Big Data na prática: como transformar dados em insights

Você sabe como aplicar o Big Data na prática em sua empresa? Os dados são uma parte valiosa das organizações, considerando que são utilizados em processos importantes, tomadas de decisões e até em aspectos externos, como a avaliação de viabilidade para possíveis investidores, por exemplo. Para o melhor aproveitamento do uso dos dados, surge a necessidade de implementar estratégias de gerenciamento dessas informações, como o Big Data.

Por esse motivo, é fundamental armazenar, analisar, transformar e fazer o uso adequado desses dados dentro de um negócio. Porém, aqui no Brasil, apesar da grande importância desse tipo de ferramenta, a prática ainda é pouco explorada.

Para que possa aplicar essa ferramenta, ou prática de gerenciamento, de maneira otimizada na sua empresa, acompanhe este artigo e saiba mais sobre o conceito!

Afinal, o que é Big Data?

Muito se fala em Big Data na prática, mas poucos entendem do que realmente se trata esse conceito e a importância que ele tem na gestão de dados em uma organização.

O termo Big Data é utilizado para conceituar um grande volume de dados, sejam eles estruturados ou não, que envolvem uma empresa todos os dias da sua rotina. No entanto, não é a quantidade que importa, mas sim o que é feito com essas informações, ou seja, como são armazenadas, geridas e utilizadas.

Esse conceito é analisado e interpretado para se obter insights (ideias), que, posteriormente, facilitarão a tomada de decisões, bem como estratégias eficientes e certeiras para a organização. Esse processo de obter insight e transformar em planos de ação funciona da seguinte maneira:

  1. As organizações fazem a extração a extração de dados e pesquisas em diversas fontes (transações financeiras, dados de máquinas, informações e mídias sociais, por exemplo);
  2. Os dados passam a ser transmitidos em velocidade, porém, sem nenhum tipo de tratamento; ou
  3. Esses dados passam a ser gerados em estruturados (numéricos, database, por exemplo) e não estruturados (vídeos, cotações da bolsa, documentos e e-mails).

Dito isso, podemos começar a entender a importância de adotar o Big Data na prática em uma empresa. Com a quantidade de informações que é gerada o tempo todo na atualidade, nasce a necessidade de gerenciamento eficiente para transformar e analisar os dados disponíveis.

Portanto, podemos dizer que o principal ponto de importância do Big Data está na premissa de que informação é poder. Isto é, é fundamental ter processos eficientes e alinhados para centralizar, armazenar e processar essa estrutura de dados de modo seguro e adequado.

O que é preciso para aplicar o Big Data na prática?

Adotar o Big Data na prática permite ter insights valiosos para a tomada de decisões e definição de estratégias do negócio. No entanto, é preciso ter um processo de implantação criterioso para que funcione conforme o esperado e adequado.

Para que possa trabalhar de forma eficiente com esse volume de dados, confira a seguir quais são as etapas.

Extração de dados

Algumas empresas fazem a extração de dados de maneira geral e ampla para, somente depois, verificar como as informações reunidas podem ser utilizadas. Porém, o Big Data na prática precisa de um projeto especifico e muito bem estruturado, de maneira que tenha um norte a ser processado e trabalhado.

Por exemplo, vamos supor que você queira levantar e gerir informações sobre marketing. A partir disso, os dados extraídos podem ser desde e-mails, endereços de IP, histórico de compras de clientes, até anúncios e localizações. Dessa maneira, esses serão os pontos de partida e base para a implantação do seu Big Data.

Mineração de dados

A mineração de dados é caracterizada pelo processamento deles, de modo que seja possível a identificação de padrões. Esse processo é feito com o uso de diferentes ferramentas, como estatísticas, Machine Learning, IA (Inteligência Artificial), entre outras.

Para implantar o Big Data na prática, a mineração de dados é fundamental para que seja possível relacionar padrões de comportamento relevantes para a sua empresa, dependendo da situação e objetivos do negócio.

Em outras palavras, o processo de minerar dados consiste em separar o que é relevante. Entretanto, o Big Data consiste em utilizar dados para gerar insights sem focar somente padrões de comportamento, mas sim dados e informações gerais. Sendo assim, podem ser identificados dados que, para nós, não fazem sentido, mas são importantes para análises estatísticas.

Por exemplo, alguns dados podem identificar que um determinado cliente que usa serviços de streaming (tranmissão instantana, sem necessidade de download, como filmes, música, vídeos) prefere comprar produtos de determinada marca. Mesmo que não haja uma relação aparente, a informação poderá ser utilizada.

Cruzamento de dados

O cruzamento ou integração de dados é o mesmo que utilizar as informações extraídas de maneira eficiente, inteligente e sistemática. Isto é, não é somente fazer análises e verificações avulsas e independentes, mas sim de maneira convergente e integrada. Afinal, é nisso que consiste o conceito de Big Data na prática.

Para isso, é preciso fazer uso da tecnologia, de modo que seja possível reunir e relacionar os dados. Isso é importante, tendo em vista que informações sobre o comportamento dos clientes, por exemplo, podem ser utilizadas por diferentes departamentos de um negócio, para que insights sejam gerados.

A tecnologia é mesmo necessária para aplicar o Big Data na prática?

Sem sombra de dúvidas, a tecnologia, como os sistemas de gestão, consiste em ferramentas valiosas para otimizar as etapas de implantação, gestão e monitoramento do Big Data. Por meio de processos automatizados e sistêmicos, o uso de dados se torna consideravelmente mais real e certeiro.

Como dissemos, é preciso utilizar recursos para reunir informações e integrá-las em um só local para que o Big Data possa ter acesso aos dados de maneira completa e não individual.

Então, a tecnologia, mais precisamente, um software de gestão, é imprescindível para visualizar e compilar os dados de modo rápido e prático. Somente assim, terá insights relevantes e reais, de maneira que, posteriormente, eles possam ser transformados em tomadas de decisões para o crescimento da organização.

Para implantar o Big Data na prática e de modo rápido, é preciso ter um processo de extração e cruzamento de dados muito bem estruturado, pois é a partir das informações extraídas que será possível adotar estratégias e ações. Então, aposte na tecnologia para ter métodos mais eficientes.

Falando em tomada de decisões, confira o nosso artigo sobre a importância de relatórios para decidir suas ações e estratégias!

TELEFONES DE VENDAS

Clique sobre a região desejada e veja os telefones de contato.
  • CENTRAL DE VENDAS

     

    Nasajon Sistemas
    Tel: 4003-9310
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

  • PARAÍBA

     

    Acess Serviços de Suporte
    Rua Presidente Juscelino Kubstischek, 364 – Sala 06
    Brasília – Patos/ PB
    Tel: (83) 3421-7554 / (83) 87695021
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

     

    MARANHÃO

     

    CN2 Consultoria e Negócios
    Rua F, Q20, 10, Village dos Pássaros 2
    São José do Ribamar – MA
    CEP: 65110-0000
    Tel: (98)  9 8802-9019
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

     

    BAHIA

     

    JBC Informática
    Av. Tancredo Neves, 3343 – Ed. CEMPRE – Sala 701-B /Caminho das Arvores – Salvador – BA
    CEP: 41820-021
    Tel: (71) 9 9990-6391
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

     

    PERNAMBUCO

     

    RISC Serviços de Informática
    Rua: Aluízio de Azevedo, 200- Sala 706 Santo Amaro – Recife – PE
    CEP: 50100-090
    Tel: (81) 3040 – 8712 / 9 9914- 0234
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

     

    CENTRAL DE VENDAS

     

    Caso o seu estado não esteja na lista acima, entre em contato com a nossa central de vendas.

     

    Nasajon Sistemas
    Tel: 4003-9310
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

  • AMAZONAS

     

    Adonai Consultoria Empresarial
    Av. Dom Pedro I, 300 – sala 211
    Dom Pedro – Manaus – AM
    CEP: 69040-040
    Tel: (92) 3042-1806
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

     

    PARÁ

     

    VTR Soluções em Informática
    Avenida Nazaré, 272 – Sala 1101
    Edifício Clube de Engenharia Bairro Nazaré – Belém – PA
    CEP: 66035-115
    Tel: (91) 4042-1957
    Email: comercial@nasajon.com.br

     

     

    AMAPÁ

     

    Contag Consultoria e Escola de Negócios
    Av. Feliciano Coelho, nº 1334 – sala C
    Bairro do Trem – Macapá – AP
    CEP: 68901-025
    Tel: (96) 3223-0072 / 3242-9711
    Email: comercial@nasajon.com.br

     

     

    CENTRAL DE VENDAS

     

    Caso o seu estado não esteja na lista acima, entre em contato com a nossa central de vendas.

     

    Nasajon Sistemas
    Tel: 4003-9310
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

  • RIO DE JANEIRO

     

    Nasajon Sistemas (matriz)
    Av. Rio Branco 45 – 18º
    Centro – Rio de Janeiro – RJ
    CEP: 20090-003
    Tel: (21) 2213-9310 / 4003-9399
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

    Proda Comércio e Serviços de Informática
    Rua Getúlio Vargas, 53 loja 04, Centro – Bom Jardim/RJ
    CEP: 28660-000
    Tel: (22) 25663366 / 25663365
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

    Adonai Soluções
    Rua Mário Quintanilha 62 Loja 1, Centro, Cabo Frio – RJ
    CEP: 28907-420
    Tel: (21) 2042-2694 / (22) 99761-8928
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

    SÃO PAULO

     

    Nasajon Sistemas (filial)
    Rua André Fernandes, 205 A – Itaim Bibi
    CEP: 04536-020 São Paulo/SP
    Telefone: (11) 4118-3098
    E-mail: contato@nasajon.com.br

     

    MINAS GERAIS

     

    HS Serviços de Informática
    Rua Arthur de Sá, 131, 5º andar
    União – Belo Horizonte – MG
    CEP: 30170-710
    Tel: (31) 2511-3527
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

    CENTRAL DE VENDAS

     

    Caso o seu estado não esteja na lista acima, entre em contato com a nossa central de vendas.

     

    Nasajon Sistemas
    Tel: 4003-9310
    E-mail: comercial@nasajon.com.br

     

  •  

    CENTRAL DE VENDAS

    Nasajon Sistemas
    Tel: 4003-9310
    E-mail: comercial@nasajon.com.br