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Cultura organizacional: entenda como desenvolver na sua empresa e aumente o valor do seu negócio

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A cultura organizacional é fundamental para garantir o sucesso da empresa no médio e longo prazo
A cultura organizacional é fundamental para garantir o sucesso da empresa no médio e longo prazo

Atualmente a cultura organizacional é um elemento crucial para o sucesso do negócio. Isso porque ela molda a identidade, os valores e a conduta da empresa, impactando diretamente seu desempenho e longevidade.

Além disso, a cultura organizacional é um recurso estratégico que diferencia a sua empresa no mercado.

Neste artigo, apresentaremos o que é cultura organizacional, suas vantagens e como desenvolver ela na sua empresa. Confira!

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional remete ao conjunto de valores, crenças, normas, práticas e comportamentos que caracterizam uma empresa. É uma espécie de “personalidade” da organização, que guia a maneira como os funcionários interagem, tomam decisões e realizam seu trabalho. 

Dessa forma, a cultura vai além das políticas e regulamentos formais, atingindo a atmosfera emocional da empresa. Ainda assim, colocar o que a cultura organizacional propõe em prática é um grande desafio.

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As vantagens de desenvolver uma cultura organizacional

De forma geral, ter uma cultura organizacional sólida promove um ambiente de competição saudável dentro da organização, dando suporte aos objetivos individuais dos colaboradores em sintonia com as metas da empresa.

Entenda mais sobre o resultado disso a seguir.

Motivação

Profissionais que se adaptam a uma boa cultura empresarial, tendem a ter um sentimento de pertencimento maior. O que, por sua vez, faz com que eles trabalhem mais motivados.

Atração e retenção de talentos

Uma cultura bem estabelecida contribui para a força da sua marca empregadora. Isso facilita a atração de talentos e reduz a energia necessária para manter os profissionais contratados.

Nesse sentido, a Academia of Management Journal realizou um estudo sobre a relação entre cultura organizacional e retenção de colaboradores. Os cientistas avaliaram o índice de retenção de 904 pessoas recém saídas da faculdade ao longo de seis anos.

Assim, eles observaram que profissionais que se sentiam integrados com a cultura empresarial permaneciam contratados, em média, 13 meses mais do que os que não se sentiam integrados.

Proatividade

Times com uma boa cultura organizacional tendem a ser mais proativos. Os superiores não precisam reiterar as regras da organização, porque seus colaboradores costumam aprender isso com mais facilidade. Os processos são realizados com maior velocidade também.

Melhora no ambiente de trabalho

Além de aumentar o engajamento dos colaboradores, uma cultura organizacional positiva evita conflitos interpessoais, de gestão, entre outros.

Satisfação do consumidor

De acordo com uma pesquisa da Texas Christian University, que se analisou a correlação entre satisfação dos colaboradores, lealdade e lucro, os investimentos na promoção e manutenção de uma boa cultura organizacional fazem com que os funcionários se sintam valorizados e busquem atender o cliente com excelência. O que afeta diretamente o faturamento do negócio.

Os 4 tipos de cultura organizacional

Existem quatro modelos principais de cultura organizacional. Definir a qual cultura pertence o seu negócio é essencial para a avaliação de desempenho, processos seletivos e sistemas de recompensas.

Cultura de poder

Ocorre em empresas focadas em resultados. Assim, existe uma competição entre os colaboradores para atingir os objetivos e a tomada de decisão é feita por uma liderança. É comum que esse tipo de situação ocorra em pequenos negócios, onde o dono costuma acumular diversas funções.

Um ponto positivo é que existe uma hierarquia bem definida. Em contrapartida, o crescimento dos profissionais e da empresa é limitado.

Cultura de tarefas

Organizações com essa metodologia têm colaboradores específicos para cada função, o que possibilita que os profissionais se tornem cada vez mais produtivos em suas atividades. Nesse contexto, eles têm liberdade para expressar suas opiniões sobre o trabalho. Assim, os colaboradores tendem a ser mais motivados e focam na resolução de problemas.

A desvantagem desse cenário é a dificuldade de monitorar o desempenho dos funcionários, porque não há um supervisor para avaliar o desenvolvimento das tarefas.

Cultura de pessoas

Negócios com cultura de pessoas tem como destaque a valorização do colaborador, demonstrando preocupação com sua qualidade de vida e oferecendo diversos benefícios. 

Assim, os profissionais têm suas opiniões ouvidas e consideradas, o que contribui tanto para o bem estar do funcionário quanto para o crescimento da empresa. Esse formato de empresa tende a atrair e reter mais talentos.

Cultura de papéis

A cultura de papéis possui uma hierarquia clara. Assim, o funcionário deve realizar apenas o que foi delegado a ele. Empresas assim são orientadas por regras estritas, o que pode afetar o crescimento do negócio.

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Componentes da cultura organizacional do negócio

Para definir e reconhecer as características da cultura da sua organização, é preciso compreender quais são seus componentes. Esse processo pode incluir sessões de brainstorming e opiniões de funcionários. Isso reforça o senso de participação.

Assim, existem 3 componentes principais que definem a cultura da empresa.

Artefatos

Compõe o primeiro nível da cultura organizacional, sendo os mais superficiais e perceptíveis. São os produtos, serviços e padrões que apontam como é a cultura da empresa. Podemos citar, por exemplo, símbolos, heróis, rituais, histórias e cerimônias como artefatos.

Valores compartilhados

São considerados o segundo nível e incluem os valores importantes para os indivíduos que fazem parte da empresa. Assim, esses valores se tornam importantes ao ponto de definir a conduta dos colaboradores dentro e fora da empresa.

Pressupostos

São a camada mais profunda da cultura organizacional. Eles são os sentimentos e crenças inconscientes nos quais os colaboradores da empresa acreditam. Logo, a empresa consegue determinar a forma como as atividades são feitas, principalmente, por meio de pressuposições não escritas ou formalizadas.

Como construir a cultura organizacional da sua empresa?

Agora que você entendeu os componentes da cultura organizacional, veja os passos necessários para construir e aprimorar esse cenário.

Contrate as pessoas certas

O colaborador não vai se empenhar e buscar aprimorar suas entregas se ele não quiser. Para isso, é importante que as pessoas contratadas tenham características compatíveis com a cultura da empresa. Quanto mais alinhado o contratado for com a cultura corporativa, menos energia será demandada para que ele cumpra suas funções adequadamente.

Por isso, o processo seletivo é fundamental. Nesse momento, é possível identificar os candidatos mais alinhados com os valores da organização através de testes de perfil, exames práticos e entrevistas.

Divulgue a missão, visão e valores

Aspectos como, missão, visão e valores, devem ser comunicados de forma explícita. Assim, os colaboradores podem compreender melhor como a empresa opera, integrando esses aspectos na sua rotina.

Além disso, a comunicação clara dessas características contribui para a identificação e o bom trabalho do colaborador.

Comunique as regras práticas

Regras práticas, como uso dos espaços comuns, equipamentos, sistemas e execução de processos devem ser informadas com clareza também. Por exemplo, a determinação de se os colaboradores podem alterar documentos compartilhados publicamente é fundamental. Esse tipo de comunicação evita conflitos e garante mais fluidez ao trabalho.

Além disso, é importante que haja um sistema de recompensa, para quem seguir essas normas.

Implemente regras implícitas

Determinações dessa natureza são mais difíceis de aplicar, mas devem ser consideradas. Um exemplo é o trabalho em equipe, inteligência emocional e força de vontade. Elas não costumam estar descritas em contratos e murais.

Ainda assim, um sistema de recompensa é interessante. Então, elogios e pequenos brindes para os funcionários que demonstrarem adesão a essas normas é uma estratégia possível para reforçar as regras implícitas.

Conservando a cultura organizacional

Para que a sua empresa colha os frutos da cultura organizacional, é fundamental que ela seja preservada. Mudanças podem ser válidas, mas é essencial que elas ocorram de forma gradual e estratégica para não comprometer o todo. Nesse sentido, é importante ter táticas para promover e cultivar a cultura da organização.

Para isso, primeiramente, é importante definir a cultura organizacional da sua empresa. Isso pode ser feito em uma cartilha, por exemplo. Quando os envolvidos no negócio possuem uma referência para compreender a cultura, fica mais fácil seguir ela.

Além disso, o líder da empresa possui o papel fundamental de manter a cultura ativa através de suas ações e práticas. Assim, ele deve ser um exemplo vivo da cultura organizacional.

Vale destacar, que a comunicação interna é muito importante para a preservação do espírito da organização. O seu objetivo é aumentar a satisfação e o comprometimento dos funcionários, e isso ocorre por meio da divulgação dos componentes da cultura. Isso pode ser feito em comunicados por e-mail, materiais físicos e eventos.

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Aprimorando a cultura organizacional

Ainda que a cultura da sua empresa esteja consolidada, é interessante buscar aprimoramento constante. Entenda como fazer isso a seguir.

Busque apoio das altas lideranças

Antes de tudo, é importante apresentar as suas ideias para aprimorar a cultura da organização para os dirigentes do negócio. Sem o apoio dessas pessoas, será muito difícil implementar mudanças.

Nesse sentido, é mais estratégico falar como as transformações podem contribuir com a receita do empreendimento.

Verifique as lacunas

Nesse momento, a ideia é ter um plano claro para como a cultura organizacional deve ser, considerando artefatos, valores, pressupostos, incentivos e demais aspectos. A partir disso, é necessário verificar as lacunas entre o modelo e a realidade presente na empresa.

Assim, recursos como feedback e pesquisas internas são relevantes. Especialmente, se você tiver acesso a people analytics.

Mude funcionários

Demitir e contratar colaboradores é um método para combater comportamentos inadequados. A admissão de um funcionário pode gerar conflitos de cultura, mas se feita da forma correta será benéfica para reforçar o espírito da organização.

Exemplos de cultura organizacional em empresas globais

Confira alguns exemplos de cultura de organizações famosas no mercado.

Google

O ambiente de trabalho Google é informal, descontraído e possui horários flexíveis, com o objetivo de incentivar a criatividade e a motivação dos colaboradores. Além disso, a empresa foca na qualidade de vida do funcionário. Essas medidas geram lealdade dos profissionais, o que contribui para o empenho no trabalho.

Nasajon

Hoje, a Nasajon é uma empresa com quase 300 funcionários e é reconhecida como a 6ª maior empresa de software e tecnologia do Brasil. Esse resultado só foi possível com a construção do time Boa Gente Boa, que contrata pessoas que gostam de trabalhar e entregar o seu melhor. Nossos valores são: a conduta lícita e ética, o foco em resultados, o zelo pela qualidade e o atendimento de excelência.

Os colaboradores podem trabalhar de forma totalmente remota. Esse ambiente de trabalho garantiu diversos prêmios de melhor lugar para trabalhar, como o da GPTW e da FIA. Como resultado, nosso atendimento ao cliente possui aprovação de 96%.

Toyota Motors

A montadora japonesa é notória pela busca por perfeição nos processos. Isso foi consolidado no “sistema Toyota de produção”. Assim, os funcionários são introduzidos nos conceitos de melhoria contínua e de aplicação econômica de recursos.

Caterpillar

Uma marca registrada da Caterpillar são as pesquisas de clima. A ideia é compreender quais são as possíveis mudanças que a empresa pode realizar. Além disso, a organização também utiliza a comunicação interna para divulgar a sua cultura constantemente.

Cultura organizacional: um investimento certeiro para a sua empresa

A cultura organizacional é um dos maiores ativos intangíveis de uma empresa. Ela pode ser a força motriz por trás do crescimento, da inovação e do sucesso duradouro. Cultivar uma cultura sólida requer esforço contínuo e um compromisso genuíno de todos os níveis da organização. Quando a cultura é nutrida com cuidado, ela não apenas molda o presente, mas também prepara o terreno para um futuro próspero.


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