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Comunicação não é apenas o que você fala: saiba como se expressar no ambiente de trabalho

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Quando você pensa em comunicação, o que vem a sua cabeça?

Como costuma dizer o jornalista Heródoto Barbeiro, a comunicação de liderança “Não se dá pela boca, mas pela orelha. Não é o que você disse, mas o que o outro entendeu”. Você é responsável pelo que o outro entende!

Neste artigo vamos falar o que é comunicação na forma literal da palavra, como também tipos de interlocutor, técnicas de comunicação, tipos de comunicação e formas de comunicação humana.

Bom, iniciamos este artigo perguntando o que vem a sua cabeça quando se pensa em comunicação. Pois bem, para chegarmos a uma definição, faz-se necessário, primeiro, entender alguns pontos.

A comunicação pode ser definida como:

  • Ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta;
  • A informação transmitida, seu conteúdo;
  • Processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis;
  • Trata-se de um processo social primário, que permite criar e interpretar mensagens que provocam uma resposta;
  • Ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento e mensagens, buscando compartilhar informações;
  • Transmissão ou recepção dessas mensagens;
  • Habilidade ou capacidade de estabelecer um diálogo.

Como vou saber como os outros vão entender o que eu digo?

Essa pergunta genial foi feita por David Ogilvy, inglês fundador da Oglvy&Mather e considerado o pai da Publicidade. “O primeiro passo para ter uma comunicação eficaz é saber com quem você está falando”, conta Jairo Ferreira Filho, CEO da Master Mind. O conteúdo de uma mensagem pode ser passado de diferentes formas, por isso, é preciso ter compreensão com o interlocutor.

A comunicação muitas vezes depende do estado físico e emocional dos interlocutores, pois a realidade vivida por cada um pode mudar completamente a forma que a mensagem é transmitida e compreendida.


Os interlocutores podem estar vivendo:

  • Realidades diferentes em momentos diferentes;
  • Realidades diferentes no mesmo momento;
  • A mesma realidade em momentos diferentes;
  • A mesma realidade no mesmo momento.
  • Lendo ou ouvindo estas frases, você pode pensar que elas significam a mesma coisa, mas não estão, pois cada realidade combinada com o momento, pode retratar situações bastante distintas.

Então, a comunicação não é o que você fala e sim o que o outro entende.

Tipos de interlocutor

Visual

Interlocutor que faz coisas rápidas porque visualiza coisas muito rápidas. É uma pessoa impaciente, direta, ansiosa, agressiva e agitada. Gosta de ação. Escreve o que está pensando para entender mais rápido.

Auditivo

Geralmente é uma pessoa emocionalmente estável. Têm por hábito não se precipitar e é detalhista. Introvertido, preciso, lógico, frio, ouvinte e calado. Pensa mais antes de responder. Normalmente não se dá bem em áreas que precisam de comunicação direta que dependam de uma negociação.

Cinestésico

Este tipo de interlocutor costuma levar muito para o lado pessoal. Mata ou morre por amor, abraça árvores e sempre é o último a sair da festa. Falante, empático, extrovertido, boa gente, animado, carismático, emotivo.

Tipos de comunicação

De acordo com o estudo semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Esses símbolos são transmitidos e reinterpretados pelo receptor. Há vários tipos de comunicação. Confira:

Comunicação verbal

Acontece quando o interlocutor é o emissor da mensagem. Esta comunicação ocorre na forma passiva, ou seja, como somos receptores, que é quando ouvimos alguém falando ou lemos uma mensagem escrita.

A comunicação verbal também acontece na forma ativa, ou seja, quando somos emissores, seja falando e escrevendo.

O linguista Roman Jakobson ainda explica que um processo de comunicação normal opera com um codificador e um decodificador. O primeiro recebe uma mensagem, conhece o código; essa mensagem é nova para ele e, por via do código, ele a interpreta.

Para que se tenha uma interação verbal, requer pelo menos dois interlocutores, isso é um padrão entre as relações humanas.

Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é entendida por tudo que não utiliza palavras ou seus derivados não sonoros. É uma forma de transmitir as informações sem que se utilize a linguagem falada.

  • A comunicação pode ocorrer utilizando :
  • Expressão facial;
  • Postura corporal;
  • Manifestações de comportamento, incluindo as emoções e atitudes nas relações interpessoais.

A comunicação não verbal está presente no nosso dia-a-dia mas, muitas vezes, não temos consciência de sua ocorrência e nem de como acontece. Ela deve ser entendida como ações ou processos que têm significado para as pessoas.

Partes diferentes do corpo podem trabalhar unidas enviando a mesma mensagem, embora às vezes seja possível mandar mensagens contraditórias, como, por exemplo, quando se está contando uma história triste, mas a expressão do rosto é alegre.

Formas de comunicação humana

Comunicação Intrapessoal

Pensamentos e planos são mecanismos conscientes estabelecidos quando se realiza uma comunicação intrapessoal, estabelecendo um processo do indivíduo consigo mesmo, mas também isto pode ocorrer através de mecanismos inconscientes, como por exemplo, os sonhos.

Sendo um processo mental, pode-se vivenciar outras formas, como refletir consigo mesmo ou guando alguém toca um instrumento musical, a música recorre como um instrumento de comunicação. A comunicação intrapessoal se dá para que as pessoas desenvolvam ideias sobre elas próprias e para avaliarem e darem sentido às suas expectativas, aperfeiçoando seu papel social nas interações com a sociedade como um todo.

Comunicação Interpessoal

A comunicação interpessoal é produzida e se estabelece entre dois indivíduos dentro de um pequeno grupo, seja ele formal ou informal e consiste na exteriorização dos pensamentos, permitindo o desenvolvimento das relações humana, onde representa a unidade social básica da organização.

A comunicação interpessoal acontece quando trocamos informações, intenções, significados, desejos, emoções e entre outros, sugerindo, mandando respondendo ou até mesmo perguntando. Ela ocorre quando temos ações simples como uma conversa por telefone, uma troca de correspondência ou e-mail.

Comunicação Grupal

A comunicação grupal se dá geralmente no meio de grupos “formais”, sendo de média ou grande dimensão, como as famílias, grupos de amigos ou pequenas associações. Estes grupos podem formar-se de maneiras diferentes, no caso das famílias , pode se dar por consanguinidade ou por parentesco, já no caso dos amigos, por afinidade.

Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional estabelece as relações de entendimento para que as pessoas possam interagir como grupos organizados, de forma que permita atingir objetivos predeterminados, estando relacionadas intimamente a algumas atividades como: planejamento, organização, direção e controle.

Por meio dela estabelecem relações de entendimento para que as pessoas possam interagir como grupos organizados, permitindo o atingimento de objetivos predeterminados. A comunicação precisa estar alinhada, pois não estamos falando apenas da comunicação interna, mas como também precisam estar prontos para comunicação externa, pois muitas organizações dependem desta comunicação para sobrevivência no mercado e isso pode lhes tornar completamente competitivos, possibilitando que estejam à frente de seus concorrentes.

Na comunicação interna devemos focar no conhecimento do colaborador em relação a empresa que ele representa, usando técnicas motivacionais, despertando nele o interesse de manter a organização coesa, com isso, despertando e desenvolvendo um formato de comunicação limpa e eficaz.

Na comunicação externa, faz-se necessário refletir as boas ações praticadas em sua comunicação interna. A melhor forma de comunicação externa é espelhar o que a sua empresa e seus colaboradores vivenciam no dia a dia. Isso faz com que a comunicação externa seja recebida com confiabilidade, credibilidade e excelência. Acredite, seu maior comunicador externo é o seu colaborador.

Comunicação Social

A comunicação social está referenciada aos meios de comunicação aberta, sendo feita a distância, utilizando um curto espaço de tempo, em grande escala, atribuindo benefícios simultaneamente a um número indefinido de receptores.

Em função do seu formato, a possibilidade do recebimento de feedbacks vindo do receptor da mensagem são diminuídas. As possibilidades de interação e feedback do receptor com o emissor são diminutas em este tipo de comunicação. A audiência não é personalizada e pode ser considerada como um agregado de indivíduos unidos pela recepção comum de uma mensagem.

Antigamente a comunicação se dava através de jornais, revistas, fonogramas, cinema e rádio, mas hoje, já temos outras formas de comunicação, como as redes sociais e demais plataformas digitais. O departamento de Marketing das organizações já trabalham com formas eficazes para divulgar sua ideia ou produto de forma eficaz. Podemos contar com sites interativos, envio de e-mail marketing e outras ferramentas já disponíveis atualmente no mercado.

Alguns pontos são importantes antes de qualquer comunicação:

  • Quem é o seu público alvo?
  • Qual ou quais produtos sua empresa reservou para os públicos A, B e C?
  • A equipe conhece o produto ou serviço que está oferecendo?
  • As demais equipes da organização (Financeiro, Suporte, Atendimento ao Cliente) estão preparadas para atender os clientes captados?
  • O departamento Comercial está preparado para acompanhar o cliente captado e realizar o pós venda?

Então, é preciso ficar atento, pois como falamos no início do texto: Comunicação não é o que você fala, mas sim o que o outro entende!

Avalie como está a comunicação na sua empresa, como também na sua vida pessoal, pois grandes mudanças podem ser observadas quando se estabelece uma comunicação segura e eficaz.

Por Micheli Moreira.


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