Blog

Como fazer gestão de processos com RH: tema é discutido no webinar da Nasajon com a SalaryFits

Compartilhe

A discussão contou com participação de especialistas sobre como fazer gestão de processos com RH.
A discussão contou com participação de especialistas no tema.

Neste mês a Nasajon realizou um webinar com a SalaryFits, empresa especializada em benefícios corporativos. O tema escolhido foi: “Como realizar gestão de processos com RH”.

Assim, a transmissão contou com a participação de Kézia Steinbach, Head comercial da SalaryFits; Alessandro Ferreira, líder de processos de implantação na Nasajon; Thiago Martins, supervisor comercial da Nasajon; Andreia Arcanjo, Supervisora de RH da Arvato Brasil; e Cintia Duque, Head de RH da Ofner.

A SalaryFits é a mais nova parceira da Nasajon, e com essa união os clientes da SalaryFits podem contratar ANA, a solução da Nasajon que automatiza rotinas de RH.

Thiago destaca que ANA é uma grande aliada no cotidiano do gestor de pessoas. “O RH que não tem o suporte de ANA, precisa estar atento a questões operacionais como gestão de ponto, cálculo de folha de pagamento, dos benefícios trabalhistas, entre outras demandas. Enfim, todas as rotinas que são repetitivas, trabalhosas e que podem gerar fadiga ao time de RH, são facilitadas por ANA”, aponta.

Nesse mesmo sentido, Kézia frisa a importância de simplificar as rotinas de recursos humanos para que o setor possa se dedicar para atividades de maior valor. “É fundamental para o sucesso das empresas que existam processos bem estruturados e medidos de tempos em tempos. E para garantir a realização disso, a tecnologia é um divisor de águas. Isso porque, ela transforma um RH estritamente operacional em um RH estratégico, que contribui com a experiência do colaborador e que realiza atividades de maior valor para a empresa”, afirma.

Continue a leitura e confira os principais pontos do webinar.

Vantagens de fazer gestão de processos com RH

Existem 5 principais vantagens trazidas pelo gerenciamento de processos:

1- Garantir que o trabalho seja feito respeitando as definições da empresa e a legislação;

2- Melhorar a experiência dos funcionários

3- Aumentar o rendimento do trabalho, evitando retrabalho e promovendo o uso mais eficiente de recursos;

4- Diminuir os custos operacionais, propondo melhorias;

5- Contribuir com a reputação da empresa, que tende a ser vista como uma instituição que valoriza seus empregados e se preocupa com seu bem-estar.

O gerenciamento de processos permite identificar oportunidades de aprimoramento, que frequentemente estão ligadas à tecnologia. Em recrutamento e seleção, por exemplo, é possível usar filtros por meio de inteligência artificial para encontrar os melhores currículos para determinada vaga.

Para isso, os filtros separam profissionais de acordo com região, idade, escolaridade, entre outros fatores. Assim, um processo que levaria dias se fosse feito manualmente, é realizado em segundos.

Como fazer gestão de processos com RH de forma estruturada

A gestão de pessoas só faz sentido se estiver aliada à gestão da empresa. É isso o que aponta Cintia Duque, Head de RH da Ofner, tradicional empresa paulistana com mais de 70 anos de história na confecção de alimentos. “O planejamento de processos precisa estar conectado com os interesses do negócio e com as outras áreas dele”, afirma.

Assim, é necessário entender o objetivo da companhia, qual público ela atende e qual trabalho desenvolve. Apenas depois disso, deve-se decidir onde buscar profissionais, de que forma selecionar eles, e como receber e treinar os novos colaboradores.

Como avaliar o desempenho dos processos

Pode parecer que a gestão de processos é uma função ligada a um talento intuitivo, mas não é. Especialmente quando se trata de examinar a eficácia dessas atividades.

Andreia Arcanjo, Head de RH da Arvato Brasil, filial da multinacional de logística, explica que para analisar processos é necessário considerar os indicadores que são colhidos ao longo do período em que os métodos de trabalho foram utilizados.

Andreia também destaca que a avaliação de desempenho, que serve para avaliar colaboradores e empresas como um todo, é uma ótima ferramenta nesse sentido.

Além disso, a especialista afirma que o contato com as demais áreas é muito importante nessa etapa. “É fundamental se reunir com os colaboradores, do começo à ponta da cadeia produtiva. Isso deve ser feito de tempos em tempos para analisar os processos em curso e pensar em melhorias, mesmo as mais simples, que possam contribuir para aprimorar o trabalho”

Caso tenha perdido ou queira assistir novamente ao webinar, confira a gravação clicando aqui.

ANA: a solução da Nasajon para gestão de pessoas

ANA by Nasajon é a aliada do seu negócio para recursos humanos. O serviço automatiza tarefas desde a admissão, à gestão de folha, benefícios, atendimento e aplicação estratégica de dados.

“Quando um novo funcionário está sendo integrado à empresa, ele interage com ANA por um chat e o serviço registra dados pessoais do novo colaborador. Depois que o empregado é admitido formalmente, ele pode conversar com ANA por whatsapp e pedir documentos, como recibo de pagamento e informe de rendimentos. Assim, se ele está fazendo, por exemplo, um financiamento de carro e precisa do informe de rendimentos, ele consegue isso em instantes com ANA”, conta Claudio Nasajon, sócio-fundador da Nasajon.

Além disso, a solução agiliza o cumprimento de encargos fiscais, como: emissão de guias, cálculo de obrigações, FGTS, IRRF e INSS.

Contratando ANA, você tem todo o suporte da área de TI para adaptar o serviço à sua empresa. Assim, somos nós que nos adaptamos a sua realidade e não o contrário.

Confira os detalhes sobre como ANA pode ajudar o seu negócio


Compartilhe