Blog

Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio

Compartilhe

Desde 2014, o Instituto Janeiro Branco promove a campanha “Janeiro Branco”, com o objetivo de conscientizar e visibilizar a população para os cuidados com a saúde mental, com ênfase na prevenção de doenças como a depressão, ansiedade e síndrome do pânico. 

Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, esse ano, o movimento chega em sua 10º edição, promovendo uma cultura da saúde mental, psicossocial e criação de políticas públicas dedicadas à saúde mental.

Neste ano, o tema do Janeiro Branco foi definido: “A vida pede equilíbrio”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes, lidam com algum transtorno mental. Esse número coloca o Brasil como o país com mais casos de depressão na América Latina. 

O cenário foi agravado pela pandemia de Covid-19, quando a ansiedade, a depressão e outras doenças ligadas ao mental ficaram em evidência. 

Nesse sentido, é necessário que esses temas sejam debatidos entre a população para que a importância e cuidado com o emocional e mental não sejam negligenciados. 

Em 2023, o movimento Janeiro Branco completa 10 edições, com o objetivo de construir uma cultura da saúde mental, psicoeducação e criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais.

Artigos relacionados ao tema

Você sabe o porquê da importância do Setembro Amarelo?

Outubro Rosa: a importância da campanha no ambiente corporativo

Novembro Azul: o impacto da campanha no ambiente corporativo

O que é o Janeiro Branco?

Janeiro Branco é um movimento social que se dedica à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. 

O objetivo é: “chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos”. 

O por quê do Janeiro Branco

Por ser o primeiro mês do ano, marca a abertura de novos ciclos e fechamentos de outros. 

Nesse sentido, inspira pessoas a fazerem reflexões dos seus caminhos, das suas relações e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. 

A cor branca foi escolhida para representar “folhas ou telas em branco” que simbolizam o começo de tudo, onde é possível escrever novas histórias, projetar novos desejos e sonhos. 

Realizações do Janeiro Branco

No entanto, o movimento promove palestras, oficinas, cursos, caminhadas e rodas de conversas.

Além disso, o grupo aborda pessoas em locais públicos para dialogar sobre saúde mental e conscientizar autoridades governamentais sobre a importância de estratégias e políticas públicas voltadas para a promoção da saúde mental da população. 

Hábitos diários para cuidar da sua saúde mental

1- Busque tratamento terapêutico 

A saúde mental, tal qual a saúde física, precisa de cuidado constante. Ao sentir necessidade, procure um especialista para lhe ajudar. Existem profissionais que atendem por preço social, pelo plano de saúde e por clínicas particulares. 

2- Pratique atividades físicas

A prática de exercícios alivia tensões e ansiedades. Além disso, promove uma melhor disposição e melhores noites de sono.

3- Cuide da sua alimentação

Uma dieta equilibrada com alimentos saudáveis é de suma importância. A comida impacta diretamente no nosso cérebro, cognição e estado emocional.

4- Durma bem

Priorize ter noites agradáveis de sono e completar, pelo menos, 8h de sono por noite.

5- Reserve momentos para descansar

Inclua na sua rotina diária alguns minutos para pausar a mente. Use os finais de semana para descansar e ter bons momentos com quem você ama. 

O cuidado com a saúde mental é um direito de todos. 

Para maiores informações acesse: https://janeirobranco.com.br/


Compartilhe